A Biblioteca Virtual da Pearson é uma iniciativa pioneira no
mercado educacional de ebooks. Desde 2005, oferece uma plataforma de livros
digitais interativa, dinâmica e eficiente para as instituições de ensino que
desejam inserir a transformação digital no processo educativo e melhorar a
experiência dos estudantes. São diversas áreas de conhecimento, tais como:
administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação,
educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras. Com
uma plataforma acessível e interativa, a Biblioteca Virtual oferece conteúdos
abrangentes que enriquecem o conhecimento de estudantes e profissionais em uma
experiência de leitura dinâmica e eficaz. São mais de 17 mil ebooks disponíveis
para a comunidade da USP. O acesso é multiusuário e ilimitado mediante
login e senha específicos. Cadastre-se para ter acesso. Utilize seu e-mail
@usp.br. Saiba mais. Fonte: ABCD-USP – 05/09/25
05 setembro 2025
04 setembro 2025
USP vai encurtar caminho para o doutorado; saiba o que muda
A partir de
2025, a pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) vai ficar mais rápida e menos voltada para a academia. O estudante poderá
mudar diretamente para o doutorado depois de um ano de mestrado, o que deve
reduzir o tempo para se formar doutor, dos atuais cerca de nove anos para cinco
anos. “Pelo formato mais austero, hierarquizado, atualmente a
perspectiva é a de formação de professores para universidades, o que é ótimo.
Mas também há alunos que querem trabalhar na indústria, com inovação,
empreendedorismo, montar uma startup”, diz o pró-reitor de pós-graduação da
USP, Rodrigo Calado. “Precisamos oferecer também essas trilhas
formativas mais voltadas para a sociedade, para além da academia”, acrescenta.
Segundo ele, a ideia surgiu na USP e foi difundida para as outras instituições.
A reformulação dos programas também exige que haja um primeiro ano de curso
interdisciplinar, ou seja, que envolva outras áreas de conhecimento que não só
a que o aluno cursou na graduação. No fim deste primeiro ano do mestrado, os
estudantes farão um exame de qualificação e terão seu projeto de pesquisa
avaliado. Se aprovados, nesse momento poderão optar por seguir no mestrado
(para conclusão em um ano) ou convertê-lo em doutorado (para conclusão em até
quatro anos). Saiba mais. Fonte: Estadão – 04/09/25
02 setembro 2025
Aplicação do TOEFL-ITP no dia 27/09/25
O TOEFL ITP é um teste prático da
ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa
não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e
escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de
compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de
duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no
exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será
em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados
em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 27 de setembro de 2025 e as inscrições
poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 17/09/25. A comunidade
do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. Fonte: CEL-ESALQ - 02/09/25
Mapa em alta resolução reforça necessidade de agricultura que estoque mais carbono no solo
Acaba de ser disponibilizado para
consulta o primeiro mapa global de solos em alta resolução, elaborado por
pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP,
reunindo colaborações de 50 cientistas de todo o mundo. O mapeamento revela o
predomínio no planeta de solos arenosos, com pouca água e nutrientes, e que a
agricultura intensiva reduz o estoque de carbono no solo, influenciando as
emissões e as mudanças climáticas. A partir do levantamento, os pesquisadores
sugerem um maior uso de práticas de manejo sustentável para aumentar a
fertilidade e a retenção de carbono nos solos. O mapa está
publicado em uma plataforma digital de acesso aberto a todos os interessados e
os resultados do mapeamento são apresentados em artigo da revista The Innovation. A pesquisa foi coordenada pelos professores José
Alexandre Melo Demattê e Raul Roberto Poppiel do Departamento de Ciência do
Solo da ESALQ. Também
colaboraram os professores Quirijn de Jong van Lier, do Centro de Energia
Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba, e Márcio Rocha Francelino,
da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de uma ampla rede internacional
com mais de 50 cientistas. Saiba mais. Fonte:
Jornal da USP – 02/09/25
Sensores biodegradáveis em plantas acompanham em tempo real a saúde das lavouras
Sensores vestíveis biodegradáveis
para plantas, que permitem acompanhar em tempo real a saúde e as necessidades
das lavouras, são desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Física de São
Carlos (IFSC), em parceria com instituições científicas brasileiras.
Diferentemente dos métodos convencionais, que dependem de análises pontuais ou
de drones e câmeras, os sensores vestíveis são aplicados diretamente em folhas,
caules ou frutos, coletando continuamente dados sem prejudicar o crescimento
das plantas. Esta tecnologia, apontada pelo Fórum Econômico Mundial como uma
das dez mais promissoras para o futuro, pode monitorar desde níveis de
nutrientes, umidade e pH, até sinais de doenças, pragas e estresse hídrico. A
pesquisa é descrita em artigo da revista
científica Analytical Chemistry. O diferencial dessa tecnologia
está no uso de materiais biodegradáveis e sustentáveis, como polímeros
derivados do amido e da celulose, substituindo os plásticos tradicionais que
provocam degradação. Ou seja: além de ajudarem no manejo agrícola, os sensores
também reduzem a geração de resíduos tóxicos.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 01/09/25
Investimento de países de renda baixa e média em C&T alterou a geografia da ciência nos últimos 30 anos
Análise feita a partir da base de dados Elsevier Scopus aponta
uma profunda transformação na geografia da ciência ao longo dos últimos 30
anos. Enquanto em 1994 a larga maioria (87%) dos artigos publicados contava com
autores sediados em países de renda alta (HIC, na sigla em inglês), em 2024 a
maior parte (60%) foi assinada por cientistas residentes em países de renda
baixa e média (LMIC), como é o caso de Brasil, Índia, Rússia e China, entre
muitos outros. Essa base de dados abrange mais de 100 milhões de publicações de
mais de 7 mil editoras científicas de todo o mundo. O crescimento do número de
autores da China – que ultrapassou o dos Estados Unidos em 2015 – contribuiu
fortemente para esse movimento, e o estudo constata que várias outras nações
entre as de renda baixa e média tiveram participação relevante. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP – 02/09/25
29 agosto 2025
15 agosto 2025
3ª Edição Escola de Fisiologia e Nutrição de Plantas
Data: 26-27 de agosto de 2025
Local: Anfiteatro da Engenharia – ESALQ
Inscrições: encurtador.com.br/isqot
![]() |
Inscrições |
COMO PUBLICAR SEU ARTIGO EM ACESSO ABERTO,
SEM CUSTO, VIA ACORDO CAPES/WILEY
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 13h30 - 15h30
Inscrições: encurtador.com.br/zOw1S
14 agosto 2025
Oportunidade de bolsa TT-5 da FAPESP
Projeto
central:
Aplicação de tecnologias inovadoras associadas a radiações ionizantes, imagens
radiográficas e inteligência artificial na otimização da produção do
parasitoide Doryctobracon areolatus para o controle de
moscas-das-frutas.
Perfil procurado
Candidatos graduados;
Ou título de doutor na área do projeto;
Mínimo de 5 anos de experiência em pesquisa
ou área correlata.
Descrição
Início: 09/2025
Dedicação: 20 h/semana
Bolsa TT-5: R$
6.989,10
Duração: 12 meses
Contato
Envie currículo, histórico escolar e carta de
interesse para: piaui@cena.usp.br
Local
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia
(LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP
Prazo
Enviar inscrição até 20/08/25
Oportunidade de bolsa TT-2 da FAPESP
Projeto central: Aplicação de tecnologias inovadoras
associadas a radiações ionizantes, imagens radiográficas e inteligência
artificial na otimização da produção do parasitoide Doryctobracon
areolatus para o controle de moscas-das-frutas.
Alunos do último ano ou egressos do Nível Médio Técnico;
Sem reprovações no Histórico Escolar e sem vínculo empregatício;
Não acumular recebimento de bolsas.
Início: 09/2025
Duração: 12 meses
Envie currículo, histórico escolar e carta de interesse para: piaui@cena.usp.br
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia (LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP
Enviar inscrição até 20/08/2025
13 agosto 2025
Iniciação científica (PUB/USP) no Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA-USP
Estão abertas as inscrições para uma bolsa de Iniciação Científica (PUB/USP) – vertente pesquisa no projeto "Modelagem preditiva de isoscapes de delta-18O para rastreamento da origem da madeira na Amazônia: uso de aprendizado de máquina interpretável", no Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA-USP.
Requisitos:
Processo
seletivo: O processo seletivo será
mediante entrevista com o orientador.
Fonte:
ESALQNet – 13/08/25
- estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal;
- não é necessário conhecimento prévio em programação ou modelagem estatística — o mais importante é ter curiosidade científica, disposição para aprender e interesse em integrar diferentes áreas como ecologia, geotecnologia e ciência de dados;
- valorizamos alunos proativos, comprometidos e dispostos a explorar novas ferramentas para resolver problemas reais de rastreabilidade ambiental.
- Bolsa de iniciação científica;
- Uso da linguagem R;
- Integração entre campo, laboratório e modelagem.
Pearson Biblioteca Virtual: participe dos treinamentos
Já iniciamos o planejamento mensal de treinamentos da nossa Biblioteca Virtual e
gostaríamos muito da sua participação. Este é o momento para aprimorar as
estratégias de ensino-aprendizagem na sua instituição. Os treinamentos são
gratuitos, abordando as principais dúvidas sobre a plataforma
Biblioteca Virtual e do Painel BV Gestor. Link de acesso à BV Pearson na USP: https://plataforma. bvirtual.com.br/acesso/usp20.
Todas as pessoas responsáveis pela gestão e coordenação da
plataforma podem participar quantas vezes forem necessárias. Além disso, você pode
convidar os alunos da sua instituição para aprender como utilizar a BV. Marque na sua agenda: nos dias 19/08 e 21/08 teremos
as próximas sessões. Não deixe de participar,
acesse ou compartilhe o link da sessão exatamente no dia e
horário programados, escolha a sessão do seu interesse e assista ao vivo. Fonte: ABCD-USP – 12/08/25
Assinar:
Postagens (Atom)