29 março 2022

Por que a revisão por pares é importante?

Apesar de suas falhas, a revisão por pares é de vital importância para manter os altos padrões de comunicações acadêmicas, para manter a qualidade de periódicos individuais e para apoiar os pesquisadores que são os autores dos artigos.
Todo periódico depende do trabalho árduo de revisores que testam e refinam cada artigo antes da publicação. Mesmo para periódicos muito especializados, o editor não pode ser um especialista no tema de cada artigo submetido. Assim, os comentários de revisores cuidadosamente selecionados são um guia essencial para informar a decisão do editor sobre um manuscrito.
Há também razões práticas pelas quais a revisão por pares é benéfica para você, o autor. A revisão pode alertá-lo sobre quaisquer erros em seu trabalho ou lacunas na literatura que você possa ter negligenciado. Os pesquisadores nos dizem consistentemente que seu artigo final publicado é melhor do que a versão que eles enviaram antes da revisão por pares.
91% dos entrevistados de uma pesquisa de revisão por pares da Sense about Science disseram que seu último artigo foi aprimorado por meio de revisão por pares. Um estudo de Taylor & Francis apoia isso, descobrindo que a maioria dos pesquisadores, em todas as áreas, classificou a contribuição da revisão por pares para melhorar seu artigo como 8 ou acima de 10.   
Baixe o guia aqui.   Fonte: Latindex – 29/03/22

Evento dá dicas de como escolher o periódico adequado para publicar artigos científicos

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento do número de títulos de revistas científicas, que inclui mais de 80 mil títulos, dos quais cerca de 30 mil são da área médica, é grande o desafio de escolher a melhor revista para publicar artigos. Pensando em auxiliar os pesquisadores, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a Karger Publishers, editora mundial de conteúdo científico e médico com sede na Suíça, vai promover no dia 5 de abril, às 14 horas, o webinar Dicas para escolher o periódico adequado para publicar seu manuscrito.
O objetivo do evento é apresentar uma série de dicas para orientar os autores de artigos científicos sobre a importância de escolher a revista mais adequada, as dificuldades mais comuns, o que são e como evitar revistas predatórias, quais são as melhores práticas, dentre outras orientações e informações úteis. Os temas serão abordados por Victor da Silva Carvalho, gerente da Karger que atua há 8 anos no mercado de editoras científicas.
O evento também vai mostrar o trabalho da Karger na busca por atender as necessidades de informação da comunidade científica, clínicos e pacientes com publicações de conteúdo e serviços de alta qualidade em ciências da saúde. Ela oferece coleções online que combinam títulos de especialidades e formatos especificamente para atender às diversas necessidades e requisitos de bibliotecas em centros clínicos, academia e indústria.
Para participar do webinar e receber o link de acesso à transmissão é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line disponível neste link.   Fonte: Jornal da USP - 28/03/22

Feira on-line apresenta os programas de pós-graduação da USP

Na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) promove a Expo PG USP 2022, uma feira on-line criada para divulgar os programas de pós-graduação e as oportunidades oferecidas pela Universidade.
“Nossa missão é formar pesquisadores com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação, com qualidade e inserção internacional. Em 2022, completamos 52 anos de atuação, tendo titulado mais de 150 mil mestres e doutores”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho.
Além de divulgar os programas de pós-graduação da Universidade, a Expo PG USP 2022 apresenta a infraestrutura de pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, as possibilidades de internacionalização e as ações para diversidade, acolhimento e permanência estudantil.
A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição. As atividades acontecerão em várias salas de exibição e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.  A programação completa pode ser conferidas na página do evento.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 28/03/22

28 março 2022



'Home office' não é home office em inglês; entenda

Termo popular entre brasileiros não é usado por falantes nativos da língua inglesa, explica professora do idioma. Não é a primeira vez que expressão de origem inglesa é adaptada no Brasil.

Uma medida provisória (MP) assinada nesta sexta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro traz mudanças nas regras de teletrabalho, conhecido no Brasil como "home office".

O termo de origem inglesa integra o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2021, e se popularizou durante a pandemia de Covid-19.

Em tradução literal, "home office" significa "escritório de casa" ou "escritório domiciliar". Mas, em inglês, a expressão não é utilizada e tampouco tem o mesmo sentido aplicado no Brasil. É o que explica a professora de Inglês da Red Balloon Fernanda Lopes.

"Esse termo não se aplica à língua inglesa de forma alguma. O que acontece é que "home office", da maneira que pensam os falentes da línhua inglesa, refere-se ao local onde se está trabalhando. E as pessoas que trabalham no escrtório, utilizam "remote work ou "remote job", diz a professora.

Fernanda explica que as expressões utilizadas por falantes nativos da língua inglesa indicam que seus trabalhos não dependem do ambiente corporativo e podem ser desenvolvidos de forma remota, mas não significa necessariamente que serão feitos de casa.

Então, como surgiu o conceito de trabalho de casa dos brasileiros? Para a profissional, a ideia está diretamente relacionada ao momento de pandemia. "Embora já existissem trabalhadores remotos antes da pandemia, isso se popularizou a partir deste momento", diz.

Fonte: Portal G1 - 25/03/22

27 março 2022

CNPq lançou consórcio CoNCienciA de incentivo à prática da Ciência Aberta


O CNPq lançou consórcio CoNCienciA que estabelece bases de cooperação técnica e operacional para incentivar a prática da Ciência Aberta. 
Um dos elementos essenciais tratados na Ciência Aberta são os dados de pesquisa, cujo compartilhamento vem sendo cobrado por agências financiadoras no Brasil e no mundo. Assim, o CNPq estabeleceu como meta prioritária o incentivo à criação de repositórios abertos de dados de pesquisa no âmbito do CoNCienciA. A iniciativa é uma parceria com o DataCite, Embrapa, Fiocruz, CBPF e Ibict.
Saiba mais: http://bit.do/fTXaA.   Fonte: CNPq - 25/03/22

CNPq lança nova chamada de bolsas no exterior

📌
Últimos dias para submissão de propostas!
O CNPq, vinculado ao @mcti, lança nova Chamada Pública de bolsas no Exterior nas modalidades - Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).
A iniciativa garante a concessão das bolsas SWE e PDE vinculadas a projetos de pesquisa, fortalecendo o componente institucional e a cooperação internacional entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.
Os projetos serão submetidos pelo coordenador, que poderá solicitar até R$ 300 mil em bolsas a serem indicadas posteriormente, nas modalidades previstas na chamada.
Serão destinados, ao todo, R$ 25 milhões para a Chamada CNPq nº 26/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.
Considerando a complexidade na formulação de propostas de projetos internacionais, o prazo para submissão foi estendido a 90 dias, tendo como data limite 30 de março de 2022.
📌 A divulgação do resultado preliminar está prevista para 13 de maio de 2022.
Essa Chamada para a concessão de Bolsas no Exterior será complementada por outra Chamada de Bolsas no País, a ser lançada nos próximos dias, sendo as duas, desdobramentos da antiga Chamada de Bolsas Especiais, tendo em vista a atualização da missão do CNPq de fomentar a pesquisa para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País e de fortalecer a rede de cooperação internacional. Acesse a chamada na íntegra no site do CNPq: www.gov.br/cnpq. Fonte: CNPq - 25/03/22



25 março 2022

Lista de nº ORCiDs vinculados aos nº USP

Encaminhamos em anexo lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD por Unidade atualizada em 16/03/2022. Solicitamos ampla divulgação entre Diretores das Unidades, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, bem como funcionários, em que conste também as seguintes informações e orientações a seguir, bem como reforçando a necessidade de adicionar informações ao registro ORCiD: Biografia, Emprego, Formação, Trabalhos, etc.  É necessário esclarecer que há quatro instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo Nº USP com Nº ORCiD só acontece na instância 3.

1) Registro ORCiD mundial - gratuito e aberto a qualquer pesquisador, sem estabelecer vínculo institucional. http://www.orcid.org.

2) Informação do ORCiD no DataUSP - weR_USP - Sistemas USP - STI - o docente informa o nº ORCiD, mas nenhuma autenticação ou vínculo com a USP e a ORCID é estabelecido. https://uspdigital.usp.br/datausp.

3) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD - o vínculo da comunidade USP de docentes, discentes e funcionários é estabelecido mediante o uso da autenticação do nº USP e senha única USP e a Organização ORCID. http://www.usp.br/orcid.

4) Informação do ORCiD no Janus - Pós-Graduação - o aluno informa o nº ORCiD, mas nenhum vínculo é estabelecido entre seu nº USP e o nº ORCiD. https://uspdigital.usp.br/janus. Segue lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD, com dados atualizados até 16/03/2022 às 17h20. Segue também o Tutorial de vinculação do nº USP ao nº ORCiD atualizado out. 2020, que auxilia na compreensão do processo de vinculação. Link de acesso para criar e/ou vincular seu nº USP ao registro ORCiD.  Entre em contato com a equipe da Biblioteca na sua Unidade para outras informações.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 25/03/22

Saiba mais em usp.br/orcid/

Cursos de Língua Inglesa oferecidos pelo CEL ESALQ | 2ª Chamada

Segunda chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 1º semestre de 2022, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ. As aulas tiveram início no dia 14/03/22 e término previsto para o dia 15/07/22.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste – https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 28 de março a 31 de abril de 2022 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau e os de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2021. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (42).   Fonte: CEL ESALQ - 25/03/22


