05 junho 2022

Participe do encontro para capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click


No dia 29 de junho, às 14h30, a Divisão de Biblioteca da ESALQ, promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas
EndNote Online e EndNote Click.
EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.
EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, um plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).
Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.
Agenda e inscrições: bit.ly/agenda-endnote. Informações: pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 3429-4382 (ramal 214).   Fonte: Biblioteca ESALQ - 04/06/22


Oasisbr: Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.
Deste modo, o Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos. O Portal reúne mais de 2 milhões de documentos de acesso gratuito.
Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).
Fonte: IBICT - 05/06/22

Currículos acadêmicos mudam para destacar contribuições de impacto

O conceito de currículo acadêmico está mudando e, daqui a algum tempo, pode prescindir daquelas listas de artigos publicados, de nomes de alunos orientados e de prêmios conquistados ao longo da carreira. A tendência é que se transforme em um documento menos exaustivo, mas com espaço para o pesquisador destacar suas contribuições mais relevantes e qualidades profissionais, inclusive as que não são medidas por indicadores de desempenho consagrados. Em dezembro passado, a Agência de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI), principal instituição de fomento à ciência do país, anunciou a adoção de um novo formato de sinopse para os cientistas que apresentam projetos ou solicitam recursos, batizado de Currículo para Pesquisa e Inovação (R4RI).
O novo currículo da UKRI se inspira em um modelo proposto há três anos pela Royal Society, a tradicional instituição que promove o conhecimento científico no Reino Unido. Em linhas gerais, o R4RI determina que os pesquisadores escrevam textos sobre a sua contribuição científica em quatro vertentes distintas.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - junho 2022

Livro sobre o estado de arte da ciência em sete temas comemora 60 anos da FAPESP

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) lançará até dezembro um livro sobre o estado da arte da ciência de São Paulo e do Brasil em sete temas selecionados, que também examinará as grandes oportunidades de pesquisa nessas áreas nos próximos anos. A produção e a divulgação da obra homenageiam os 60 anos da FAPESP, comemorados em maio. A cada mês, um capítulo estará disponível na internet, no endereço 60anos.fapesp.br/aciesp.
O primeiro sai em junho e mostra a importância da internacionalização e da pesquisa colaborativa para o avanço do conhecimento e os esforços feitos pela Fundação para promovê-las. No capítulo, procuramos explorar como políticas de internacionalização se refletiram na posição da ciência brasileira no mundo e qual foi o papel de programas da FAPESP nesse processo”, afirma Chaimovich.
O conteúdo do livro foi discutido em uma série de seminários temáticos organizada pela Aciesp e a FAPESP entre dezembro de 2021 e maio de 2022, que celebraram os 60 anos da Fundação. Cada capítulo recebeu a contribuição de pesquisadores seniores respeitados na comunidade científica e de um jovem cientista vinculado a instituições do estado de São Paulo, a fim de garantir que o passado e o futuro de cada tema de pesquisa fossem contemplados.
Saiba mais.   Fonte: Pesqusa FAPESP - junho 2022

Folheie a edição de junho

03 junho 2022


Esalq celebra 121 anos

Programação

                                 ESALQ 121 anos 
                                 Data: 3 de junho de 2022                        
                                 Horário: 14 horas                         
                                 Locais: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia e Museu "Luiz de Queiroz"


02 junho 2022

Inscrições

Inscrições

Edital vai apoiar intercâmbio acadêmico entre São Paulo e Alemanha

A FAPESP lançou em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) uma chamada para fomentar atividades de intercâmbio entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha em todas as áreas do conhecimento. As instituições receberão até o dia 30 de junho propostas concebidas conjuntamente entre um líder de projeto na Alemanha e um pesquisador responsável ou principal por um auxílio à pesquisa vigente na FAPESP. Pesquisadores principais, responsáveis ou associados são elegíveis para as atividades de intercâmbio tanto do lado alemão como do paulista, bem como membros da equipe auxílio vigente em início de carreira – o que inclui bolsistas de pós-doutorado, doutorado ou doutorado direto.   A chamada de proposta está disponível em: fapesp.br/15461/.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 02/06/22

