04 abril 2022

Bibliotecas verdes?

Encontra-se em andamento um processo de avaliação pela International Federal Library Associations and Institutions (IFLA) – Section Environment, Sustainability and Libraries – ENSULIB que premiará a melhor biblioteca verde e o melhor projeto de biblioteca verde.
Segundo Modal (2021), “Uma biblioteca verde, também conhecida como biblioteca sustentável, é uma biblioteca construída com preocupações em mente. As bibliotecas verdes fazem parte do movimento de construção verde mais amplo. Bibliotecas, particularmente as bibliotecas públicas, são centros de aprendizagem ao longo da vida para pessoas de todas as idades nas comunidades. As bibliotecas não são apenas repositórios de conhecimento, mas também importantes recursos de informação para aumentar a conscientização sobre as preocupações ambientais. Bibliotecas verdes conscientizam o público sobre as questões ambientais por meio de suas coleções, instalações ecológicas e programas de bibliotecas públicas. Entre outras coisas, as bibliotecas verdes maximizam os efeitos da luz natural do sol e do fluxo de ar natural; bibliotecas verdes são cuidadosamente projetadas, levando em consideração a seleção do local para o projeto estrutural, uso de energia, materiais usados ​​e efeitos na saúde humana".   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 01/04/22

01 abril 2022

Restabelecidos o Dedalus e as outras plataformas


Foram restabelecidos o Dedalus, e as outras plataformas que dele se fazem uso, como o aplicativo Bibliotecas USP, o Repositório da Produção USP, o Portal de Busca Integrada, a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos entre outros.
O equipamento em que executa a aplicação central do Aleph ficou indisponível aparentemente por conta de uma falha intermitente em um dos equipamentos de rede; nossa equipe identificou a potencial causa e fez ajustes para sanar o problema.
É importante ressaltar que trabalhamos incessantemente para que esse tipo de falha não ocorra e, portanto, não impacte as atividades de todos – principalmente de maneira não programada como ocorreu; no entanto, há anos trabalhamos com uma infraestrutura antiga e, como toda a Universidade, temos lutado para manter tais equipamentos em funcionamento com recursos bastante limitados.
Lembramos também que, como já informado no passado, trata-se de infraestrutura computacional complexa e localizada em sítio distante da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, cujo acesso depende de autorizações e deslocamentos – que envolvem reserva de veículos e motorista – prolongando o tempo de diagnóstico e solução de qualquer problema que venha a ocorrer, por simples que seja.
No intuito de minimizar os impactos com relação aos prazos de devolução e renovação de empréstimos, informamos que foram prorrogadas em um total de três dias os prazos de renovação/devolução de itens.   Fonte: AGUIA - 01/04/22 (16h30)

FAPESP integra esforço internacional para acolher pesquisadores em risco

As propostas de trabalho em instituições paulistas podem ser enviadas até 30 de agosto e serão analisadas à medida que chegarem

FAPESP lançou no dia 28 de março uma chamada de projetos de pesquisa para permitir que instituições de pesquisa do estado de São Paulo recebam pesquisadores de países expostos a riscos, como a Ucrânia, em guerra contra a Rússia. A iniciativa integra-se às de universidades e instituições internacionais que se uniram para acolher cientistas estrangeiros. Além dos ucranianos, outros pesquisadores de países em conflito podem se inscrever, como os da Síria e do Afeganistão.
“Começamos a imaginar o que poderíamos fazer poucos dias depois de começar a guerra na Ucrânia”, conta o neurocientista Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Em 7 de março, enquanto corriam os ajustes internos da proposta, da qual participaram cerca de 20 representantes de universidades paulistas, chegou uma consulta do sociólogo Oswaldo Truzzi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), propondo apoio aos cientistas da Ucrânia. “Nosso plano convergiu para uma consulta externa”, observa Mello. O plano foi aprovado em seguida pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.   Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - abr. 2022

Beall's List de potenciais revistas e editoras predatórias

Possíveis editores acadêmicos predatórios de acesso aberto

Instruções: primeiro, encontre o editor da revista – geralmente está escrito na parte inferior da página da revista ou na seção “Sobre”. Em seguida, basta inserir o nome do editor ou seu URL na caixa de pesquisa acima. Se o periódico não tiver um editor, use a lista de periódicos autônomos. Todos os periódicos publicados por uma editora predatória são potencialmente predatórios, salvo indicação em contrário. Confira no site https://beallslist.net/.   Fonte: Beall's List - 01/04/22


