30 janeiro 2025

CAPES divulga relação de eventos científicos a serem apoiados

A CAPES divulgou o resultado final do Edital nº 22/2024, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). Serão apoiados 968 eventos distribuídos pelas 50 áreas de avaliação da CAPES. O montante total é de cerca de R$ 30 milhões. O documento, que traz os números das propostas, os nomes dos candidatos, a classificação, a área de avaliação do evento e os valores a serem repassados, foi publicado na quinta-feira, 16 de janeiro. Diversos tipos de organizações puderam concorrer. A seleção foi aberta para instituições de ensino superior, entidades de pesquisa científica e/ou tecnológica, associações ou sociedades científicas e/ou tecnológicas, bem como signatários de acordos de cooperação científica e/ou tecnológica que estejam vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Na análise de mérito, os eventos foram avaliados com o tamanho (pequeno, médio ou grande) e no porte (nacional ou internacional) e demais critérios estabelecidos em edital. A concessão foi determinada levando em consideração a disponibilidade orçamentária específica de cada área de avaliação para assegurar uma distribuição alinhada às prioridades estabelecidas pelo edital e ao impacto esperado.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 29/01/25

29 janeiro 2025

Move La América terá bolsistas em 26 Unidades da Federação

O Programa Move La América, criado pela CAPES para que estudantes de cursos de mestrado e doutorado de países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil, terá bolsistas em 25 estados e no Distrito Federal. Foram selecionados 1.423 candidatos que iniciarão suas atividades no primeiro semestre deste ano. O Rio de Janeiro receberá o maior número de intercambistas, 353, seguindo de São Paulo, 252, Rio Grande do Sul, 125, e Minas Gerais, com 120. Para estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, irão 393 pós-graduandos. Os mestrandos e doutorandos são de 16 países. O maior número vem da Argentina, com 694 bolsistas, seguida da Colômbia (289), México (150) e Chile (140). A relação dos aprovados e das instituições de ensino superior brasileira que receberão cada intercambista está disponível no site da CAPES. Os pós-graduandos foram selecionados pelo Edital nº 7/2024.   Saiba mais.   
Fonte: CAPES – 29/01/25

27 janeiro 2025

Acesso aberto é apresentado à associação de editores

A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, do Seminário da Associação de Editores Acadêmicos em Acesso Aberto (OASPA). Durante o evento, realizado de forma virtual, Denise apresentou um panorama sobre as iniciativas da Fundação voltadas para o fortalecimento da ciência aberta, destacando o 
Portal de Periódicos e o SciELO. A gestora ressaltou a importância da equidade no acesso à produção científica. A presidente detalhou o papel da CAPES como agência financiadora dos cursos de pós-graduação no Brasil, com mais de 7 mil cursos de mestrado e doutorado avaliados. Para ela, “a agência desempenha papel fundamental para a qualidade acadêmica e na expansão da pesquisa em todas as regiões do país”. Nesse sentido, a gestora ressaltou o investimento no acesso aberto à informação científica, para que pesquisadores tenham acesso à produção acadêmica mundial.   
Saiba mais.   Fonte: CAPES – 27/01/25

Coleção de ebooks Oxford está acessível na USP

As Coleções Oxford Handbooks Online e Oxford Scholarship Online estão disponíveis a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Oxford Handbooks Online – OHO – https://academic.oup.com/oxford-handbooks-online. Cada Oxford Handbook Online oferece uma pesquisa autorizada e de última geração sobre o pensamento e a pesquisa atuais. Ensaios especialmente encomendados de figuras internacionais líderes na disciplina fornecem um exame crítico do progresso e da direção dos debates, fornecendo a acadêmicos e alunos de pós-graduação novas perspectivas convincentes. De economia e política a literatura e filosofia, você pode descobrir mais de 1.000 Oxford Handbooks em uma ampla gama de assuntos nas áreas de humanidades, ciências sociais, ciências e direito. Com novos livros e artigos publicados on-line todo mês, você pode ter certeza de que está acessando as informações mais atuais de que precisa para sua pesquisa.  O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura e deve ser realizado via IP de endereço de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.   Saiba mais.   
Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

Coleção de e-books da Cambridge tem acesso aberto na USP

A Coleção Cambridge Books Online disponibiliza mais de 46.000 livros eletrônicos de programas de edição renomados no mundo, cobrindo assuntos de todas as disciplinas da ciência, tecnologia e medicina, assim como ciências sociais e humanas e o acesso é pela plataforma Cambridge Core. A Cambridge University Press é a divisão de publicação da Universidade de Cambridge, tradicional instituição de ensino superior pública que localiza-se na cidade de Cambridge (Reino Unido) e uma das principais instituições de pesquisa do mundo e vencedora de 81 prêmios Nobel. A Cambridge University Press está comprometida em disseminar conhecimento o mais amplamente possível em todo o mundo. Ela publica mais de 2.500 livros por ano para distribuição em mais de 200 países. Link para acesso: https://www.cambridge.org/core. O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura ou aquisição dessas coleções, a ser realizado via IP de endereço de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.   Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

37 revistas da Springer estão disponíveis na USP

Parte da coleção de periódicos da Springer acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP. São 37 títulos da Springer Nature que atendem a diversas linhas de pesquisa e ensino da Universidade, contemplando as áreas de: Administração, Astronomia, Biologia, Câncer, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Ecologia, Economia, Engenharia, Epidemiologia, Farmácia, Filosofia, Física, Genética, Hereditariedade, Imunologia, Literatura, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Política Internacional, Psicologia, Química, Saúde Pública e Zoologia.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

24 janeiro 2025

Seja um autor da Série Produtor Rural

A Série  Produtor  Rural  é  uma publicação  seriada  produzida pela Divisão  de  Biblioteca da  ESALQ para atender  as  demandas  por  conteúdos na  área  agrícola  com  linguagem simples  e  clara,  destinada especialmente  ao  pequeno  produtor rural  e/ou   agricultor  familiar. 
O projeto teve  início em 1997 com recursos da Fundação Kellog para suprir uma carência no setor, de publicações com temas que servissem de apoio ao agricultor, distribuídas por meio de associações  e  cooperativas. Durante o período de desenvolvimento foram produzidos 13 números com textos escritos por professores e pesquisadores da ESALQ e revisados por uma jornalista, de forma a tornar o texto mais simples, do ponto de vista da comunicação escrita.
O Projeto encerrou-se em 1998 e coube à Biblioteca da ESALQ dar continuidade a produção e edição de novos títulos, captando autores dentro dos quadros da Escola. Até esta data foram produzidos 98 títulos, sendo 13 números especiais. É possível adquirir a publicação impressa, ou baixar o arquivo pdf gratuitamente.
Quem pode publicar: Pesquisadores e docentes da ESALQ e CENA; alunos cujos textos serão revisados por orientadores ou quem o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão designar; demais pesquisadores, porém, com a chancela da Comissão de Cultura e Extensão que avaliará os textos.   Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ - 24/01/25


Você conhece o Directory of Open Access Books?

Directory of Open Access Books (DOAB) é uma plataforma que vem revolucionando o acesso ao conhecimento acadêmico por meio da disponibilização de milhares de livros revisados por pares de forma gratuita. Voltado para pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, o DOAB é gerido pela OAPEN Foundation, uma organização sem fins lucrativos, dedicada à promoção de publicações em acesso aberto. Com um catálogo de mais de 88.500 livros, a plataforma reúne obras de editoras acadêmicas reconhecidas pelo mercado editorial, garantindo a qualidade e a credibilidade científica dos seus conteúdos. Além disso, o DOAB oferece uma ampla variedade de temas, abrangendo áreas como ciências humanas, sociais, exatas, biológicas e tecnológicas. Outro ponto de destaque é a facilidade de navegação. O site permite que os usuários filtrem suas buscas por título, autor, editora, idioma ou assunto. O crescimento do DOAB reflete uma tendência mundial em direção à abertura e à transparência no universo acadêmico, por meio da geração de soluções para uma educação mais acessível e inclusiva. Gostou desta dica? Para acessar o acervo, basta visitar o site oficial da plataforma em www.doabooks.org.   
Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ – 24/01/25