01 junho 2022

CAPES automatiza etapa do Coleta na Plataforma Sucupira

O Coleta ano-base 2021 trouxe uma novidade: pela primeira vez, os dados preenchidos pelos coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) foram registrados de forma automática na Plataforma Sucupira. Com isso, parte do processo de coleta de dados, que são a basepara a Avaliação Quadrienal deve ficar mais dinâmica.
“Antes, os coordenadores de programas tinham que realizar o procedimento de envio, após a conferência das informações. Muitas vezes se esqueciam ou tinham algum problema e não concluíam esse processo”, observa Sérgio Avellardiretor substituto de Avaliação da CAPES. “Agora, eles preenchem os dados ao longo do calendário e, ao findar o prazo, a plataforma faz a fotografia do ano-base automaticamente”, explica.  
Os coordenadores tiveram até 20 de maio para informar dados cadastrais dos programas, bem como sobre professores, alunos e trabalhos de conclusão de cursoO salvamento automático de todo o material coletado se deu entre os dias 20 e 23. Agora, a pró-reitoria responsável pela pós-graduação em cada instituição deverá homologar os dados até 3 de junho.
É importante ressaltar que os dados coletados no ano-base 2021 são para a Avaliação Quadrienal 2021-2024. A Avaliação Quadrienal 2017-2020 está em fase de reuniões das comissões de avaliação para atribuir notas aos PPG.   Saiba mais.   Fonte: CAPES - 01/06/22

Citações na ciência são tendenciosas para algumas nações – e a lacuna está crescendo

Estudo observou que pesquisadores de um pequeno grupo de países altamente ativos – que inclui Austrália, China, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA – são mais propensos a serem citados do que cientistas de outras nações ao redor do mundo

Cientistas de países “centrais” – incluindo China, EUA e Reino Unido – tendem a ser muito mais citados do que aqueles que trabalham em nações “periféricas”. Esta é a conclusão de uma análise feita por sociólogos nos EUA, que descobriram que essa lacuna de citação é maior nas ciências físicas – e que está crescendo em todos os campos científicos. Essa desigualdade e a falta de diversidade na disseminação geográfica da ciência podem impactar a disseminação do conhecimento e o crescimento de novas ideias, alertam os pesquisadores. O estudo foi conduzido por uma equipe liderada por Charles Gomez, da City University of New York, que examinou cerca de 20 milhões de trabalhos acadêmicos em quase 150 campos publicados entre 1980 e 2012. Eles analisaram o texto e as citações do artigo para ver como o número das referências que um artigo recebe se desvia do que seria esperado com base em comparações com outras publicações acadêmicas sobre temas semelhantes. Conhecida como “citational lensing”, essa abordagem revela como as citações variam entre autores em diferentes países e ao longo do tempo.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 01/06/22


Conselhos editoriais de revistas científicas terão cadastro internacional

A Crossref, organização criada há duas décadas por editoras acadêmicas para gerar os identificadores digitais permanentes (DOI) de artigos e documentos científicos, está propondo a criação de um cadastro internacional dos membros de conselhos editoriais de periódicos. A ideia é concentrar em uma plataforma os nomes e as funções de pesquisadores que trabalham como gestores de publicações científicas, a fim de dar mais transparência ao trabalho desses conselhos e prevenir má conduta no processo de revisão por pares. Já houve casos de revistas de baixa reputação que incluíram os nomes de pesquisadores em seus conselhos sem autorização, assim como não são raras denúncias de nepotismo, favorecimento e conflito de interesses entre membros dessas instâncias (ver Pesquisa FAPESP n° 311).
As editoras fornecerão informações completas e uniformizadas sobre o organograma de seus periódicos, vinculando os nomes de editores e conselheiros a seus registros profissionais da plataforma Orcid. Será possível avaliar a evolução na composição dos conselhos e verificar o quanto eles são diversos – há queixas frequentes relacionadas à baixa representatividade feminina e à concentração de pesquisadores de um mesmo grupo ou região. O cadastro também poderá ajudar pesquisadores a divulgar suas atividades na gestão de periódicos. A Crossref abriu uma consulta para coletar sugestões de seus membros, encerrada no final de março, e deve detalhar em breve sobre como funcionará a plataforma.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - maio 2022


