11 fevereiro 2025

Atalho para doutorado em universidades paulistas divide pesquisadores

As seis universidades assinaram um contrato para o chamado PAPG (Plano de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP que, agora, está em fase de discussão para o financiamento. Segundo o pró-reitor de pós-graduação da universidade, Rodrigo Calado, houve uma consulta junto aos programas nas instituições paulistas que aderiram de forma voluntária à mudança. "De uma forma geral, a pós-graduação hoje no país não necessariamente atende aos interesses do estudante", afirma ele. A ideia é que, ao encurtar o tempo da pós, os alunos consigam ingressar no mercado de trabalho mais cedo -a idade média de titulação de doutores no país é de 38 anos, maior do que a de países ricos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 35 anos.   Saiba mais.   Fonte: Folha de S. Paulo - 10/02/25

06 fevereiro 2025

CAPES inicia pagamento de algumas bolsas pelo PIX

A CAPES iniciou, há alguns meses, testes para o pagamento das bolsas de pós-graduação e dos programas de formação de professores da educação básica por meio do PIX. A iniciativa, em fase experimental, está sendo implementada inicialmente para um grupo limitado de beneficiários, com o objetivo de avaliar a viabilidade do novo método de pagamento. A Fundação ressalta que, caso o bolsista receba alguma mensagem referente ao valor do pagamento pelo PIX, esse processo faz parte da validação da ferramenta, que tem o objetivo de agilizar o repasse do benefício para que o recebimento ocorra de forma imediata. Os demais bolsistas continuarão a receber os pagamentos como de costume, por meio dos métodos tradicionais, até que o processo de implementação do PIX seja expandido para todos. A CAPES reforça que o prazo de efetuar o pagamento até o quinto dia útil de cada mês continua mantido.   Fonte: CAPES – 06/02/25

05 fevereiro 2025

Treinamento SciVal voltado para a avaliação da CAPES

Com a aproximação da data de entrega dos dados (março/25) referente à avaliação quadrienal da Capes, a Elsevier vai promover um treinamento online sobre a plataforma SciVal voltado para a avaliação da Capes. Esse treinamento é aberto e será realizado no próximo dia 6 de fevereiro de 2025, a partir das 11h da manhã. Na ocasião, será apresentado o passo a passo para criar / replicar os Programas de Pós-Graduação PPGs como um grupo de pesquisadores no Scival  https://www.scival.com e fazer a auto avaliação do programa. Favor notar que a inscrição prévia é imprescindível.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 28/01/25


Treinamento SciVal voltado para a avaliação da CAPES
Data: 6 de fevereiro de 2025
Hora: 11h (duração do treinamento: 1h)
Link para inscrição: https://encurtador.com.br/OAZRn

Periódico eLife perde fator de impacto ao mudar modelo de revisão de seus artigos

A revista de acesso aberto eLife, especializada em artigos sobre ciências da vida, deixará de ter um fator de impacto (FI) a partir deste ano, depois de adotar um novo sistema de avaliação de trabalhos científicos. A empresa Clarivate, que divulga anualmente o FI de milhares de revistas com base em citações de seus artigos nos dois anos anteriores, decidiu retirar o periódico da próxima lista por considerar que ele não se enquadra nos padrões de uma publicação com revisão por pares. Em janeiro de 2023, a eLife passou a adotar um modelo em que artigos selecionados para serem avaliados são submetidos à análise de especialistas, mas não são “aceitos” ou “rejeitados”, como no sistema tradicional. Todos os trabalhos são publicados como “preprints revisados” (reviewed preprints) e as ressalvas apresentadas pelos avaliadores, mesmo se forem graves, são apresentadas conjuntamente com o paper, em uma espécie de revisão por pares pública.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – fev. 2025

Acordos transformativos Capes ACS e IEEE: publicação em acesso aberto

Os acordos transformativos são uma inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de acesso aberto (Open Access). Esses acordos são estratégicos para superar barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura e publicação. Os Acordos Transformativos propõem a concessão de isenção ou aplicação de descontos para autores para o pagamento de taxas de publicação de artigos tem sido uma prática cada vez mais frequente e adotada por grandes editoras científicas. Assim, promovem um sistema mais sustentável e acessível para a disseminação de pesquisas.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 05/02/25