31 março 2022

Indisponibilidade momentânea do Dedalus


Desde a manhã de ontem estamos enfrentando problemas com o Dedalus, que acabam por ter reflexos em outras plataformas que dele se fazem uso, como o aplicativo Bibliotecas USP, o Repositório da Produção USP, o Portal de Busca Integrada, a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos entre outros.
Reforçamos que as dificuldades com o sistema não estão relacionadas à manutenção que foi realizada no dia de ontem, que foi concluída com sucesso no início da tarde da segunda-feira; trata-se de outra questão, mais específica, a qual estamos trabalhando para resolver com a máxima rapidez.   Fonte: AGUIA - 31/03/22 (7h30)

Iniciativa do Cruesp pretende fortalecer ações conjuntas da USP, Unesp e Unicamp

Reitores e pró-reitores das três universidades discutem possibilidades de projetos em parceria

O Conselho de Reitores das Universidades Públicas Paulistas (Cruesp) promoveu, no dia 30 de março, uma reunião para discutir programas conjuntos de parceria entre as três instituições – USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O encontro foi realizado no prédio da Reitoria da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.
O foco deste primeiro evento, que contou com a participação dos pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária e os chefes de Gabinete das três instituições, foram as atividades-fim das universidades.
“Nosso objetivo é o de buscar a sinergia nas áreas e estabelecer uma pauta conjunta, uma agenda, sobre temas que são comuns para a USP, para a Unesp e para a Unicamp”, destacou o reitor da USP e presidente do Cruesp, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Em relação à pós-graduação, os pró-reitores salientaram que já há “um alinhamento de ações entre as três universidades”, principalmente as relacionadas aos debates sobre o financiamento da área pelas agências de fomento e a avaliação do impacto na pandemia no ensino.
No âmbito da pesquisa, discutiu-se a possibilidade da realização de um congresso único de iniciação científica, o lançamento de um edital voltado ao financiamento de atividades internacionais, a promoção de um treinamento destinado a pesquisadores que atuam nos laboratórios e o fortalecimento das centrais multiusuários, que são plataformas para cadastro de equipamentos e laboratórios que podem ser utilizados de forma compartilhada pela comunidade científica.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 31/03/22


Portal de Periódicos renova com editora de microbiologia

A CAPES renovou o contrato com a editora da American Society for Microbiology (ASM), que continua a fornecer, no Portal de Periódicos, conteúdos que vão da Biologia Molecular e Celular à Biomedicina e Tecnologia. A coleção eletrônica é composta por 18 títulos e atende aos usuários de 196 instituições de ensino e pesquisa que acessam o acervo científico mantido pela Fundação. Criada em 1899, a ASM é a mais antiga sociedade científica voltada para a Microbiologia. As publicações abrangem pesquisas desenvolvidas em diversas áreas, a exemplo de doenças infectocontagiosas, matrizes energéticas alternativas e meio ambiente.
Os estudos  contribuem para pesquisas sobre produção de energia, reciclagem de resíduos e fontes de alimentação. Também são responsáveis pelo desenvolvimento de novos medicamentos, descobertas de doenças infecciosas e invenções de processos industriais.
A CAPES mantém 89 contratos com 83 editoras internacionais. Pelo Portal de Periódicos, a maior coleção de conteúdo científico da América Latina, são oferecidas mais de 42 mil publicações, em texto completo, de todas as áreas do conhecimento.
Criado há 20 anos, o Portal democratiza o acesso à ciência, de forma remota ou por aplicativo móvel. Sua base de dados inclui publicações, obras de referência, patentes, livros, teses, dissertações, repositórios institucionais e arquivos abertos, com monografias, documentos, estatísticas, normas técnicas e audiovisuais.   Fonte: CCS/CAPES - 31/03/22  

e-Books de Química disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, docentes e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras. Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. 
Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP em https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20. Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.

             

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Ler na tela ou ler no papel, um novo dilema?