Governo federal quer criar um cadastro de diplomas de curso superior

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o cadastro de diplomas de curso superior. O projeto de lei determina a criação de um cadastro nacional com informações sobre diplomas de cursos de graduação e pós-graduação registrados pelas instituições de ensino superior do País. O deputado Lucas Ramos é o autor do projeto de lei 1927/2023, que agora deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para ser votado pelo Plenário da Câmara. Marcos Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da USP, acredita nessa validação de diplomas. “Parece uma iniciativa muito positiva, muito importante. Neste momento ela é restrita ao âmbito federal, mas ela traz aí uma contribuição relevante para qualquer pessoa, para qualquer empregador, para qualquer entidade que queira verificar a validade ou não de um diploma de graduação emitido em todo o território nacional. Então isso é especialmente importante para que nós evitemos fraudes. Esse registro e a possibilidade de consulta a um registro centralizado, isso evitaria esse processo. Antes de qualquer contratação, por exemplo, o empregador, seja uma entidade pública ou privada, teria possibilidade de verificar se aquele diploma foi emitido e se aquele registro é válido”, argumenta Neira.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/01/25

O novo modelo da pós-graduação é o tema do primeiro boletim “Por Dentro da USP” de 2025

O convidado deste primeiro boletim Por Dentro da USP de 2025 é o pró-reitor de pós-graduação da USP, Rodrigo Calado, que fala sobre o protocolo de intenções assinado entre a Universidade, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para incentivar os cursos de mestrado e de doutorado da Universidade a adotarem mudanças que possibilitarão uma pós-graduação mais atrativa, diversificada e compatível com as demandas da sociedade. O documento também inclui as outras universidades públicas de São Paulo além da USP: a Unesp, a Unicamp, a Universidade Federal de São Paulo, a Universidade Federal do ABC e a Universidade Federal de São Carlos. “A ideia deste novo modelo é poder incentivar e valorizar as duas modalidades de pós-graduação que nós temos, o mestrado e o doutorado”, considera o pró-reitor. Segundo ele, “o mestrado e o doutorado têm objetivos distintos. Enquanto o mestrado tem o objetivo de aprofundamento do conhecimento, o doutorado é a formação para a pesquisa científica”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/01/25

23 janeiro 2025

USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas do conhecimento

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou hoje, dia 22 de janeiro, o THE World University Rankings by Subject 2025, que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento. Das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição). As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas, só perdem em Ciências da Computação e em Medicina e Saúde, que são lideradas pela Universidade de Oxford. A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foram as instituições que conquistaram mais áreas, três cada. Nesta sétima edição, o THE by Subject atualizou sua metodologia, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 22/01/25

22 janeiro 2025

Especialistas analisam riscos e vantagens de usar IA para medir o desempenho de pesquisadores

Ferramentas de inteligência artificial (IA) poderiam executar tarefas em processos de avaliação científica que hoje são confiadas apenas a revisores humanos, propõe um estudo publicado em novembro no Journal of Informetrics. O objetivo do artigo, assinado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), era identificar critérios e atributos capazes de definir se um pesquisador será premiado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, distribuídas atualmente a cerca de 15 mil pesquisadores, oferecem uma complementação à remuneração que eles recebem em suas instituições como reconhecimento a sua produção destacada e ao trabalho de orientar estudantes.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP 


21 janeiro 2025

Guia de indexação de conteúdos no Google Acadêmico 2025

Este Guia foi escrito para todos que gostariam que seus artigos fossem incluídos adequadamente nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico (Google Scholar). Ler este guia é importante para autores, pesquisadores, editores, gestores de Repositórios, Portais, Bibliotecas Digitais e bibliotecários. Informações técnicas detalhadas são úteis se você estiver tentando corrigir um erro na indexação do seu próprio site, acompanhar a atualização de registros de suas publicações ou se precisar ter certeza de que seu produto de hospedagem de artigos é compatível com os serviços de pesquisa do Google e do Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 21/01/25

20 janeiro 2025

Aplicativo móvel Bibliotecas USP

Saiba mais

ORCiD - Conectando pesquisa e pesquisadores

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como "0000-0002-0123-208X". Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.). Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos). Todo docente e pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado. Adicione também o seu número ORCiD ao DataUSP.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 20/01/25

Cursos de Língua Inglesa para o 1º semestre de 2025 oferecidos pelo CEL-ESALQ

Esta é a primeira chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 1º semestre de 2025, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ, favor divulgá-la aos professores, funcionários e alunos de pós-graduação e graduação do Campus “Luiz de Queiroz”. As aulas terão início no dia 24/02/25 e término previsto para o dia 04/07/25. Os alunos novos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição  online  com  nível de  conhecimento de  língua ao se submeterem-se a um pré-teste –
https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para o seguinte e-mail: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2024. E os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (69).   Saiba mais.   Fonte: CEL-ESALQ – 20/01/25 

