A USP é a universidade brasileira
mais bem posicionada no ranking THE University
Impact, divulgado hoje,
dia 1º de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). O
ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas
(ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. A Universidade foi
classificada no grupo 101-200. Entre os itens
analisados pelo ranking estão o comprometimento e o impacto social das ações
desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de
gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento
econômico. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 01/06/23
02 junho 2023
01 junho 2023
SBPC lançará novo site de seu acervo digital no dia 14 de junho
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança
no dia 14 de junho o novo site de seu acervo digital e comemora a conclusão da
digitalização, pelo Centro de Memória Amelia Hamburger, e a inserção no
repositório de um grande número de edições das coleções Ciência Hoje, Ciência
Hoje das Crianças e do Jornal da Ciência (carinhosamente chamado de
amarelinho). O evento será realizado virtualmente, a partir das 14h, com
transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no
Youtube. O repositório da SBPC tem como principal
objetivo democratizar o acesso à informação e disponibilizar acesso a vários
documentos produzidos pela entidade nestes seus 75 anos de existência. Ali
podem ser acessadas cartas, manifestações públicas, moções, relatórios,
discursos, livros, cartazes de eventos, programações de reuniões, folhetos,
fotografias, entre outros materiais de grande relevância à sociedade e à
história da ciência brasileira. O acervo tem já tem mais de 4 mil objetos digitais
arquivados. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 01/06/23
ChatPDF: como usar o chatbot que resume documentos PDF em segundos
Ferramenta baseada em
inteligência artificial é capaz de ler arquivos extensos, trazer seus pontos
principais em parágrafos curtos e tirar dúvidas do leitor
ChatPDF é uma plataforma online que usa inteligência artificial (IA) para resumir o conteúdo de documentos em formato PDF. Após processar o arquivo enviado pelo usuário, o chatbot transforma os pontos principais do texto em três perguntas. Ao clicar sobre elas, é possível visualizar a resposta de forma resumida. Se quiser, o leitor também pode fazer perguntas sobre o documento ao ChatPDF. A ferramenta tem a capacidade de compreender qualquer idioma e traduzir conteúdos escritos em outras línguas, sendo útil para estudantes, jornalistas e muitos outros profissionais. A seguir, veja como usar o ChatPDF para resumir documentos PDF em segundos. Acesse: www.chatpdf.com.
Fonte: TechTudo
– 01/06/23
Pesquisadores e dirigentes de universidades debatem métricas do impacto social da ciência
Não existe uma fórmula acabada que forneça a melhor
avaliação para uma pesquisa acadêmica e que mostre para o mundo o que as
universidades estão fazendo. Até mesmo a definição de impacto é um conceito em
construção. Cada vez mais a academia e as instituições de fomento buscam
aprimorar a forma de mensurar os impactos de excelência para a sociedade. Mas,
como ciência não é apenas uma combinação de fatos, estabelecer métricas de
excelência e desenvolvimento social que deem conta do seu valor é desafiador. Além
disso, os custos envolvidos na publicação de pesquisas científicas em revistas
de prestígio são elevados para países como o Brasil. Para pensar coletivamente
sobre a complexidade desse tema, representantes das universidades paulistas e
da FAPESP se reuniram com o presidente do grupo Elsevier, Youngsuk ‘YS’ Chi, na
segunda-feira (29/05). Ele quis ouvir as dúvidas dos participantes e
identificar que tipo de decisão poderia ser tomada com a ajuda de
ferramentas de análise de dados oferecidas pela Elsevier. Foi um diálogo
construtivo, mas muitas questões seguem em aberto. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 01/06/23
31 maio 2023
CENA recebe visita do Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN
A visita, que ocorreu na última
quarta-feira (24/05), foi um momento marcante que fortaleceu a colaboração e
parceria entre nossas instituições. Liderados pelo seu Presidente, Dr.
Francisco Rondinelli Junior e a delegação que contou com o Dr. Wilson Calvo
(IPEN) e Pedro Mafila (CNEN), a visita teve como objetivo restabelecer, os laços e explorar oportunidades de
cooperação mútua em áreas acadêmicas e de pesquisa em energia nuclear, em
particular com foco na agricultura e ambiente. Durante a visita, foram realizadas discussões
frutíferas, visita a laboratórios e uma breve apresentação do Presidente Dr.