Faz algum tempo que o debate sobre o futuro da leitura deixou de lado a questão sobre se o meio digital pode provocar o fim da leitura no papel. Isto porque a venda de livros impressos segue crescendo, apesar do avanço dos e-books.
Afastado, ao menos por enquanto, o temor de extinção do livro físico, a nova pergunta que tem provocado o meio educacional, indaga sobre qual a melhor forma de ler, se no meio digital ou no meio impresso. Decorrente desta, há outra discussão, ainda mais recente, que tenta responder à questão sobre se a leitura digital pode prejudicar a nossa capacidade de ler com profundidade. Esse debate vem ganhando espaço depois da publicação, no Brasil, do livro da neurocientista Maryanne Wolf, o Cérebro no mundo Digital – Os desafios da leitura na nova era (Editora Contexto).
O problema é que o debate público em torno do tema tem dado destaque apenas às transformações no cérebro provocadas pela exposição às telas de que Wolf trata em seu livro e a um possível efeito deletério da tecnologia digital sobre a leitura.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 31/03/22

Lançamento da 2ª edição do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”

Baixe gratuitamente o e-book em bit.ly/3NNtr5E

Elsevier adquire a Science-Metrix Inc., fornecedora de serviços e dados de análise de pesquisa


Fundada em Montreal em 2002, a Science-Metrix é líder mundial na área de bibliometria e avaliação de políticas e programas de C&T. Em 2018, a Science-Metrix foi adquirida pela Elsevier, e sua equipe agora está posicionada na unidade de Análise de Pesquisa e Serviços de Dados da Elsevier. Com acesso direto ao extenso banco de dados e recursos de análise de dados da Elsevier, continuamos a fornecer as melhores análises bibliométricas da área e a contribuir para o desenvolvimento de nossa área por meio de apresentações em conferências e publicações revisadas por pares.
A Science-Metrix é líder internacionalmente reconhecida na avaliação de políticas e atividades de C&T usando métodos bibliométricos. Trabalhamos para organizações governamentais, educacionais, sem fins lucrativos ou privadas que realizam pesquisas científicas ou estão envolvidas com financiamento e gestão de pesquisas.
Análise bibliométrica de ponta e desenvolvimento de indicadores para informar sua complexa formulação de políticas de C&T.   Fonte: Science-Metrix - 30/03/22

Programação

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A Agenda de Ciência Aberta 2025 da União Europeia

A Open Science Agenda 2025 foi elaborada a partir da experiência dos membros na transição para a Open Science (US Open Science Surveys) e de desenvolvimentos nacionais e europeus. Buscando ser o mais inclusivo possível e levando em consideração sua ampla gama de membros, os EUA selecionou três grandes áreas prioritárias para seu futuro trabalho de Ciência Aberta: Acesso aberto a produtos acadêmicos em uma feira de ecossistema de publicação acadêmica, dados de pesquisa FAIR e pesquisas avaliação.
Através da Agenda, a EUA pretende apoiar os seus membros na transição para a Ciência Aberta, contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais, europeias e institucionais que promovam a Ciência Aberta e incentivar as universidades a desempenhar um papel mais proativo nos quadros regulamentares e financeiros que compõem esse processo.
Fonte: Latindex - 30/03/22

30 março 2022

Edusp seleciona propostas de obras didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lançou Edital para selecionar livros e obras didáticas produzidas por docentes da Universidade para apoiar o ensino de disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, em quaisquer áreas do conhecimento.
“A USP tem um importante papel de contribuir para a qualidade do ensino superior no País. Esse edital incentiva a produção de títulos de qualidade acadêmica para auxiliar os docentes nas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, e com potencial para se tornarem material didático para outras universidades brasileiras”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Os docentes interessados devem submeter suas propostas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto, pelo e-mail edusp.presid@usp.br. As obras serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Edusp, considerando o mérito acadêmico e a adequação ao Edital.
A proposta deve incluir o conteúdo didático completo e consolidado da obra e uma justificativa de como ela contribui para o ensino acadêmico, mencionando os cursos em que poderá ser adotada e suas diferenças em relação ao material atualmente disponível no mercado.
Não há uma quantidade pré-definida de propostas a serem selecionadas. De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli Pessôa de Barros, “a Editora pretende estimular a produção e difusão de obras didáticas de autoria de docentes da USP, as quais também poderão atender ao mercado nacional, a exemplo de alguns textos já com várias reimpressões na atual Coleção Acadêmica”.
As obras selecionadas serão publicadas e comercializadas em formato digital ou impresso pela Edusp, que será responsável pelo projeto gráfico, produção editorial e impressão dos títulos.
Para mais informações, consulte o Edital de Seleção de Livros e Obras Didáticas para o Ensino de Graduação e de Pós-graduação na página da Edusp.   Fonte: Jornal da USP - 29/03/22