12 setembro 2022

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Tempo de colheita

Pesquisadora paulistana integra ranking internacional de cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agricultura

A agrônoma Mariangela Hungria começou a trabalhar com soja no início da década de 1990, época em que estavam começando os estudos dedicados à melhoria de seu cultivo. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há 40 anos, em 2021 ela passou a integrar o ranking dos 100 cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agronomia, organizado pela plataforma Research.com, que compila dados internacionais sobre contribuições científicas em diversas áreas do conhecimento. Hungria é a primeira cientista da América do Sul a integrar a lista. “Embora seja grande a satisfação de fazer parte desse ranking, é preciso destacar a baixa presença de pesquisadores brasileiros, especialmente se consideramos a importância do país no campo da produção agrícola”, diz Hungria, especialista em biotecnologia do solo, área de estudos que busca melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, tornando-as mais resistentes a mudanças climáticas, pragas e doenças”.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022

11 setembro 2022

PPG-Ciências - Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no CENA-USP


A pedido da Coordenação do PPG-Ciências, informamos que se encontra disponível na página do CENA-USP
(
https://bit.ly/3Qy53oH) os Editais para os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado

INSCRIÇÕES:
As inscrições para a Edição III (12/09/2022) para o Mestrado, excepcionalmente, foram prorrogadas até o dia 20/09/2022 e a aplicação da prova será no dia 27/09/2022. A bibliografia foi atualizada e a prova contará com questões discursivas.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.

BOLSAS:
Informamos que há 16 bolsas, sendo 8 disponíveis para o Mestrado e 8 para o Doutorado (para atribuição no mês de outubro aos candidatos aprovados nos respectivos processos seletivos).

Fonte: PPG CENA - 08/09/22


CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC com a concessão de 27.100 bolsas em nível nacional

O PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga nesta terça-feira, 6, o resultado final da Chamada PIBIC nº 21/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022-2024. Foram contempladas 335 instituições - cerca de 97% das instituições proponentes - e das 26.100 bolsas inicialmente previstas, houve um acréscimo de 1.000 bolsas, totalizando 27.100 bolsas para a edição 2022-2024 do Programa PIBIC.

Esse incremento é resultado do esforço e do reconhecimento do CNPq a este Programa que se consolidou como uma ação estratégica no apoio à formação científica de estudantes de graduação em todo o território nacional. Com isso, o investimento total do CNPq chegará a R$ 260 milhões de seu orçamento, sendo R$ 130 milhões por ano. 
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 06/09/22

09 setembro 2022

Comissão debate recomendações para elaboração do PNPG

Aconteceu no dia, 31/08, no edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período 2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias e o respeito às identidades que compõem o SNPG.   Fonte: CCS/CAPES - 09/09/22


Centro da Unicamp oferece curso on-line gratuito sobre biotecnologia de plantas

Será realizada entre segunda (12/09) e sexta-feira (16/09) a quarta edição do curso “From Gene to Trait”, organizado pelo 
Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC). A programação conta com palestras internacionais on-line e abertas ao público.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual. O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo da biotecnologia agrícola e estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 09/09/22

08 setembro 2022

Pesquisadores desenvolvem aplicativo de realidade aumentada para ensinar química

O ensino de conceitos teóricos nem sempre é tarefa simples. Diante da dificuldade de professores de química em ilustrar princípios como o da isomeria (substâncias de átomos iguais com propriedades diferentes), a química Cibele Zanatta da Silva Pereira usou realidade aumentada na criação de um aplicativo para auxiliar o ensino de química orgânica.
Batizada de IsomeriAR, a novidade é fruto da pesquisa de mestrado de Cibele na área de ensino de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além de facilitar a atividade docente, acredita a pesquisadora, o aplicativo estimula o interesse dos alunos ao relacionar a tecnologia presente no dia a dia com a ciência.
A escolha da isomeria é explicada pela pesquisadora por tratar-se de um tema que ainda deixa os alunos com muitas dúvidas. É um conceito da química referente a substâncias com mesma fórmula molecular, mas com propriedades ou estruturas diferentes (arranjos espaciais distintos), que, normalmente, é demonstrado em sala de aula através de figuras 2D.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/09/22


Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a jovens cientistas em chamada pública

O Instituto Serrapilheira lançou nesta quarta-feira (31) a 6ª chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 10 jovens cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os grants vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil, a serem utilizados ao longo de cinco anos. As inscrições vão de 28 de outubro a 28 de novembro, e o edital completo pode ser conferido aqui. Os selecionados terão acesso, ainda, a recursos extras – até 30% do grant recebido – para investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O novo edital do Serrapilheira vai oferecer, no total, até R$ 9,1 milhões aos jovens cientistas. O objetivo da chamada é apoiar jovens cientistas que proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação. A seleção acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada por revisores internacionais. A partir daí alguns serão chamados para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22

MCTI apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”. O objetivo é resgatar os principais notáveis e realizações que contribuíram para a ciência brasileira nesses últimos dois séculos. O projeto foi construído com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entidade vinculada ao MCTI.
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos. O projeto, iniciado como uma divulgação online, será transformado em outros produtos como um site interativo, um livro comemorativo e a programação para um evento presencial no final do ano. A estratégia deste projeto contou com a participação de várias as vinculadas desde o início com sugestões de cientistas e notáveis.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22

Como medir o impacto da ciência?

