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12 setembro 2022
Tempo de colheita
Pesquisadora paulistana integra ranking internacional de cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agricultura
A agrônoma Mariangela Hungria começou a trabalhar com soja no
início da década de 1990, época em que estavam começando os estudos dedicados à
melhoria de seu cultivo. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa) há 40 anos, em 2021 ela passou a integrar o ranking dos
100 cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agronomia, organizado
pela plataforma Research.com, que compila dados internacionais sobre
contribuições científicas em diversas áreas do conhecimento. Hungria é a primeira
cientista da América do Sul a integrar a lista. “Embora seja grande a satisfação de fazer parte desse ranking, é
preciso destacar a baixa presença de pesquisadores brasileiros, especialmente
se consideramos a importância do país no campo da produção agrícola”, diz
Hungria, especialista em biotecnologia do solo, área de estudos que busca
melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, tornando-as mais resistentes a
mudanças climáticas, pragas e doenças”. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022
11 setembro 2022
PPG-Ciências - Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no CENA-USP
A pedido da Coordenação do PPG-Ciências, informamos que se encontra disponível na página do CENA-USP (https://bit.ly/3Qy53oH) os Editais para os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado
INSCRIÇÕES:
As inscrições para a Edição III
(12/09/2022) para o Mestrado, excepcionalmente, foram prorrogadas até o dia
20/09/2022 e a aplicação da prova será no dia 27/09/2022. A bibliografia foi
atualizada e a prova contará com questões discursivas.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.
BOLSAS:
Informamos que há 16 bolsas, sendo 8 disponíveis para o Mestrado e 8
para o Doutorado (para atribuição no mês de outubro aos candidatos aprovados
nos respectivos processos seletivos).
Fonte: PPG CENA - 08/09/22
CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC com a concessão de 27.100 bolsas em nível nacional
O PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga nesta terça-feira, 6, o resultado final da Chamada PIBIC nº 21/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022-2024. Foram contempladas 335 instituições - cerca de 97% das instituições proponentes - e das 26.100 bolsas inicialmente previstas, houve um acréscimo de 1.000 bolsas, totalizando 27.100 bolsas para a edição 2022-2024 do Programa PIBIC.
Esse incremento é resultado do esforço e do
reconhecimento do CNPq a este Programa que se consolidou como uma ação
estratégica no apoio à formação científica de estudantes de graduação em todo o
território nacional. Com isso, o investimento total do CNPq chegará a R$ 260
milhões de seu orçamento, sendo R$ 130 milhões por ano.
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023. Saiba mais. Fonte: CNPq - 06/09/22
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023. Saiba mais. Fonte: CNPq - 06/09/22
09 setembro 2022
Comissão debate recomendações para elaboração do PNPG
Aconteceu no dia, 31/08, no
edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração
do Plano Nacional de
Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e
por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes,
estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a
pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o
relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com
as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do
PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema
avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período
2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de
entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos
firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias
e o respeito às identidades que compõem o SNPG. Fonte: CCS/CAPES - 09/09/22
Centro da Unicamp oferece curso on-line gratuito sobre biotecnologia de plantas
Será realizada entre segunda (12/09) e sexta-feira (16/09) a
quarta edição do curso “From Gene to Trait”, organizado pelo Centro de
Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC).
A programação conta com palestras internacionais on-line e abertas ao público.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em
Engenharia (CPE)
constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(Embrapa), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O curso abrange desde as principais
ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de
genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e
propriedade intelectual. O público-alvo inclui estudantes de
pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo da biotecnologia
agrícola e estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 09/09/22
08 setembro 2022
Pesquisadores desenvolvem aplicativo de realidade aumentada para ensinar química
O ensino de conceitos teóricos
nem sempre é tarefa simples. Diante da dificuldade de professores de química em
ilustrar princípios como o da isomeria (substâncias de átomos iguais com
propriedades diferentes), a química Cibele Zanatta da Silva Pereira usou
realidade aumentada na criação de um aplicativo para auxiliar o ensino de
química orgânica.
Batizada de IsomeriAR, a novidade é fruto da pesquisa de mestrado
de Cibele na área de ensino de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além de facilitar a atividade
docente, acredita a pesquisadora, o aplicativo estimula o interesse dos alunos
ao relacionar a tecnologia presente no dia a dia com a ciência.
A escolha da isomeria é explicada pela pesquisadora por tratar-se
de um tema que ainda deixa os alunos com muitas dúvidas. É um conceito da
química referente a substâncias com mesma fórmula molecular, mas com propriedades ou estruturas diferentes (arranjos
espaciais distintos), que, normalmente, é demonstrado em sala de aula através
de figuras 2D. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/09/22
Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a jovens cientistas em chamada pública
O Instituto Serrapilheira lançou nesta quarta-feira (31) a 6ª
chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 10 jovens
cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental
em ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os grants vão
variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil, a serem utilizados ao longo de cinco anos.
As inscrições vão de 28 de outubro a 28 de novembro, e o edital completo pode
ser conferido aqui. Os selecionados terão acesso, ainda, a
recursos extras – até 30% do grant recebido – para
investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em
suas equipes. O novo edital do Serrapilheira vai oferecer, no total, até R$ 9,1
milhões aos jovens cientistas. O objetivo da chamada é apoiar jovens
cientistas que proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação. A seleção
acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que
será avaliada por revisores internacionais. A partir daí alguns serão chamados
para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista em
inglês com os proponentes. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22
MCTI apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”
Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, o
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta o projeto
“Galáxia da Ciência Brasileira”. O objetivo é resgatar os principais notáveis e
realizações que contribuíram para a ciência brasileira nesses últimos dois
séculos. O projeto foi construído com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
(CGEE), entidade vinculada ao MCTI.