04 fevereiro 2025

Com DeepSeek, chineses avançam no tabuleiro global das IAs

Assim como no xadrez, usado nas últimas décadas como referência para medir o avanço das inteligências artificiais, novas peças foram movimentadas no tabuleiro da disputa global entre IAs. No final de janeiro, a startup chinesa DeepSeek lançou um modelo que desafia diretamente a OpenAI e outras gigantes do setor, inaugurando uma nova fase da disputa tecnológica global. O DeepSeek se destaca não apenas pelo desempenho competitivo, mas pela sua eficiência em termos de custo e consumo de recursos. De acordo com o professor Fabio Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP, trata-se de um feito de engenharia, pois a startup chinesa conseguiu construir um sistema comparável aos melhores disponíveis no mercado, mas utilizando muito menos recursos computacionais. 
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/02/25

31 janeiro 2025

Pós-Graduação: Atualização das fichas de avaliação não muda indicadores

A CAPES publicou esta semana, em seu site, a atualização das 50 fichas utilizadas como instrumentos para a Avaliação Quadrienal 2021-2024. O processo avaliativo abrange cerca de quatro mil e seiscentos programas de pós-graduação stricto sensu, de cursos de mestrado e doutorado de todo o País. O número de fichas corresponde ao total de áreas de avaliação da CAPES. O documento é utilizado pelas comissões no processo avaliativo, que já tem definido o seu calendário de atividades para 2025 e 2026. Os indicadores de 2025 não foram alterados em relação às fichas utilizadas na Avaliação Quadrienal 2021, mas passaram por adequações para eliminar duplicidades e redundâncias, após análises das coordenações de áreas e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES. A medida teve como objetivo otimizar o uso das informações prestadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 31/01/25

30 janeiro 2025

Concurso Embrapa: como se preparar para a defesa de memorial e apresentação do projeto de pesquisa

Em dezembro de 2024, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou um novo concurso público com 1.027 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre cargos que possuem diferentes especialidades. Assim, muitos candidatos aguardam as avaliações do certame, como a defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa. De caráter classificatório, essa parte da seleção é voltada apenas ao cargo de Pesquisador. Conforme o edital de abertura do processo, as funções ofertadas contemplam diferentes níveis de escolaridade, como fundamental, médio/técnico e superior. Assim, os servidores contratados pela seleção permanecerão na unidade em que forem alocados, por um período mínimo de cinco anos. Quais são as etapas do concurso? Além da defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa, o processo é composto por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Os participantes para Pesquisador precisam passar por uma prova discursiva e uma avaliação de títulos. O exame discursivo também vale para algumas opções de Analista. Enquanto isso, os candidatos de algumas áreas de Técnico e Assistente devem fazer uma prova prática.   Saiba mais.   Fonte: Estadão – 30/01/25

CAPES divulga relação de eventos científicos a serem apoiados

A CAPES divulgou o resultado final do Edital nº 22/2024, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). Serão apoiados 968 eventos distribuídos pelas 50 áreas de avaliação da CAPES. O montante total é de cerca de R$ 30 milhões. O documento, que traz os números das propostas, os nomes dos candidatos, a classificação, a área de avaliação do evento e os valores a serem repassados, foi publicado na quinta-feira, 16 de janeiro. Diversos tipos de organizações puderam concorrer. A seleção foi aberta para instituições de ensino superior, entidades de pesquisa científica e/ou tecnológica, associações ou sociedades científicas e/ou tecnológicas, bem como signatários de acordos de cooperação científica e/ou tecnológica que estejam vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Na análise de mérito, os eventos foram avaliados com o tamanho (pequeno, médio ou grande) e no porte (nacional ou internacional) e demais critérios estabelecidos em edital. A concessão foi determinada levando em consideração a disponibilidade orçamentária específica de cada área de avaliação para assegurar uma distribuição alinhada às prioridades estabelecidas pelo edital e ao impacto esperado.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 29/01/25

29 janeiro 2025

Move La América terá bolsistas em 26 Unidades da Federação

O Programa Move La América, criado pela CAPES para que estudantes de cursos de mestrado e doutorado de países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil, terá bolsistas em 25 estados e no Distrito Federal. Foram selecionados 1.423 candidatos que iniciarão suas atividades no primeiro semestre deste ano. O Rio de Janeiro receberá o maior número de intercambistas, 353, seguindo de São Paulo, 252, Rio Grande do Sul, 125, e Minas Gerais, com 120. Para estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, irão 393 pós-graduandos. Os mestrandos e doutorandos são de 16 países. O maior número vem da Argentina, com 694 bolsistas, seguida da Colômbia (289), México (150) e Chile (140). A relação dos aprovados e das instituições de ensino superior brasileira que receberão cada intercambista está disponível no site da CAPES. Os pós-graduandos foram selecionados pelo Edital nº 7/2024.   Saiba mais.   
Fonte: CAPES – 29/01/25

