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26 maio 2022
Biblioteca da ESALQ-USP oferece atividades de apoio acadêmico
A Divisão de Biblioteca da ESALQ-USP oferece atividades de apoio acadêmico para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e demais pesquisadores, por meio dos Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico.
CoNTEÚDOS:
- Portais
de Pesquisa Abertos e Restritos |
Busca integrada nos acervos impressos e eletrônicos das Bibliotecas da
USP, estratégias e operadores booleanos para pesquisa avançada em bases
de dados nacionais e internacionais, outros serviços de descoberta e
indicadores bibliométricos;
- Estrutura
do Trabalho Científico e Turnitin |
Apresentação do trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses da
ESALQ/USP, dicas de escrita científica, templates para formatação e
depósito, Sistema de Submissão de Teses, Estação de Autochecagem para
detecção de similaridade ou plágio, direitos autorais, dicas de
apresentação oral;
- EndNote
X Mendeley |
Ferramentas para gerenciamento e normalização automática de Citações e
Referências em milhares de estilos bibliográficos nacionais e
internacionais (normas ABNT inclusive) e outras plataformas de apoio como
Mecanismo Online de Referências - MORE e EndNote Click;
- Identificadores
Digitais de Autor (ORCID) |
Atualização e integração com Lattes ID, Scopus Author ID, Researcher ID,
GoogleID, etc.
Webinários ABC/CNPq: a contribuição dos INCTs para a sociedade
Ao longo das próximas terças-feiras, dias 31/5, 7/6, 14/6 e 21/6, sempre das 16h às 18h, representantes de alguns INCTs vão apresentar temas amplos, transversais à atuação dos mais de 100 institutos. No dia 31 de maio, estão confirmados na cerimônia de abertura o ministro de CT&I e os presidentes da ABC, CNPq e Confap. A seguir, o vice-presidente da ABC fará uma apresentação. Veja a programação. Fonte: Jornal da Ciência - 26/05/22
CNPq lança a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma política pública criada e implementada pelo CNPq desde o final dos anos 80, e que completará 34 anos de existência em 2022. Anualmente, são mais de 35 mil estudantes beneficiários dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, sendo o PIBIC o mais antigo deles.
A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento.
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2023.
As chamadas dos programas PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM, todas para o período 2022/2024, serão publicadas em breve. Leia aqui o texto da Chamada PIBIC nº 21/2022.
Fonte: CNPq - 26/05/22
SBPC lança página com orçamentos governamentais dedicados à ciência
Objetivo
da iniciativa é auxiliar coberturas jornalísticas que abordem desenvolvimento
científico no País e o universo político
Edusp começa a publicar títulos do catálogo em e-book
Primeira leva de títulos digitais da editora universitária tem 12 livros, entre eles três do geógrafo Milton Santos e um do historiador e cientista político Boris Fausto
FAPESP celebra seus 60 anos com o anúncio de novos investimentos
Novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento buscarão soluções para problemas da sociedade
25 maio 2022
Global Challenge Lab 2022 – Climate Action (Pós-Graduação)
Grupo de pesquisa atualiza base de dados sobre biomas brasileiros
Para consultar a base de dados, clique em Download de Dados – Meio Ambiente e selecione Grandes Biomas do Brasil ou Grandes Biomas do Semiárido e Amazônia Legal do Brasil.
III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas
Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES
e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o
Jornal da Ciência
24 maio 2022
Panorama 2021 da produção científica no Brasil e no mundo será apresentado nesta 4.ª feira
O cenário da pandemia da Covid-19 influenciou a produção científica no Brasil e no mundo no ano passado? Quais foram as instituições brasileiras que mais contribuíram com a comunidade científica? Que áreas exercem protagonismo nesse campo?
Essas e outras questões serão discutidas nesta quarta-feira, 25 de maio, às 10h30, durante o webinar de lançamento do “Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi)”. Promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o evento é aberto ao público e contará com a participação de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Boletim OCTI apresenta a atualização dos monitoramentos temáticos da ciência brasileira e mundial e em indicadores de CT&I. A programação será realizada pelo canal do CGEE no Youtube. Se inscreva neste link. Fonte: CGEE - 24/05/22
Webinar: Lançamento do Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 25/05/2022 | quarta-feira | Hora: 10h30 (horário de Brasília)
Diversidade na Ciência: qual a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica? O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove um debate virtual sobre o “Guia de Formação de equipes extraordinárias” que aborda a necessidade da diversidade na Ciência quanto à raça, etnia, gênero e regionalidade.
A transmissão do evento será no YouTube, na próxima quarta-feira, 25 de maio, às 15 horas.
CONFAP lança editais de 2022 do Prêmio de CT&I e do Prêmio de Boas Práticas em Fomento à CT&I
Inscrições e Programa |
O Grupo de pesquisa BRIET estuda o conceito de dados de pesquisa e os processos que envolvem sua transformação em informação e conhecimento científico. Estuda os cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, Ciência Aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência e que possibilitam o seu reuso para fins de geração de novos conhecimentos, Estuda ainda tecnologias e ferramentas que possibilitam a gestão, a organização, a recuperação e a disseminação de informações técnico-científicas. Fonte: CIN/CNEN - 23/05/22