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos. O projeto, iniciado como uma divulgação online, será
transformado em outros produtos como um site interativo, um livro comemorativo
e a programação para um evento presencial no final do ano. A estratégia deste
projeto contou com a participação de várias as vinculadas desde o início com
sugestões de cientistas e notáveis. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos.
Como medir o impacto da ciência?
Segundo o pesquisador do DPCT, Evandro
Coggo Cristofoletti, um dos objetivos da pesquisa é ampliar o entendimento –
tanto na Academia, como na sociedade em geral – sobre as formas de produção e
uso de conhecimento e, assim, abrir novas possibilidades de organização e
fomento da pesquisa e da inovação baseada em pesquisa. Nesse sentido, é
fundamental debater o conceito de excelência e relevância da pesquisa para
(re)pensar políticas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação
(PDI), particularmente em conexão com sua relação com o desenvolvimento
econômico, social e ambiental e com diferentes segmentos da sociedade, dentre
os quais se encontram saúde, educação, mobilidade, competitividade, dentre
outros. O desafio é criar métricas e indicadores de aspectos da produção de
conhecimento científico de excelência e relevância social.
Em outros termos, a pesquisa visa
a realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos relativos à
dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações
com o uso do conhecimento e suas consequências sobre a sociedade. Para isso,
foram criadas quatro frentes temáticas de investigação: a primeira é denominada
‘Conectando funding aos impactos da pesquisa’, com o desafio de desenvolver
metodologias que permitam ligar o financiamento da pesquisa e seus resultados
com seus usos e impactos na sociedade. Saiba mais.Fonte: Jornal de Ciência - 08/09/22
CAPES e Ministério Público chegam a acordo para divulgar avaliação da pós-graduação
Segundo a agência, texto é fruto de esforço coletivo e de compreensão
recíproca, demonstrada pelos agentes públicos oriundos da Academia, da
Administração da Capes e do Ministério Público Federal. Presidente da CAPES, Professora Cláudia Mansani Queda de Toledo,
informa a toda comunidade cientifica que, após intensos diálogos com todos os
envolvidos, celebrou acordo com o Ministério Público Federal para dar
seguimento pleno à Avaliação Quadrienal.
Breve Histórico
Após concessão de liminar que suspendia toda e qualquer atividade da Avaliação, seguiu-se diligente atuação dos órgãos consultivo e contencioso da AGU, em nome da CAPES, tendo-se obtido sua revisão, o que permitiu a realização dos atos concretos da Avaliação, restando impedida, tão somente, a publicação do resultado final. Saiba mais. Fonte: CAPES - 08/09/22
Breve Histórico
Após concessão de liminar que suspendia toda e qualquer atividade da Avaliação, seguiu-se diligente atuação dos órgãos consultivo e contencioso da AGU, em nome da CAPES, tendo-se obtido sua revisão, o que permitiu a realização dos atos concretos da Avaliação, restando impedida, tão somente, a publicação do resultado final. Saiba mais. Fonte: CAPES - 08/09/22
Edição especial da revista Biota Neotropica homenageia os 60 anos da FAPESP
Em comemoração aos 60 anos da FAPESP, a revista Biota Neotropica lançou uma edição especial com
artigos que analisam a contribuição da Fundação para as pesquisas na área de
conservação, uso sustentável e restauração da biodiversidade. Dez deles já se
encontram disponíveis na página da revista –
editada pelo Programa BIOTA-FAPESP – e
no site da Scientific
Electronic Library On-line (SciELO).
Segundo o professor da Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp) e editor-chefe da revista, Carlos
Joly, a proposta é destacar os avanços no
conhecimento científico desde 1962, quando a FAPESP foi criada. “Creio que esta
é uma excelente oportunidade de sintetizarmos a enorme contribuição dada pela
Fundação para a grande área temática que a caracterização, conservação,
restauração e uso sustentável da biodiversidade abrange. Evidentemente,
destaque é dado aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa BIOTA, de 1999
até o presente”, afirma. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 08/09/22
06 setembro 2022
Como evitar os periódicos predatórios?
São aqueles periódicos que se
disfarçam de publicações científicas e exigem pagamento para aceitar e publicar
artigos, sem qualquer forma de revisão por pares. Seu principal objetivo é
enganar pesquisadores (as), principalmente aqueles (as) que não têm experiência
e que, claro, têm urgência e necessidade de publicar. Saiba mais em https://bit.ly/3ALZ89u.
Fonte: Emerald Publishing - 06/09/22
Fonte: Emerald Publishing - 06/09/22
Contemplados com bolsa PIBIC CNPq 2022
Encaminhamos abaixo mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação sobre
a distribuição das bolsas PIBIC.
Além de seguir as orientações da PRPI, o aluno deve ser cadastrado na
Seção de Apoio Acadêmico com a seguinte documentação:
- Ofício e Formulário de Identificação (em anexo) que deverão ser preenchidos e assinados – se o orientador for Pós-doutorando ou Pesquisador Colaborador, o ofício deve conter também a assinatura do supervisor;
- Resumo do projeto;
- Atestado de matrícula atualizado;
- Termo de outorga, quando disponível;
- 2 (duas) fotos 3x4;
- Comprovante de vacinação contra Covid-19 (3 doses ou dose única + reforço).
Entregar na Seção de Apoio Acadêmico do CENA
- Aqueles que necessitarem da declaração para abertura de conta, conforme descrito na mensagem, enviem resposta a este e-mail solicitando-a.
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