27 janeiro 2025

Acesso aberto é apresentado à associação de editores

A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, do Seminário da Associação de Editores Acadêmicos em Acesso Aberto (OASPA). Durante o evento, realizado de forma virtual, Denise apresentou um panorama sobre as iniciativas da Fundação voltadas para o fortalecimento da ciência aberta, destacando o 
Portal de Periódicos e o SciELO. A gestora ressaltou a importância da equidade no acesso à produção científica. A presidente detalhou o papel da CAPES como agência financiadora dos cursos de pós-graduação no Brasil, com mais de 7 mil cursos de mestrado e doutorado avaliados. Para ela, “a agência desempenha papel fundamental para a qualidade acadêmica e na expansão da pesquisa em todas as regiões do país”. Nesse sentido, a gestora ressaltou o investimento no acesso aberto à informação científica, para que pesquisadores tenham acesso à produção acadêmica mundial.   
Saiba mais.   Fonte: CAPES – 27/01/25

Coleção de ebooks Oxford está acessível na USP

As Coleções Oxford Handbooks Online e Oxford Scholarship Online estão disponíveis a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Oxford Handbooks Online – OHO – https://academic.oup.com/oxford-handbooks-online. Cada Oxford Handbook Online oferece uma pesquisa autorizada e de última geração sobre o pensamento e a pesquisa atuais. Ensaios especialmente encomendados de figuras internacionais líderes na disciplina fornecem um exame crítico do progresso e da direção dos debates, fornecendo a acadêmicos e alunos de pós-graduação novas perspectivas convincentes. De economia e política a literatura e filosofia, você pode descobrir mais de 1.000 Oxford Handbooks em uma ampla gama de assuntos nas áreas de humanidades, ciências sociais, ciências e direito. Com novos livros e artigos publicados on-line todo mês, você pode ter certeza de que está acessando as informações mais atuais de que precisa para sua pesquisa.  O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura e deve ser realizado via IP de endereço de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.   Saiba mais.   
Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

Coleção de e-books da Cambridge tem acesso aberto na USP

A Coleção Cambridge Books Online disponibiliza mais de 46.000 livros eletrônicos de programas de edição renomados no mundo, cobrindo assuntos de todas as disciplinas da ciência, tecnologia e medicina, assim como ciências sociais e humanas e o acesso é pela plataforma Cambridge Core. A Cambridge University Press é a divisão de publicação da Universidade de Cambridge, tradicional instituição de ensino superior pública que localiza-se na cidade de Cambridge (Reino Unido) e uma das principais instituições de pesquisa do mundo e vencedora de 81 prêmios Nobel. A Cambridge University Press está comprometida em disseminar conhecimento o mais amplamente possível em todo o mundo. Ela publica mais de 2.500 livros por ano para distribuição em mais de 200 países. Link para acesso: https://www.cambridge.org/core. O acesso aos textos completos está condicionado à assinatura ou aquisição dessas coleções, a ser realizado via IP de endereço de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.   Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

37 revistas da Springer estão disponíveis na USP

Parte da coleção de periódicos da Springer acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP. São 37 títulos da Springer Nature que atendem a diversas linhas de pesquisa e ensino da Universidade, contemplando as áreas de: Administração, Astronomia, Biologia, Câncer, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Ecologia, Economia, Engenharia, Epidemiologia, Farmácia, Filosofia, Física, Genética, Hereditariedade, Imunologia, Literatura, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Política Internacional, Psicologia, Química, Saúde Pública e Zoologia.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 27/01/25

24 janeiro 2025

Seja um autor da Série Produtor Rural

A Série  Produtor  Rural  é  uma publicação  seriada  produzida pela Divisão  de  Biblioteca da  ESALQ para atender  as  demandas  por  conteúdos na  área  agrícola  com  linguagem simples  e  clara,  destinada especialmente  ao  pequeno  produtor rural  e/ou   agricultor  familiar. 
O projeto teve  início em 1997 com recursos da Fundação Kellog para suprir uma carência no setor, de publicações com temas que servissem de apoio ao agricultor, distribuídas por meio de associações  e  cooperativas. Durante o período de desenvolvimento foram produzidos 13 números com textos escritos por professores e pesquisadores da ESALQ e revisados por uma jornalista, de forma a tornar o texto mais simples, do ponto de vista da comunicação escrita.
O Projeto encerrou-se em 1998 e coube à Biblioteca da ESALQ dar continuidade a produção e edição de novos títulos, captando autores dentro dos quadros da Escola. Até esta data foram produzidos 98 títulos, sendo 13 números especiais. É possível adquirir a publicação impressa, ou baixar o arquivo pdf gratuitamente.
Quem pode publicar: Pesquisadores e docentes da ESALQ e CENA; alunos cujos textos serão revisados por orientadores ou quem o Presidente da Comissão de Cultura e Extensão designar; demais pesquisadores, porém, com a chancela da Comissão de Cultura e Extensão que avaliará os textos.   Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ - 24/01/25


Você conhece o Directory of Open Access Books?

