29 julho 2022

As publicações digitais da USP e a democratização do conhecimento: 21 milhões de downloads de arquivos

Por Paulo Martins, presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Parece-me que Umberto Eco estava corretíssimo ao colocar na fala de Adso de Melk, seu narrador em O Nome da Rosa, estas palavras. A criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitas (ABCD USP) tem por motivo o fato de que as bibliotecas, por mais que sejam desconhecidas da maioria da sociedade, são vivas, corpos que pulsam. De forma que sua valorização é o reconhecimento da vida, logo, da ciência. A biblioteca viva é descortínio do conhecimento encerrado e, nesse sentido, se coaduna com a função da universidade: disseminar o conhecimento em todas as suas formas e modos.
A maioria das pessoas tem as bibliotecas apenas como lugares em que os livros estão depositados. Seriam o reino do silêncio onde a ideia de um universo estático parece regra pétrea. Guardariam em si somente a palavra escrita/impressa no papel em branco – uma questão importante para o processo criativo de Stéphane Mallarmé, porém absolutamente apartada de quais sejam as funções e objetivos da biblioteca hoje.
Pois é… as bibliotecas são muito, muito mais que isso. São repositórios sofisticados de conhecimento, saberes mediados por coleções de variada ordem: o papel, o digital, o magnético, a película, a imagem, o som, o dado bibliométrico, a produção acadêmica em todos os seus sentidos – documentos e monumentos – penso em Jacques Le Goff. E tudo isso, no caso das universidades, está a serviço da difusão do conhecimento, do apoio ao ensino de graduação e de pós-graduação e do fomento à pesquisa desde a iniciação científica até o pós-doutoramento.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 28/07/22

28 julho 2022

Painel "Avaliação da Pós-Graduação" realizado durante a 74ª Reunião Anual da SBPC

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Aplicar a Ciência de Dados nas Ciências Básicas é um caminho sem volta

Artigo de Michael Nazarkovsky, pesquisador no Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

Está mais do que na hora de cientistas de dados saberem mais de ciências naturais básicas, como química, física e biologia; assim como é importante que cientistas dessas áreas passem a aplicar a ciência de dados em suas pesquisas. É um ganha-ganha extremamente positivo para todas as profissões.
Apesar de ser um assunto novo, a ciência de dados está invadindo todas as áreas de qualquer pesquisa e atividade humana. Mas, entre os resistentes, há os que têm medo de que seja algo extremamente complicado e outros que consideram que se trata apenas de estatísticas. Ledo engano.
Na química, a ciência de dados serve, primeiro, para prever as propriedades físico-químicas e estruturais dos compostos novos, que podem ser medidas, mapeadas ou classificadas. Isso inclui, por exemplo, um composto individual químico orgânico, inorgânico, complexo ou os materiais híbridos. A segunda intenção da ciência de dados na química e na ciência dos materiais é analisar as propriedades de materiais novos a partir das propriedades de materiais já conhecidos. Isso significa que a disciplina não é só para criar modelos de previsão do tipo de material e suas propriedades. Ela também busca explicar fenômenos pelos fatores que podem causar impacto no fenômeno final.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 28/07/22

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Estágio com Pesquisa em comportamento de herbicidas no ambiente

Estão abertas as inscrições para estágio com Pesquisa em comportamento de herbicidas no ambiente, no Laboratório de Ecotoxicologia, coordenado pelo Professor Dr. Valdemar Luiz Tornisielo, localizado no CENA-USP.
O grupo atua com projetos multi e interdisciplinares, que integram a química, a agronomia e a ecotoxicologia, por isso, os projetos são diversos e dinâmicos. O estagiário passa por um treinamento acerca dos principais pontos relacionados às atividades a serem desenvolvidas, que se resumem a condução de ensaios de eficácia de herbicidas em laboratório e câmara de crescimento de plantas; estudos com absorção e translocação de herbicidas em plantas; estudos de mobilidade, retenção e degradação de herbicidas no solo; nanotecnologia aplicada a herbicidas.   Requisitos.   Fonte ESALQNet - 27/07/22

ESALQ retoma Summer School em modelo presencial

Estudantes do Brasil, EUA, África do Sul, Noruega, Holanda, Colômbia e Austrália começaram na manhã desta segunda-feira, 25/7, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), uma jornada sobre agricultura tropical de base biológica. Com aulas teóricas, atividades práticas e visitas de campo, o grupo de universitários participa até o próximo dia 5/8 do VI Summer School - Special Program on Tropical Bio-based Production Systems.
“Este ano retornamos ao presencial e temos uma participação bastante abrangente de estudantes internacionais. Essa interação é muito positiva tanto para os nossos alunos e também uma oportunidade muito valiosa para os estrangeiros conheceram melhor a agricultura brasileira”, declara a professora Helaine Carrer, presidente da Comissão de Atividades Internacionais da ESALQ.   Programação.   Fonte: ESALQNet – 27/07/22


Domingo de férias na ESALQ

Atividades culturais, educativas e recreativas serão bons atrativos para visitar o Campus Luiz de Queiroz no dia 31 de julho, quando acontecerá o evento “Domingo de Férias”. A programação foi pensada de modo a aproveitar o último dia das férias de julho, em meio a diversão e aprendizado de forma gratuita.

