02 maio 2024


Para repatriar cérebros, respeite os cientistas

Ciência, um processo em que trabalhamos coletivamente para explorar o universo, expandindo nosso conhecimento, é por natureza uma prática colaborativa e mundial. É por isso que é importante para o bom cientista ter experiência internacional imersiva durante sua formação. Trabalhar em projetos científicos no exterior permite que o jovem cientista aprenda novas técnicas e modos de pensar, além de ver diferentes maneiras de fazer perguntas e orientar outros jovens cientistas. Trabalhar no exterior, e junto a diferentes grupos, também permite estabelecer amplas redes de contatos e colaborações pelo mundo afora, que permitirão maior criatividade e avanço do conhecimento quando esses cientistas estabelecerem suas próprias linhas de pesquisa.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal  da Ciência – 02/05/24

Chaves de acesso podem aposentar login com senha

Imagina fazer login em sites de compras e em redes sociais sem precisar digitar e-mail e senha? Parece coisa do futuro, né? Mas isso já é possível graças às chaves de acesso (ou passkeys, em inglês). Atualmente, essa tecnologia está disponível gratuitamente, ela promete ser mais segura e pode pôr fim aos logins que conhecemos hoje, segundo especialistas. Várias empresas, incluindo as gigantes da tecnologia, defendem o uso das chaves de acesso e já começaram a introduzir esse mecanismo em seus serviços. É o caso de AppleMicrosoftMeta, X (ex-Twitter), PlayStation, AmazonNintendo e TikTok, para citar algumas.
O que são chaves de acesso (passkeys)? É uma tecnologia que permite fazer login em sites, aplicativos e redes sociais sem digitar a senha. Em vez disso, você desbloqueia suas contas usando apenas a impressão digital, o reconhecimento facial ou o PIN (código) do seu celular, por exemplo.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 – 02/05/24

30 abril 2024

Comunidade acadêmica ganha nova versão do FileSender@RNP

O FileSender@RNP ganhou uma nova cara e diversos outros benefícios com o upgrade para a versão 3.0, que entrou no ar a partir de hoje, 25/4. A RNP liderou esta evolução do serviço, iniciativa de diversas redes acadêmicas do mundo em prol de suas respectivas comunidades. Também fazem parte da colaboração: AARNet (Austrália), HEAnet (Irlanda), SURFnet (Holanda) e Switch (Suíça). Além da alta capacidade que já é uma marca registrada, agora o serviço evoluiu em aspectos funcionais para oferecer a melhor experiência do usuário, otimizar a usabilidade da plataforma e facilitar ainda mais o acesso.
Ainda não conhece o FileSender@RNP?
O serviço da RNP permite o envio e recebimento de arquivos entre múltiplos usuários, de maneira fácil, segura e gratuita. Ele é especialmente útil quando você precisa compartilhar arquivos muito grandes que não podem ser enviados facilmente por e-mail devido às limitações de tamanho de anexo. Perfeito para colaboração e compartilhamento de recursos em ambientes acadêmicos e de pesquisa!   Saiba mais.   Fonte: RNP – 30/04/24

Saiba mais

Treinamentos englobam pesquisas nas publicações da editora Gale Academic OneFile

Saiba mais


OpenAI fecha parceria com jornal Financial Times para alimentar ChatGPT

A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, fechou uma parceria de conteúdo com o jornal inglês Financial Times (FT). O acordo de licenciamento permite a OpenAI usar o conteúdo do jornal para treinar seus modelos de IA e incluí-lo nas respostas do ChatGPT. O Financial Times também pode desenvolver novos produtos e funcionalidades de IA baseados na tecnologia da OpenIA. Em seu anúncio à imprensa, a editora também afirma que passou a fazer uso do ChatGPT Enterprise no início do ano e que busca maneiras de aprofundar a utilização da IA de forma responsável, expressando cautela sobre a confiabilidade das respostas automáticas. "Além dos benefícios para o FT, há implicações mais amplas para a indústria", escreveu o CEO do FT Group, John Ridding, em comunicado. "É certo, é claro, que as plataformas de IA paguem aos editores pelo uso de seu material. A OpenAI entende a importância da transparência, atribuição e compensação - tudo essencial para nós. Ao mesmo tempo, é claramente do interesse dos usuários que esses produtos contenham fontes confiáveis."   Saiba mais.   Fonte: Portal Terra - 29/04/24

29 abril 2024

CCEx apresenta agenda unificada de eventos cuturais

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) Universitária da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) apresentou no último dia 23 de abril de 2024, a Agenda Cultural Unificada de eventos culturais do campus da USP em Piracicaba. O objetivo de construir a Agenda Cultural Unificada é desenvolver um processo de organização e planejamento que, além de estabelecer forte interação na comunicação entre as Unidades, propõe ações conjuntas para alcançar melhores resultados e promover a cultura viva no ambiente universitário. Assim, o documento apresenta a agenda de eventos que contemplam exposições, mostras, oficinas, eventos comemorativos e lançamentos referentes a uma diversidade de temas que vão desde as manifestações musicais, uma tradição no campus USP Luiz de Queiroz, até momentos de reflexão e promoção da saúde mental. O presidente da CCEx, professor Iran Oliveira, reforça que implantar um programa cultural amplo, envolvendo a ESALQ, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e a Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ)  e é a forma de promover momentos de troca, comunicação, espaço de conhecimento que vão ao encontro das diretrizes sobre o papel social da Universidade. “Os eventos foram programados para atender toda a comunidade, alunos, professores, funcionários, familiares, e sociedade piracicabana. Sendo assim, contamos com a presença de todos”. Toda a programação é gratuita e o calendário completo encontra-se no documento anexo.   Fonte: CCEx - 26/04/23

Curso de aperfeiçoamento voltado para docentes da USP está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para dois módulos de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD), voltado para o aperfeiçoamento dos conhecimentos didático-pedagógicos dos professores da Universidade. No primeiro semestre, acontece o primeiro módulo formativo, intitulado A USP e a universidade contemporânea. O curso é composto de aulas on-line síncronas e um encontro presencial ao final, realizadas entre 27 de maio e 4 de julho. O programa do curso aborda temas como a função das universidades nos dias atuais; a mercantilização do ensino superior; a universidade enquanto instituição social e organização social; as crises institucional e de legitimidade das universidades; os 90 anos de história da USP, políticas de gestão, ações de ensino, pesquisa e extensão.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 26/04/24

26 abril 2024

Jornal da USP tem novo caderno dedicado às atividades de cultura e extensão universitária

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) lança hoje, dia 25 de abril, em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), o Caderno de Cultura e Extensão. O novo projeto, com destaque especial no site do Jornal da USP, apresenta informações sobre a produção cultural desenvolvida pelos órgãos ligados à PRCEU e sobre projetos de extensão voltados para a sociedade. Segundo a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, esse é o resultado de um trabalho que teve início há algum tempo. “Desde o começo da nossa gestão, tínhamos a intenção de contar com um espaço exclusivo no Jornal da USP para noticiar os principais feitos diretamente fabricados por nossa Pró-Reitoria e mostrar ao grande público as realizações organizadas pelos diretores e pelas equipes desses equipamentos culturais que dispomos”, disse.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/04/24

Árvore da vida das plantas revela potencial para identificar novas espécies e para conservação

Dos trópicos à Península Antártica, é possível encontrar plantas angiospermas – aquelas que são capazes de produzir flores e frutos. E elas vão mais longe: são 90% da vida vegetal que conhecemos. Em pesquisa produzida por cientistas do Royal Botanic Garden, Kew e recém-lançada na revista Nature, pesquisadores apontam a criação de uma “árvore da vida” das angiospermas. Como numa árvore genealógica, o projeto mapeou como as plantas estão relacionadas através do sequenciamento e análise do DNA de mais de nove mil espécies, identificando as mudanças que se acumularam ao longo dos anos. A pesquisa prevê que a “árvore da vida” das angiospermas ajudará em “futuras tentativas de identificar novas espécies, a refinar a classificação das plantas, a descobrir novos compostos medicinais e a conservar plantas diante das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade”, relata José Rubens Pirani, professor e pesquisador do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP.  Esses aspectos se tornam viáveis porque a localização da planta no esquema da “árvore da vida” permite predizer as suas propriedades.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 25/04/24

Fundação Gates quer que os estudos que financia sejam publicados primeiramente como preprints

Fundação Bill & Melinda Gates anunciou mudanças na política de publicação dos estudos científicos que patrocina. A partir de 2025, pesquisadores financiados pela instituição serão obrigados a publicar seus resultados em repositórios de preprints – o preprint é uma versão preliminar de um artigo científico cujo conteúdo ainda não foi avaliado e validado por especialistas. Um dos objetivos é acelerar a disseminação do conhecimento, em um tipo de estratégia que ganhou fôlego durante a pandemia, quando havia urgência na difusão de estudos sobre a Covid-19. Mas a nova política busca promover mudanças mais profundas na comunicação da ciência. Também em 2025, a fundação deixará de financiar taxas de processamento de artigos (APC), cobradas por revistas científicas para publicar estudos e disponibilizá-los em acesso aberto na internet.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - abr. 2024

