Vai ficar mais fácil para o consumidor identificar e bloquear as
insistentes chamadas de telemarketing: a
partir desta quinta-feira, 10 de março, entra em vigor a regra da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga esse tipo de chamada a ser identificado
pelo código 0303, que aparecerá no início do número de qualquer ligação que
vise ofertar produtos ou serviços. Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de
telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a
partir de junho.
O identificador foi
aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato nº 10.413.
O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das
chamadas de telemarketing ativo.
Telemarketing ativo
é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens
telefônicas, previamente gravadas ou não. Empresas
que solicitam doação e que fazem cobrança foram consideradas exceções e não
precisarão fazer uso do código.
O código 0303 será
de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a
identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário.
As operadoras também ficarão responsáveis por coibir o uso do código fora das
regras estabelecidas pela agência. Fonte: Portal G1 - 09/03/22
O identificador foi aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato nº 10.413. O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo.
Telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código.
O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário. As operadoras também ficarão responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela agência. Fonte: Portal G1 - 09/03/22