Rondinelli, abrangendo uma ampla gama de tópicos, incluindo a possibilidade de
abertura de Editais para fomento à pesquisa conjunta entre as instituições
(CENA, IPEN, CNEN).
A reunião destacou o compromisso de
ambas as instituições em avançar o conhecimento, fomentar a inovação e promover
a excelência acadêmica em Energia Nuclear. Foi uma oportunidade para
restabelecer a conexão entre CENA e CNEN, trocar ideias, compartilhar
experiências e propor parcerias que beneficiarão nossos estudantes, servidores,
corpo docente e comunidade de pesquisa. Saiba mais. Fonte: CENA - 29/05/23
Guia de Boas Práticas Científicas - 2ª edição
A Pró-Reitoria
de Pesquisa instituiu o Comitê de Boas Práticas Científicas em 29.08.2017
(Portaria PRP nº 595, de 01.09.2017) com o objetivo de “promover a cultura da
integridade ética da pesquisa mediante programas regulares de educação,
disseminação, aconselhamento e treinamento acessíveis a todos os
pesquisadores”. Nesse sentido, uma das iniciativas do Comitê foi a elaboração
de um “Guia de Boas Práticas Científicas”, destinado a toda a comunidade USP,
que disponibiliza informações sobre ética e integridade em pesquisa de forma
sintética e acessível. Esperamos assim contribuir para a prevenção da má
conduta científica e para o avanço da qualidade da pesquisa realizada em nossa
Universidade.
Revista Scientia Agricola recebe manuscritos sobre pesquisas com boro em plantas
A revista Scientia Agricola, periódico científico da Escola
Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), está com prazo aberto para
submissão de artigos que relatem pesquisas com boro em plantas. Os trabalhos serão reunidos em um tópico
denominado “100 Years of Results on Boron Research in Plants”. A organização é
dos professores José Lavres Júnior, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura
(CENA-USP) e Tiago Tezotto, do departamento de Produção Vegetal da ESALQ.
A edição especial reunirá conhecimentos sobre
os mecanismos subjacentes à química do boro nos solos e sua disponibilidade
para as plantas, estratégias de gestão de fertilizantes de boro em sistemas
agrícolas e florestais, deficiência e toxicidade de boro em plantas,
estratégias para controlar e regular a homeostase do nutriente, a eficiência do
uso e os principais processos fisiológicos impactados pela disponibilidade do
boro na planta. O prazo para envio de manuscritos é 31 de outubro de 2023. Cada
artigo será publicado online assim que for revisado por assessores ad hoc e
aceito para publicação. Os interessados em contribuir devem informar na “cover
letter” que o referido manuscrito é direcionado para o tópico especial
"100 Years of Results on Boron Research in Plants. Fonte: ESALQnet - 31/05/23
30 maio 2023
29 maio 2023
Pesquisa mapeia controvérsias de movimento que desafia domínio de editoras científicas
Fundado em 2011, pela então
estudante Alexandra Elbakyan, no Cazaquistão, o Sci-Hub é um site que permite o
livre acesso a pesquisas e artigos científicos originalmente publicados em
revistas pagas. Considerado o “Robin Hood da ciência”, o site se popularizou na
esteira do movimento pelo acesso aberto, que questiona o domínio de editoras
científicas comerciais e o que deve ser público ou privado nas publicações
acadêmicas. Em sua tese de doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da
USP, Walter Eler do Couto usa a metodologia de cartografia de controvérsias
para analisar a chamada “pirataria de obras científicas”. O trabalho comenta o
debate público sobre o assunto e questiona algumas estratégias do movimento,
como, por exemplo, focar somente licenças públicas, deixando em segundo plano
questões estruturais e um debate mais amplo sobre a inadequação da legislação
de direitos autorais quando aplicada à ciência. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 26/05/23
Manual ensina a fazer composteira e a descartar de forma adequada o lixo orgânico
Já pensou em transformar os
resíduos orgânicos que você gera durante o dia (restos de comida, cascas de
frutas, podas de árvores, entre outros) em um novo material de grande valor
agregado? Uma alternativa é a produção de insumos orgânicos (adubos), para uso
desde em hortas até na agricultura de extensão. Esse processo, que utiliza uma
tecnologia ambiental chamada de compostagem, pode ser realizado em locais de