A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou mudanças na política de publicação dos estudos científicos que patrocina. A partir de 2025, pesquisadores financiados pela instituição serão obrigados a publicar seus resultados em repositórios de preprints – o preprint é uma versão preliminar de um artigo científico cujo conteúdo ainda não foi avaliado e validado por especialistas. Um dos objetivos é acelerar a disseminação do conhecimento, em um tipo de estratégia que ganhou fôlego durante a pandemia, quando havia urgência na difusão de estudos sobre a Covid-19. Mas a nova política busca promover mudanças mais profundas na comunicação da ciência. Também em 2025, a fundação deixará de financiar taxas de processamento de artigos (APC), cobradas por revistas científicas para publicar estudos e disponibilizá-los em acesso aberto na internet.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abr. 2024

Conheça o Portal da Escrita Científica


Este Portal é um espaço organizado pela comunidade do Campus da USP em São Carlos interessada em motivar, informar e aprimorar a investigação científica de alto nível em todas as áreas do conhecimento. A motivação principal foi reunir material e ferramentas compilados e produzidos em várias iniciativas de pesquisadores do Campus, que reconhecem a necessidade de aprimorar o processo de formação de pesquisadores no Brasil. O Portal é um repositório de informações relacionadas a Projetos, Metodologia, Gestão, Escrita e Editoração de Artigos Científicos, e deve servir de guia a alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar suas habilidades na área. Fornece também conexões a outras fontes de material para a escrita e tópicos relacionados.   Saiba mais.   Fonte: Portal da Escrita Científica - abril 2024

Professores do CENA ministram Curso de Análise de Dados com R

Durante os dias 15 a 19 de abril de 2024, os professores Deoclecio Jardim Amorim e Eduardo Mariano ministraram o curso de extensão “Análise de Dados com R” no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências agronômicas e ambientais com conhecimento básico em análise de dados, o curso teve alta demanda, com aproximadamente 100 inscritos. Contudo, apenas 25 participantes foram selecionados para esta oportunidade de capacitação. O programa do curso contemplou desde os conceitos fundamentais de estatística descritiva até técnicas avançadas de análise de dados, com o intuito de aprimorar as competências dos participantes na utilização da linguagem de programação R para análise de dados.   Saiba mais.   Fonte: CENA - 24/04/24

Estudantes do CENA participam da 2ª fase do 31º SIICUSP

No período de 03 a 05/04/2024, na Cidade Universitária, São Paulo, estudantes de graduação que se destacaram na 1ª fase do 31º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP realizado no Campus USP de Pirassununga-SP, em outubro/2023, foram selecionados e tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, no dia 03/04/2024, na 2ª fase do 31º SIICUSP – Etapa Internacional. Estudantes de universidades estrangeiras também participaram apresentando seus projetos. Estiveram apresentando seus trabalhos no evento do dia 03/04/2024, os estudantes: Beatriz Rodrigues Estevam (Orientador: Prof. Diego M.R. Pachón), Gabriel Toledo Marques (orientador: Pós-Doutor Tiago R. Tavares), Jéssica de Souza Aguiar, e Pedro Augusto Ratão de Carvalho (Orientador: Prof. Cassio H. Abreu Junior), Leandro Luis Lavandosque (Orientadora: Profa. Flávia Vischi Winck), Mário Lucas Medeiros Naval (Orientador: Prof. Plínio B. de Camargo), Natália Chittolina (Orientadora: Pesquisadora Colaboradora Clíssia B. da Silva Mastrangelo).   Saiba mais.   Fonte: CENA - 22/04/24

25 abril 2024

Fuga de cérebros: por que o interesse por cursos de mestrado e doutorado está caindo no Brasil?

Recentemente, informações veiculadas na proposta de Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), demonstraram que cerca de 25% dos cursos de mestrado oferecidos em 20 áreas do conhecimento (de um total de 49) tiveram demanda menor do que a oferta. Em relação ao doutorado, ao menos 12 áreas sentiram uma diminuição da procura que pode superar 30%. Desenvolvida pela Capes para o registro e acompanhamento dos programas de pós-graduação no país, a Plataforma Sucupira apontou uma ociosidade de 21% nas vagas de mestrado e 25% no doutorado em 2020. Nos anos seguintes, entre 2021 e 2022, registrou-se uma diminuição de mais 11% na quantidade de ingressantes. Os dados do PNPG mostram que o desinteresse tem sido mais intenso pelas engenharias, que tiveram uma baixa de aproximadamente 28% no número de novos pós-graduandos. Se em 2015 foram 12.551 ingressantes, em 2022 o número caiu para 9.090. A queda de ingressantes foi de 23% nas ciências agrárias, 14% nas biológicas, 12% nas exatas e da terra. Os números indicam que o viés de queda vem desde 2018.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 25/04/24

Transmissão

Saiba mais