ESALQ terá lançamento do livro “Hidrologia Florestal Aplicada”

A obra será lançada no próximo dia 24 de junho e aborda as interações entre floresta e água. No próximo dia 24 de junho, às 16h, será lançada na Biblioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) a obra Hidrologia Florestal Aplicada: planejando as interações entre a floresta e a água.
De autoria dos professores Silvio Ferraz e Walter de Paula Lima, do departamento de Ciências Florestais da ESALQ, o livro apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água. O propósito em buscar o entendimento dessa relação, é contribuir para o equilíbrio entre produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas e apoiar o processo de aprendizagem nos cursos de ciência agrárias e ambientais.   Saiba mais.   Fonte: ESALQNet - 01/06/22


Inscrições

                                == AGENDA JUNHO ==

Webinar IEEE Xplore USP: conhecimento e inovação
Data: 
de junho de 2022
Horário: 15h – 16h
Inscrições: 
https://bit.ly/3ORo7yp

Webinar Integrity- pesquisa biomédica eficiente
Data: 2 de junho de 2022
Horário: 10h – 12h
Inscrições: 
https://bit.ly/3wjxBLB

Webinar Usando o Dimensions para tomar decisões estratégicas de desenvolvimento de coleções
Data: 7 de junho de 2022

Horário: 14h – 16h
Inscrições: 
https://bit.ly/3wu75OJ

Webinar Rankings e o impacto da pesquisa brasileira e da Universidade de São Paulo usando o Dimensions
Data: 14 de junho de 2022
Horário: 14h – 16h
Inscrições: 
https://bit.ly/3ksExzz

Webinar Pearson Biblioteca Virtual de E-books
Data: 22 de junho de 2022
Horário: 15h-17h
Inscrições:
https://bit.ly/3wmTSbI

 

Webinar Usando Altmetric e Dimensions: insights para aprimorar o marketing e a influência de sua pesquisa
Data: 28 de junho de 2022
Horário: 14h-16h
Inscrições: https://bit.ly/3PtxuEM
  

FAPESP abrigará o Secretariado Executivo do Global Research Council a partir de setembro


A FAPESP abrigará, a partir de setembro, o Secretariado Executivo do Global Research Council (GRC), entidade que reúne mais de 60 agências de fomento público à pesquisa de todos os continentes. O anúncio foi feito ontem (31/05) no primeiro dia da Reunião Anual do GRC, que ocorre na Cidade do Panamá até sexta-feira (03/06). Desde a criação da entidade, em 2012, essa responsabilidade já foi da National Science Foundation (NSF, dos Estados Unidos), da German Research Foundation (DFG, da Alemanha) e da United Kingdom Research and Innovation (UKRI, do Reino Unido).
O Secretariado Executivo é uma das três instâncias da estrutura de governança do GRC, ao lado do Governing Board (Conselho de Administração) e do Executive Support Group (Grupo de Apoio Executivo). Seu papel é mediar a relação do conselho com as agências de fomento participantes e organizar a estrutura de comunicação e interação das demais instâncias do GRC, entre outros.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 01/06/22

31 maio 2022

Projeto multidisciplinar colocará a USP no metaverso

Um projeto multidisciplinar da USP, em parceria com a Radio Caca, possibilitará que pesquisadores estudem aplicações educacionais do metaverso, um ecossistema on-line e 3D que combina diversos ambientes virtuais. A Escola Politécnica está coordenando esse projeto.
Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia da Computação da Poli e pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), explicou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o que está em processo de aquisição são regiões de terra virtual, onde se pode construir qualquer coisa. “O que a gente vai tentar construir é essencialmente uma réplica da USP, um ambiente para poder ver o que acontece [aqui] em termos de pesquisa.” Além de ter acesso à produção científica da Universidade, os usuários poderão interagir diretamente com as pesquisas. Qualquer pessoa poderá entrar no ambiente. 
Para o ensino, uma das opções a se testar é a aula no metaverso, em vez de uma videoconferência, como muito foi feito durante a pandemia, dentre outros objetos educacionais.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 31/05/22