A USP e o Centro Nacional de
Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) lançaram uma chamada conjunta de bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado para
atuarem em propostas de pesquisa científica colaborativa realizadas com
pesquisadores das duas instituições. A chamada concederá 20 bolsas de doutorado
no valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em
Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual
período. Também oferecerá dez bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil
mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado
da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Os pesquisadores
atuarão em projetos em colaboração, submetidos por pares de pesquisadores da
USP e do CNPEM, nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências
agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da
saúde. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 25/06/25
26 junho 2025
25 junho 2025
ABC divulga manifesto sobre compromisso ambiental e com os ODS
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária
dedicada à promoção da ciência como fundamento do progresso nacional, manifesta
sua preocupação com a tramitação do Projeto de Lei nº 2159/2021, que propõe
alterações na legislação sobre licenciamento ambiental. A aprovação apressada
de um projeto com impactos tão significativos, sem o devido debate com a
sociedade e a comunidade científica, compromete o futuro do País. A proposta,
em sua forma atual, enfraquece instrumentos essenciais de proteção ambiental
sob a falsa promessa de eficiência, ignorando evidências que demonstram os
riscos da degradação ambiental para os biomas, a segurança da população e o
desenvolvimento sustentável. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência – 25/06/25
24 junho 2025
Data: 25 de junho
Horário: 14h
Transmissão: www.youtube.com/ICMCTV
Saiba mais: https://encurtador.com.br/DDs69
Portal de Periódicos - Usuários têm até o dia 2 para sugerir temas de treinamentos
O Portal de Periódicos da
CAPES inicia o processo de organização dos próximos treinamentos. Para que os
temas abordados nas capacitações sejam de interesse de um público cada vez
maior, os usuários podem sugerir os assuntos. Nomes de convidados para as
palestras também podem ser indicados. O prazo para envio das sugestões vai até
2 de julho. Interessados devem encaminhar suas propostas para o e-mail periodicos@capes.gov.br. As capacitações são on-line,
gratuitas e interativas, abrangem todas as áreas do conhecimento, ensinam como
pesquisar no acervo e apresentam os serviços disponíveis no Portal de
Periódicos. Os treinamentos também abordam acesso aberto aos conteúdos e
critérios para publicação de artigos científicos. Fonte: CAPES – 24/06/25
Pós-graduação renovada
A Universidade de São Paulo
(USP) vai encurtar o caminho para o doutorado em 37 programas de
pós-graduação, a partir do segundo
semestre. Pela iniciativa, o estudante entrará no mestrado, fará o exame de
qualificação em um ano e, se for aprovado, poderá optar por concluir o mestrado
em mais um ano ou ir diretamente para o doutorado, com a previsão de conclusão
em quatro anos. Implementado na década de
1960, o modelo vigente tem um percurso com duração de até nove anos, o que
tende a afastar os talentos da pesquisa. Por isso, a ideia não é somente
diminuir a duração dos cursos, mas despertar o interesse dos jovens pela
ciência, além de oferecer uma formação que atenda às demandas da academia e
também às da sociedade. Essa formação acelerada de modo algum
significará queda de qualidade. Só puderam aderir à iniciativa cursos de
excelência, com nota 6 ou 7, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estão entre eles Agronomia, em Piracicaba;
Ciências da Computação, na capital e em São Carlos; e Genética, em Ribeirão
Preto. Essa seletividade mostra o compromisso da USP com a boa formação e ainda
serve de antídoto a críticas infundadas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25
USP é a universidade brasileira que mais contribui para os ODS da ONU
A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada
no THE University Impact Ranking, que avalia como as
universidades do mundo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de
pesquisa, divulgação e governança. A USP ocupa a posição 101-200, na qual se
mantém estável desde 2023. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, pela
consultoria britânica Times Higher Education (THE). A avaliação leva em conta o
comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades,
contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como
inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e
crescimento econômico. Nesta edição, 2.526 universidades de mais de 130 países
participaram da avaliação. O desempenho das instituições é avaliado de acordo
com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP
– 23/06/25
USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial da QS
A USP é a universidade brasileira mais bem classificada no QS World University Ranking 2026, ocupando a 108ª
colocação. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em
ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8.400 mil
universidades (2 mil a mais do que a edição do ano passado) e classificou as
1.501 melhores instituições de 106 países. O QS é um dos principais rankings
universitários do mundo e foi divulgado hoje, dia 18 de junho. Publicado desde
2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em
educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking
analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo
todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores:
reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para
estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo
docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional
de pesquisa. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 18/06/25
CAPES e Royal Society Publishing firmam novo acordo
A CAPES e a Royal Society Publishing (RSP)
assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos. Usuários de 260 instituições terão
acesso para leitura e publicação em dez periódicos da academia científica mais
antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde
novembro de 1660. Os títulos incluídos no acordo englobam áreas como Biologia,
Engenharias, Física e Matemática. São eles:
- Biology Letters
- Interface Focus
- Journal of The Royal Society Interface
- Notes and Records: the Royal Society Journal of the History of Science
- Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical,
Physical and Engineering Sciences
- Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences
- Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and
Engineering Sciences
- Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences
- Royal Society Open Science
- Open Biology
23 junho 2025
Abertura de inscrições para concursos públicos de Professor Doutor junto ao CENA-USP
Informamos a abertura de inscrições aos concursos públicos de títulos e provas para o provimento de 5 (cinco) cargos de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao CENA-USP nas seguintes áreas de conhecimento (1 cargo para cada área), e períodos de inscrições (horário de Brasília):
-
Ecologia Isotópica
das 8h do dia 27/06/2025 até às 17h do dia 25/09/2025
das 8h do dia 27/06/2025 até às 17h do dia 25/09/2025
- Radiocarbono e Estudos de Reconstituição Paleoambiental
das 8h do dia 01/07/2025 até às 17h do dia 29/09/2025
das 8h do dia 01/07/2025 até às 17h do dia 29/09/2025
-
Carbono e Gases do Efeito Estufa do Solo em Áreas Naturais dos Biomas
Brasileiros das 8h do dia 03/07/2025 até às 17h do dia 01/10/2025
-
Edição Genômica na Agricultura e no Ambiente
das 8h do dia 08/07/2025 até às 17h do dia 06/10/2025
das 8h do dia 08/07/2025 até às 17h do dia 06/10/2025
-
Eco-hidrologia - das 8h do dia 10/07/2025 até às 17h do dia 08/10/2025
Os
respectivos Editais estão disponíveis para consulta no site
http://www.cena.usp.br/oportunidades e as inscrições deverão ser feitas,
exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao
12 junho 2025
11 junho 2025
Colaborações científicas internacionais com a França
Estudos sobre a dinâmica da produção científica
indicam que colaborações entre autores de diferentes países aumentam a
quantidade de citações que recebem. Os gráficos abaixo mostram os números de
publicações científicas com
colaboração internacional2 para Brasil
e São Paulo, destacando a parcela das cooperações com a França. Em termos
relativos, tais colaborações são maiores para São Paulo do que para o Brasil ao
longo de todo o período, atingindo 11,7% e 10,6%, respectivamente, em 2024. Os
dados gerais mostram que 45,6% das publicações do Brasil com colaboração
internacional incluem autores originários de São Paulo. Essa proporção aumenta
para 51,8% quando se consideram apenas as publicações com coautores residentes
na França, indicando o importante papel deste país nas colaborações de São
Paulo. Sobre a relação entre colaborações internacionais e citações por
publicação, o gráfico abaixo mostra que os valores desse indicador são muito mais elevados quando se consideram
as parcerias entre domínios geográficos em comparação com os valores do
indicador para todas as publicações de cada país/região. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025
CAPES e editora de Química dobram número de instituições atendidas
A CAPES e o Chemical Abstract
Service (CAS), divisão da Sociedade Americana de Química (ACS em inglês)
especializada em gestão do conhecimento científico, renovaram o acordo para
acesso às publicações da editora no Portal de Periódicos.
Com o novo contrato, o número de instituições de ensino superior e pesquisa que
podem acessar ao conteúdo aumentou mais de 100%, passando de 110 para
234. O novo acordo, que também amplia o quantitativo de publicações
disponíveis a alunos, professores e pesquisadores, terá duração de cinco anos e
assegura o acesso a recursos interconectados para as ciências da vida. “Este
compromisso reforça uma visão compartilhada para acelerar a inovação no Brasil
e traduzir o conhecimento científico em benefícios para a sociedade”, destaca
Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação
Científica da Diretoria da CAPES de Programas e Bolsas no País. Saiba mais.
Fonte: CAPES – 10/06/25
10 junho 2025
USP e FAPESP levam tecnologias inovadoras para feira internacional de startups na França
No período de 11 a 14 de junho, a
USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) irão
participar da feira Internacional VivaTech, um dos
principais eventos de tecnologia e startups da Europa, para apresentar
tecnologias disruptivas nas áreas de saúde, agricultura, sustentabilidade,
clima, energia, meio ambiente, mobilidade e inteligência artificial produzidas
por seus pesquisadores. Em 2025, a VivaTech tem como
abordagem as novas fronteiras da inovação em termos de tecnologia dentro das
perspectivas econômica, geopolítica, social e ambiental. No ano passado, a
feira recebeu mais de 165 mil visitantes. Durante os quatro dias de realização
do evento, em um estande de 100 metros quadrados, startups e pesquisadores da
USP e da FAPESP terão a oportunidade de ampliar conexões estratégicas, aumentar
a visibilidade internacional de suas pesquisas e produtos e atrair novos
investidores, mostrando a competência brasileira na produção de ciência e da
inovação e na geração de soluções aplicadas de alto impacto para o
enfrentamento dos desafios globais da atualidade. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 06/06/25
Trial da Plataforma ImaChek está disponível na USP até o dia 8 de julho
Os esforços para
promover a integridade da pesquisa têm atraído muita atenção no meio acadêmico.
Embora soluções para detectar plágio em textos já existam há muitos anos, o uso
de um sistema automatizado dedicado à identificação de imagens manipuladas e duplicadas ainda
não é tão disseminado. Encontrar imagens reutilizadas e manipuladas não só
exige um nível considerável de conhecimento, como também é uma tarefa
trabalhosa, demorada e exaustiva, especialmente ao lidar com uma enorme coleção
de imagens. O ImaChek é a única solução capaz de detectar automaticamente imagens problemáticas em artigos científicos antes da fase de publicação. ImaChek
é um detector de similaridades e adulterações em imagens. A Plataforma, mantida
pela IGP Service Pte Ltd, funciona com as mais modernas tecnologias de análise
e comparação de imagens, trazendo de maneira precisa a segurança acerca da
integridade acadêmica das imagens que são usadas em trabalhos acadêmicos. Saiba mais.
Fonte: ABCD-USP – 09/06/25
A inteligência artificial ainda não está pronta para substituir os professores
Nesta sua participação para a Rádio e o Jornal da USP, o professor Glauco Arbix comenta a respeito do aumento do
uso da inteligência artificial na educação, conforme uma nova pesquisa que
acaba de sair sobre esse tema. Foram entrevistados milhares de estudantes de 16
países, de várias áreas do conhecimento, e o que se apurou é que mais de 85%
dos estudantes entrevistados, tanto da graduação quanto da pós, no mestrado e
doutorado, revelaram que se utilizam, de alguma maneira, do ChatGPT e seus
congêneres, e os usam das mais diferentes maneiras, seja para buscar
informação, seja como ferramenta para correção de gramática ou para fazer
resumo de documentos. Os estudantes pediram ajuda para usar essas plataformas,
pois percebem que podem melhorar seu desempenho ao usá-las. “Eles não sabem
fazer muito bem, às vezes eles não sabem distinguir o nível de precisão das
respostas. Eles pedem que as universidades os ajudem, mas pedem também que as
universidades ajudem os professores, porque percebem que os professores não
estão preparados para dialogar com eles, para conversar e para ajudá-los a
melhorar a sua aprendizagem.”
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 10/06/25
09 junho 2025
Pesquisadores usam inteligência artificial em tarefas acadêmicas
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa na
pesquisa ainda é limitado e se concentra principalmente em tarefas relacionadas
à escrita acadêmica, mas há uma percepção majoritária na comunidade científica
de que deve se tornar disseminado já nos próximos dois anos, de acordo com um
levantamento feito pela editora Wiley, com quase 5 mil pesquisadores de mais de
70 países, entre eles 143 do Brasil. “Há ampla aceitação de que a inteligência
artificial vai remodelar o campo da pesquisa”, disse à revista Nature Josh
Jarrett, vice-presidente da Wiley e responsável pela área de IA da empresa. Os
entrevistados opinaram se a IA já é capaz de superar os seres humanos em
atividades acadêmicas práticas. Mais da metade considerou que a tecnologia
produz, sim, resultados melhores do que as pessoas em encargos como mapear
possíveis colaboradores, gerar resumos ou conteúdos educacionais a partir de
artigos científicos, verificar a existência de plágio em textos, preencher
referências bibliográficas ou monitorar a publicação de artigos em áreas
determinadas.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025
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