Segundo o pesquisador do DPCT, Evandro Coggo Cristofoletti, um dos objetivos da pesquisa é ampliar o entendimento – tanto na Academia, como na sociedade em geral – sobre as formas de produção e uso de conhecimento e, assim, abrir novas possibilidades de organização e fomento da pesquisa e da inovação baseada em pesquisa. Nesse sentido, é fundamental debater o conceito de excelência e relevância da pesquisa para (re)pensar políticas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI), particularmente em conexão com sua relação com o desenvolvimento econômico, social e ambiental e com diferentes segmentos da sociedade, dentre os quais se encontram saúde, educação, mobilidade, competitividade, dentre outros. O desafio é criar métricas e indicadores de aspectos da produção de conhecimento científico de excelência e relevância social.
Em outros termos, a pesquisa visa a realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos relativos à dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento e suas consequências sobre a sociedade. Para isso, foram criadas quatro frentes temáticas de investigação: a primeira é denominada ‘Conectando funding aos impactos da pesquisa’, com o desafio de desenvolver metodologias que permitam ligar o financiamento da pesquisa e seus resultados com seus usos e impactos na sociedade.   Saiba mais.
Fonte: Jornal de Ciência - 08/09/22

CAPES e Ministério Público chegam a acordo para divulgar avaliação da pós-graduação

Segundo a agência, texto é fruto de esforço coletivo e de compreensão recíproca, demonstrada pelos agentes públicos oriundos da Academia, da Administração da Capes e do Ministério Público Federal. Presidente da CAPES, Professora Cláudia Mansani Queda de Toledo, informa a toda comunidade cientifica que, após intensos diálogos com todos os envolvidos, celebrou acordo com o Ministério Público Federal para dar seguimento pleno à Avaliação Quadrienal.
Breve Histórico
Após concessão de liminar que suspendia toda e qualquer atividade da Avaliação, seguiu-se diligente atuação dos órgãos consultivo e contencioso da AGU, em nome da CAPES, tendo-se obtido sua revisão, o que permitiu a realização dos atos concretos da Avaliação, restando impedida, tão somente, a publicação do resultado final.   Saiba mais.   Fonte: CAPES - 08/09/22



Edição especial da revista Biota Neotropica homenageia os 60 anos da FAPESP

Em comemoração aos 60 anos da FAPESP, a revista Biota Neotropica lançou uma edição especial com artigos que analisam a contribuição da Fundação para as pesquisas na área de conservação, uso sustentável e restauração da biodiversidade. Dez deles já se encontram disponíveis na página da revista – editada pelo Programa BIOTA-FAPESP – e no site da Scientific Electronic Library On-line (SciELO).
Segundo o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e editor-chefe da revista, Carlos Joly, a proposta é destacar os avanços no conhecimento científico desde 1962, quando a FAPESP foi criada. “Creio que esta é uma excelente oportunidade de sintetizarmos a enorme contribuição dada pela Fundação para a grande área temática que a caracterização, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade abrange. Evidentemente, destaque é dado aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa BIOTA, de 1999 até o presente”, afirma.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 08/09/22

06 setembro 2022

Museu do Ipiranga 2022

  
                                                         
 
  

Como evitar os periódicos predatórios?


O que são os periódicos predatórios?

São aqueles periódicos que se disfarçam de publicações científicas e exigem pagamento para aceitar e publicar artigos, sem qualquer forma de revisão por pares. Seu principal objetivo é enganar pesquisadores (as), principalmente aqueles (as) que não têm experiência e que, claro, têm urgência e necessidade de publicar.  Saiba mais em https://bit.ly/3ALZ89u.   
Fonte: Emerald Publishing - 06/09/22

Contemplados com bolsa PIBIC CNPq 2022

Encaminhamos abaixo mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação sobre a distribuição das bolsas
PIBIC.
Além de seguir as orientações da PRPI, o aluno deve ser cadastrado na Seção de Apoio Acadêmico com a seguinte documentação:

  • Ofício e Formulário de Identificação (em anexo) que deverão ser preenchidos e assinados – se o orientador for Pós-doutorando ou Pesquisador Colaborador, o ofício deve conter também a assinatura do supervisor;
  • Resumo do projeto;
  • Atestado de matrícula atualizado;
  • Termo de outorga, quando disponível;
  • 2 (duas) fotos 3x4;
  • Comprovante de vacinação contra Covid-19 (3 doses ou dose única + reforço).
Entregar na Seção de Apoio Acadêmico do CENA
  • Aqueles que necessitarem da declaração para abertura de conta, conforme descrito na mensagem, enviem resposta a este e-mail solicitando-a.

Fonte: Comissão de Pesquisa do CENA - 06/09/22


Inscrições
 Traduções simultâneas para espanhol e português estarão disponíveis.