Directory of Open Access Books (DOAB) é uma plataforma que vem revolucionando o acesso ao conhecimento acadêmico por meio da disponibilização de milhares de livros revisados por pares de forma gratuita. Voltado para pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, o DOAB é gerido pela OAPEN Foundation, uma organização sem fins lucrativos, dedicada à promoção de publicações em acesso aberto. Com um catálogo de mais de 88.500 livros, a plataforma reúne obras de editoras acadêmicas reconhecidas pelo mercado editorial, garantindo a qualidade e a credibilidade científica dos seus conteúdos. Além disso, o DOAB oferece uma ampla variedade de temas, abrangendo áreas como ciências humanas, sociais, exatas, biológicas e tecnológicas. Outro ponto de destaque é a facilidade de navegação. O site permite que os usuários filtrem suas buscas por título, autor, editora, idioma ou assunto. O crescimento do DOAB reflete uma tendência mundial em direção à abertura e à transparência no universo acadêmico, por meio da geração de soluções para uma educação mais acessível e inclusiva. Gostou desta dica? Para acessar o acervo, basta visitar o site oficial da plataforma em www.doabooks.org.   
Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ – 24/01/25

Governo federal quer criar um cadastro de diplomas de curso superior

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o cadastro de diplomas de curso superior. O projeto de lei determina a criação de um cadastro nacional com informações sobre diplomas de cursos de graduação e pós-graduação registrados pelas instituições de ensino superior do País. O deputado Lucas Ramos é o autor do projeto de lei 1927/2023, que agora deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para ser votado pelo Plenário da Câmara. Marcos Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da USP, acredita nessa validação de diplomas. “Parece uma iniciativa muito positiva, muito importante. Neste momento ela é restrita ao âmbito federal, mas ela traz aí uma contribuição relevante para qualquer pessoa, para qualquer empregador, para qualquer entidade que queira verificar a validade ou não de um diploma de graduação emitido em todo o território nacional. Então isso é especialmente importante para que nós evitemos fraudes. Esse registro e a possibilidade de consulta a um registro centralizado, isso evitaria esse processo. Antes de qualquer contratação, por exemplo, o empregador, seja uma entidade pública ou privada, teria possibilidade de verificar se aquele diploma foi emitido e se aquele registro é válido”, argumenta Neira.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/01/25

O novo modelo da pós-graduação é o tema do primeiro boletim “Por Dentro da USP” de 2025

O convidado deste primeiro boletim Por Dentro da USP de 2025 é o pró-reitor de pós-graduação da USP, Rodrigo Calado, que fala sobre o protocolo de intenções assinado entre a Universidade, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para incentivar os cursos de mestrado e de doutorado da Universidade a adotarem mudanças que possibilitarão uma pós-graduação mais atrativa, diversificada e compatível com as demandas da sociedade. O documento também inclui as outras universidades públicas de São Paulo além da USP: a Unesp, a Unicamp, a Universidade Federal de São Paulo, a Universidade Federal do ABC e a Universidade Federal de São Carlos. “A ideia deste novo modelo é poder incentivar e valorizar as duas modalidades de pós-graduação que nós temos, o mestrado e o doutorado”, considera o pró-reitor. Segundo ele, “o mestrado e o doutorado têm objetivos distintos. Enquanto o mestrado tem o objetivo de aprofundamento do conhecimento, o doutorado é a formação para a pesquisa científica”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/01/25

23 janeiro 2025

USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas do conhecimento

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou hoje, dia 22 de janeiro, o THE World University Rankings by Subject 2025, que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento. Das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição). As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas, só perdem em Ciências da Computação e em Medicina e Saúde, que são lideradas pela Universidade de Oxford. A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foram as instituições que conquistaram mais áreas, três cada. Nesta sétima edição, o THE by Subject atualizou sua metodologia, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 22/01/25

22 janeiro 2025

Especialistas analisam riscos e vantagens de usar IA para medir o desempenho de pesquisadores

Ferramentas de inteligência artificial (IA) poderiam executar tarefas em processos de avaliação científica que hoje são confiadas apenas a revisores humanos, propõe um estudo publicado em novembro no Journal of Informetrics. O objetivo do artigo, assinado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), era identificar critérios e atributos capazes de definir se um pesquisador será premiado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, distribuídas atualmente a cerca de 15 mil pesquisadores, oferecem uma complementação à remuneração que eles recebem em suas instituições como reconhecimento a sua produção destacada e ao trabalho de orientar estudantes.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP