30 janeiro 2025
CAPES divulga relação de eventos científicos a serem apoiados
29 janeiro 2025
Move La América terá bolsistas em 26 Unidades da Federação
27 janeiro 2025
Acesso aberto é apresentado à associação de editores
Coleção de ebooks Oxford está acessível na USP
Coleção de e-books da Cambridge tem acesso aberto na USP
37 revistas da Springer estão disponíveis na USP
24 janeiro 2025
Seja um autor da Série Produtor Rural
Você conhece o Directory of Open Access Books?
Governo federal quer criar um cadastro de diplomas de curso superior
O novo modelo da pós-graduação é o tema do primeiro boletim “Por Dentro da USP” de 2025
23 janeiro 2025
USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas do conhecimento
22 janeiro 2025
Especialistas analisam riscos e vantagens de usar IA para medir o desempenho de pesquisadores
Ferramentas de inteligência artificial (IA) poderiam executar tarefas em processos de avaliação científica que hoje são confiadas apenas a revisores humanos, propõe um estudo publicado em novembro no Journal of Informetrics. O objetivo do artigo, assinado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), era identificar critérios e atributos capazes de definir se um pesquisador será premiado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, distribuídas atualmente a cerca de 15 mil pesquisadores, oferecem uma complementação à remuneração que eles recebem em suas instituições como reconhecimento a sua produção destacada e ao trabalho de orientar estudantes. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP
21 janeiro 2025
Guia de indexação de conteúdos no Google Acadêmico 2025
20 janeiro 2025
ORCiD - Conectando pesquisa e pesquisadores
Cursos de Língua Inglesa para o 1º semestre de 2025 oferecidos pelo CEL-ESALQ
17 janeiro 2025
Office 365 está disponível para professores e alunos da USP
15 janeiro 2025
Universidades públicas de São Paulo criam modelo flexível na pós-graduação
Um novo modelo de pós-graduação vai ser testado a partir de 2025
em um programa-piloto que reúne seis universidades públicas no estado de São
Paulo. A ideia é de que os estudantes ingressem em mestrados estruturados de
forma bem mais flexível do que o padrão atual. Dependendo da instituição, no
primeiro ano do curso os alunos seguirão um currículo de caráter
interdisciplinar, com algumas matérias voltadas, por exemplo, ao empreendedorismo
e à solução de problemas da sociedade, e serão estimulados a se envolver em
atividades de extensão relacionadas a seu tema de pesquisa. Paralelamente, vão
elaborar o projeto de pesquisa e procurar um orientador – etapas que, no modelo
atual, ocorrem na maioria das vezes antes do ingresso. Encerrado esse ciclo de
12 meses, os estudantes serão avaliados por uma comissão e terão a oportunidade
de seguir diferentes trilhas. A depender do desempenho nas disciplinas e da
excelência do projeto de pesquisa apresentado, poderão fazer mais um ano de
curso, concluir sua dissertação e receber o título de mestre, como é o padrão,
ou então migrar para o doutorado e concluí-lo dali a quatro anos. Uma terceira
alternativa, caso o aproveitamento seja considerado insuficiente, é encerrar
esse percurso no final do primeiro ano e receber um diploma de especialização. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – jan. 2025