Programe seu domingo de férias, pois as atividades envolverão visitação a locais nobres do Campus Luiz de Queiroz; realização de experimentos científicos, prática de jogos didáticos e atividades lúdicas; participação em oficinas de contação de histórias; tudo sob coordenação do Museu e Centro de Ciências Educação e Artes Luiz de Queiroz, em conjunto com o Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.  Programação.   Fonte: ESALQNet - 27/07/22


27 julho 2022

Pós-graduação: retomada da avaliação encontra desafios

Após um 2021 tumultuado, a avaliação quadrienal da pós-graduação (PD) deve ser concluída no prazo, em dezembro de 2022, garantiu Sergio Avellar, novo diretor efetivo de Avaliação Nacional da Pós-Graduação da agência de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Na análise da pós-graduação em si, Carlos Menck destacou que, apesar da concentração nas regiões Sul e Sudeste, houve uma expansão para outras regiões do pais (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), tanto em número de alunos quanto em qualidade dos programas. “Por exemplo, o Pará tinha um programa (classificação Capes) 6 ou 7 em 2007, em 2017 já tinha quatro”. Para ele, esse crescimento regional da PG é importante para levar a ciência e tecnologia a todo país.   Assista ao painel “Avaliação da Pós-Graduação” na íntegra, pelo canal da SBPC no Youtube.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 27/07/22

CAPES explica propostas de cursos a distância

Integrantes do grupo de trabalho GT-EaD instituído pela CAPES esclareceram dúvidas sobre a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) na modalidade a distância. Os questionamentos foram enviados pelos programas de pós-graduação (PPG) e respondidos durante live transmitida pelo canal da Fundação no YouTube, nesta terça-feira, 26. A íntegra da transmissão continuará disponível para acesso.
Entre os pontos citados pelos coordenadores estão os documentos que orientam para a submissão da APCN de mestrado a distância: a Portaria nº 90/2019, instrumento que trata sobre os PPG stricto sensu na modalidade de educação a distância, e a Portaria nº 195/2021, que apresenta as exigências da CAPES para formulação das propostas de cursos novos. Além disso, destacaram a necessidade dos programas de seguirem as recomendações apresentadas no Documento Orientador elaborado por suas áreas do conhecimento. Cada uma das 49 áreas de avaliação possui o próprio documento.
A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. No processo atual, só serão aceitas proposições de cursos de mestrado. As instituições interessadas têm até dia 19 de agosto cadastrar suas propostas pela Plataforma Sucupira da CAPES. Lá, também, poderão acompanhar todos os trâmites. Na plataforma encontra-se um manual completo sobre a APCN, que ajuda a cumprir o passo a passo das exigências do processo.   Fonte: CCS/CAPES - 26/07/22

Materiais de apoio do Portal de Periódicos CAPES

Materiais de apoio

26 julho 2022



Publicação predatória: elementos de A a Z

Não existe uma lista de verificação única para determinar se um editor ou periódico é predatório. No entanto, editores e periódicos respeitáveis compartilham algumas qualidades e recursos comuns. Aqui a versão em PDF:  https://bit.ly/3zBxhJL.  Fonte: Latindex - jul. 2022


FAPESP e JST apoiarão projetos em biotecnologia e bioenergia

A FAPESP e a Japan Science and Technology Agency (JST) lançaram chamada de propostas para apoiar projetos colaborativos, desenvolvidos por pesquisadores baseados no Estado de São Paulo e no Japão, voltados ao desenvolvimento de tecnologias bioenergéticas e ao uso de biotecnologia para aumentar a produção de alimentos.
FAPESP e JST selecionarão propostas submetidas nos seguintes subtópicos nas áreas de Biotecnologia e Bioenergia: 1) Aplicação da biotecnologia para aumentar a eficiência da transferência de biomassa para energia ou materiais de valor agregado; 2) Aplicação da biotecnologia para o melhoramento do cultivo; e 3) Recursos genéticos/microbiologia para aplicação biotecnológica em culturas alimentares e bioenergéticas.  Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/07/22


30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP

Veja o edital