Portal de Periódicos renova bases para pesquisa

Portal de Periódicos renovou o acesso a duas das principais bases de dados de pesquisa científica do mundo: a American Physical Society e a Royal Society Publishing. Os contratos com as editoras foram assinados e os usuários continuam a consultar os conteúdos disponíveis.
Com foco na área de Física, a American Physical Society publica e dissemina conhecimento para a comunidade acadêmica desde 1899. Fundada nos Estados Unidos, é a segunda maior organização de físicos do mundo. A britânica Royal Society Publishing nasceu em 1660 e distribui conteúdos ligados à ciência, matemática, engenharia e medicina para apoiar o desenvolvimento científico.
A CAPES mantém 89 contratos com 83 editoras internacionais. Pelo Portal de Periódicos, o maior acervo de conteúdo científico da América Latina, são oferecidas mais de 42 mil publicações, em texto completo, de todas as áreas do conhecimento.
Criado há 20 anos, o portal democratiza o acesso de pesquisadores de todo o País, de forma remota ou por aplicativo móvel, a publicações, bases de obras de referência, patentes, livros, teses, dissertações, repositórios institucionais e arquivos abertos, com monografias, documentos, estatísticas, normas técnicas e audiovisuais.   Fonte: CCS/CAPES - 25/03/22

A luz síncrotron e seus benefícios

A luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética extremamente brilhante que se estende por um amplo espectro, isto é, ela é composta por diversos tipos de luz, desde o infravermelho, passando pela luz visível e pela radiação ultravioleta e chegando aos raios X.
Com o uso dessa luz especial é possível penetrar a matéria e revelar características de sua estrutura molecular e atômica para a investigação de todo tipo de material. O seu amplo espectro permite realizar diferentes tipos de análise com as diferentes radiações que a compõem. Já seu alto brilho permite experimentos extremamente rápidos e a investigação de detalhes dos materiais na escala de nanômetros. Com a luz síncrotron é também possível acompanhar a evolução no tempo de processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem em frações de segundo.
Dessa forma, é possível realizar experimentos nas mesmas condições em que as amostras se encontram na natureza – como no interior da crosta terrestre – ou nas condições em que os materiais serão utilizados, como em processos industriais, por exemplo.   Saiba mais.   
Fonte: LNLS - 25/03/22

FAPESP 60 anos ciência, cultura e desenvolvimento

Fascículos  |  Lições da pandemia

24 março 2022

COC/Fiocruz lança novo site ‘Curta Biodiversidade’

O site Curta Biodiversidade ganhou novo visual e trouxe várias novidades. Reformulado com recursos da Faperj e fruto do projeto Ecologia, História e Saúde: o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais sobre a biodiversidade brasileira para instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro, o portal apresenta agora informações e vídeos relacionados a três séries de TV, um laboratório de criação de conteúdos audiovisuais sobre a biodiversidade, notícias, um catálogo de espécies e muito mais.
Com três temporadas lançadas e uma quarta prevista para o primeiro semestre de 2023, Parques do Brasil é destaque de audiência na TV Brasil e tem milhões de visualizações no YouTube. A série apresenta histórias sobre a fauna e a flora, os processos ecológicos, os serviços ecossistêmicos e o patrimônio histórico e cultural das unidades de conservação brasileiras.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 24/03/22

Livro alerta para a poluição de reservatórios e outros ambientes aquáticos

Pesquisadores do Laboratório de Limnologia do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) publicaram recentemente o livro Aspectos da ecotoxicidade em ambientes aquáticos, que reúne a experiência de cientistas dedicados ao estudo da qualidade da água e do sedimento de lagos e reservatórios. Composto por 14 capítulos, o livro aborda temas como a poluição em reservatórios, bioindicadores para avaliação do impacto ambiental em ecossistemas aquáticos, microcistina (a toxina mais comum produzida por cianobactérias), poluentes emergentes, utilização e importância de microalgas em diferentes sistemas, entre outros. Entre os objetivos estão estimular novas pesquisas na área e conscientizar as pessoas sobre a perda de qualidade e o aumento de toxicidade potencial nos ambientes aquáticos. A obra foi feita em colaboração com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Sorocaba. O livro tem 283 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do IB-USP.   Fonte: Jornal da Ciência - 24/03/22


Inscrições

Metodologia do SCImago Institutions Ranking coloca a USP em boa classificação

No Ranking geral, a Universidade de São Paulo – USP encontra-se em 50º lugar. No Ranking de Universidades, a USP encontra-se em 26º lugar. No Ranking de Pesquisa, a USP encontra-se em 20º lugar no mundo. No Ranking de Inovação – Universidades, a USP encontra-se classificada em 183º lugar. No Ranking social – Universidades, a USP encontra-se classificada em 26º lugar.
Como a Universidade de São Paulo obteve classificação mundial tão relevante? A metodologia adotada pelo SCImago pode explicar.
Metodologia de classificação SCImago
SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer ranking personalizado a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Além disso, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores. O objetivo do SIR é fornecer uma ferramenta métrica útil para instituições, formuladores de políticas e gerentes de pesquisa para a análise, avaliação e melhoria de suas atividades, produtos e resultados. Esta é uma tradução livre das informações publicadas no website do SCImago.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 24/03/22