17 janeiro 2025

Office 365 está disponível para professores e alunos da USP

Universidade de São Paulo (USP), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), oferece aos seus alunos acesso gratuito ao Microsoft Office 365. Este pacote de recursos inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Microsoft Teams, além de outras ferramentas de apoio acadêmico que permitem a criação, armazenamento e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações de forma muito fácil e intuitiva. Uma das principais vantagens do Office 365 é o acesso remoto aos programas, já que permite aos seus usuários o trabalho em grupo à distância, a qualquer hora e em variados dispositivos, tornando o desenvolvimento do documento de pesquisa mais eficiente e produtivo, de modo que as inserções e alterações feitas em um trabalho sejam atualizadas automaticamente nos outros dispositivos que possuem acesso ao documento compartilhado. Além disso, o Office 365 oferece segurança e privacidade, garantindo que os seus dados armazenados na nuvem estejam protegidos contra ameaças cibernéticas. Para ter acesso a esses benefícios, basta efetuar o cadastramento indicando o e-mail da USP (@usp.br) no seguinte site: Office 365 Education. Somente a versão online está disponível gratuitamente.   Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ – 17/01/25

15 janeiro 2025

Universidades públicas de São Paulo criam modelo flexível na pós-graduação

Um novo modelo de pós-graduação vai ser testado a partir de 2025 em um programa-piloto que reúne seis universidades públicas no estado de São Paulo. A ideia é de que os estudantes ingressem em mestrados estruturados de forma bem mais flexível do que o padrão atual. Dependendo da instituição, no primeiro ano do curso os alunos seguirão um currículo de caráter interdisciplinar, com algumas matérias voltadas, por exemplo, ao empreendedorismo e à solução de problemas da sociedade, e serão estimulados a se envolver em atividades de extensão relacionadas a seu tema de pesquisa. Paralelamente, vão elaborar o projeto de pesquisa e procurar um orientador – etapas que, no modelo atual, ocorrem na maioria das vezes antes do ingresso. Encerrado esse ciclo de 12 meses, os estudantes serão avaliados por uma comissão e terão a oportunidade de seguir diferentes trilhas. A depender do desempenho nas disciplinas e da excelência do projeto de pesquisa apresentado, poderão fazer mais um ano de curso, concluir sua dissertação e receber o título de mestre, como é o padrão, ou então migrar para o doutorado e concluí-lo dali a quatro anos. Uma terceira alternativa, caso o aproveitamento seja considerado insuficiente, é encerrar esse percurso no final do primeiro ano e receber um diploma de especialização.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jan. 2025


USP deverá ter novo centro internacional ligado a principal instituição na área de agricultura francesa

A partir do segundo semestre de 2025, a USP deverá contar com um novo centro internacional, com a inauguração de uma filial do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRAe, na sigla em francês), entidade pública científica francesa voltada para pesquisa na área de Agronomia, no campus da Universidade em Piracicaba.  “Este novo centro, que contará com financiamento da FAPESP, representa uma parceria importante com o INRAe, que é um dos principais financiadores de pesquisas na área de Agricultura na França. Sediado em Piracicaba, possibilitará o desenvolvimento de estudos de ponta com a ESALQ, que hoje é a principal colaboradora do INRAe no Brasil; com o Centro de Energia Nuclear em Agricultura (CENA); a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); e a FZEA, além de outras Unidades de Ensino e Pesquisa da USP que fazem pesquisa na área de alimentos, como a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)”, avalia o reitor da USP.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 14/01/25

Avaliação Quadrienal: o que muda na classificação de artigos

PodCAPES deste mês abordará as mudanças na Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação stricto sensu, que passam a valer no ciclo 2025 a 2028. O processo avaliativo focará na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes, falou com os repórteres Érica Cidade e Anderson Andrade e explicou, por exemplo, que a alteração dará mais visibilidade a pesquisadores que produzem bons artigos, mas têm dificuldade de publicar em periódicos considerados de melhor qualidade. Entre os vieses que o novo modelo tenta corrigir, está a desigualdade em relação às publicações científicas. Outros pontos também foram esclarecidos, como a influência da mudança nas pesquisas e a relação com o atual ciclo avaliativo. Esta edição do PodCAPES, bem como as anteriores, pode ser acessada no YouTube, no Spotify, na Amazon Music e no Google Cast  Fonte: CAPES – 13/01/25