pequeno porte, como escolas e casas. O Manual de Compostagem, produzido
pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, explica de maneira
simples e didática o passo a passo de como construir uma composteira. A
publicação teve apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
(PRCEU) da USP e do Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de
Cultura e Extensão. O download é gratuito e está disponível neste link. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 26/05/23
26 maio 2023
Acordo cria a Cátedra Chico Mendes, para Ciências Ambientais
A CAPES e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, assinaram
nesta quinta-feira, 25 de maio, em reunião na sede da Fundação, em Brasília,
acordo de cooperação nas áreas de ciências ambientais, mudanças climáticas,
ecossistemas, sustentabilidade, sociedades e meio ambiente. A parceria firmada
cria o Programa de Cátedra Chico Mendes, uma homenagem ao histórico líder
seringueiro, ambientalista e ativista brasileiro (1944-1988). Recentemente, a Universidade de Birmingham firmou um protocolo de intenções com o Ministério da Educação
(MEC) que estabelece o compromisso comum de colaborar mais estreitamente através
da criação de um Instituto do Brasil na Universidade. A Cátedra Chico Mendes
contribuirá para consolidar o documento. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 26/05/23
Principais agências de fomento do mundo se reúnem em Haia para encontro anual do Global Research Council
Terá início na próxima segunda-feira (29/05) em Haia, nos Países
Baixos, a Reunião Anual do Global Research Council (GRC) – entidade que reúne mais de 60 agências de
fomento público à pesquisa do mundo. A Organização Neerlandesa para a Pesquisa
Científica (NWO) e a FAPESP são as anfitriãs da edição de 2023, que discutirá
dois temas principais: “como recompensar e reconhecer cientistas” e “pesquisas
sobre mudanças climáticas”. O objetivo é que, ao final, as agências-membro
endossem, para cada assunto, uma declaração de princípios e práticas que deverá
guiar os trabalhos desenvolvidos nessas áreas. No que se refere a
mudanças climáticas, por exemplo, um dos aspectos já acordados é que a
desigualdade socioeconômica e de gênero torna certos grupos de pessoas mais
vulneráveis aos impactos do clima – algo que deve ser considerado nas pesquisas
sobre o tema. Já o texto sobre recompensa e reconhecimento de cientistas
sublinha a necessidade de ir além das métricas baseadas em publicações
científicas (fator de impacto das revistas e número de citações a um artigo),
tornando o processo de avaliação de mérito mais amplo, holístico e adaptado a
cada contexto. Saiba mais. Fonte: Agência
FAPESP – 26/05/23
Videoaulas com experimentos e técnicas de laboratório auxiliam o aprendizado nos cursos da USP
A capacidade de reprodução de
experimentos científicos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de
aprendizagem de novas técnicas experimentais são uns dos principais desafios da
comunidade acadêmica, ainda mais quando se considera as várias aulas em nível
de graduação e pós-graduação que são ministradas numa universidade.
Para auxiliar professores, pesquisadores e estudantes da USP, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) fez a assinatura da plataforma JoVE, que possui mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar, basta entrar no site da plataforma neste link a partir de um computador autorizado nos campi da USP ou por meio de acesso remoto por VPN. Criada em 2006, a plataforma oferece conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Há vídeos em disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, além de Medicina e Engenharia. Saiba mais.
Para auxiliar professores, pesquisadores e estudantes da USP, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) fez a assinatura da plataforma JoVE, que possui mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar, basta entrar no site da plataforma neste link a partir de um computador autorizado nos campi da USP ou por meio de acesso remoto por VPN. Criada em 2006, a plataforma oferece conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Há vídeos em disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, além de Medicina e Engenharia. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 25/05/23
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