03 outubro 2017

Ciclo de Seminários DVTEC - 2017

A Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares - DVTEC do CENA-USP, convida a todos para o Ciclo de Seminários 2017.  Confira  a programação do evento:

Palestrante: Prof. Paulo Massoni, IFSP Itapetininga 
Título: Aprendizagem: alimento para o cérebro 
Data: 6 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Profa. Maria Fernanda Giné, CENA-USP 
Título: Introdução dos métodos multi-elementares de análises químicas utilizando ICP-OES e ICP-MS no Brasil 
Data: 20 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Dean Hasterberg, University of  North Carolina 
Título: Phosphorus as mineral nutrient of plants: challenges and opportunities 
Data: 25 de outubro (quarta-feira) 
Horário: 16:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Paulo Trivelin, CENA-USP 
Título: Passado, presente e possibilidades futuras no uso de isótopos estáveis de elementos leves com uso da técnica de IRMS em pesquisas agronômicas no CENA 
Data: 9 de novembro (quinta-feira) 
Horário: 9:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas 

Palestrante: Dra. Luciana Oliveira, CENA-USP 
Título: Estratégias quimiométricas em análises em fluxo 
Data: 17 de novembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Elias Zagatto, CENA-USP 
Título: A importância da internacionalização nas atividades acadêmico-científicas
Data: 1 de dezembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas

02 outubro 2017

O Brasil da Internet das Coisas

Em um mundo cravejado por sensores conectados à internet, agricultores confiam a algoritmos a decisão sobre o momento de lançar no solo sementes e fertilizantes, equipamentos coletam sangue para exame e processam o diagnóstico rapidamente em uma nuvem computacional remota, vazamentos de água são detectados e corrigidos instantaneamente e indústrias monitoram a sua linha de produção em tempo real, reduzindo estoques ao mínimo e cortando custos de logística e de manutenção. Esse mundo, o da Internet das Coisas (IoT), migra velozmente dos laboratórios para a vida real em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido e é palpável também no Brasil, onde começa a ser visto como uma alternativa para enfrentar a dificuldade de aumentar a produtividade da economia ou as ineficiências do sistema de saúde.
Esse potencial é tangível no estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil”, feito por um consórcio de instituições sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em fase de conclusão, o trabalho custou R$ 10 milhões e traz o estado da arte da IoT em economias avançadas e emergentes. Foram realizadas entrevistas em dezenas de empresas, promovidos eventos para discussão, consideradas mais de 2 mil contribuições feitas de consultas públicas e mapeadas as aspirações do Brasil nessa fronteira tecnológica.
Como resultado, o documento aponta nichos tecnológicos e segmentos da economia em que o país teria mais capacidade de competir. Quatro ambientes foram identificados como prioritários para investimento: o agronegócio, a saúde, as cidades inteligentes e a indústria. “São setores em que já existem empresas consolidadas no Brasil e há boas oportunidades para desenvolver inovações”, afirma a engenheira Maria Luiza Carneiro da Cunha, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES e uma das coordenadoras do estudo, executado por um consórcio que reúne o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicacões (CPqD), a consultoria McKinsey e o escritório de advocacia Pereira Neto Macedo.   Leia mais: goo.gl/cCirMc

29 setembro 2017

Treinamentos online no uso do Portal de Periódicos

A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados de segunda a sexta, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail 
treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Springer Journals Archive oferece mais de mil periódicos multidisciplinares

O Portal de Periódicos da CAPES comporta um acervo de aproximadamente 39 mil títulos de revistas científicas. Um dos editores que compõem a biblioteca virtual é a Springer Nature e, entre os conteúdos da editora assinados pela CAPES, está a coleção Springer Journals Archive. Nesta coletânea, os usuários têm à disposição mais de 1.000 periódicos em texto completo.

A cobertura contempla várias áreas do conhecimento. Os arquivos da Springer Journals estão disponíveis por assunto, sendo que cada tema oferece entre 50 e 160 revistas científicas. A coleção é dividida pelos tópicos: Ciências Comportamentais; Ciências Biomédicas e da Vida; Negócios e Economia; Ciência da Química e dos Materiais; Ciência da Computação; Ciências da Terra e do Ambiente; Engenharias; Humanidades; Ciências Sociais e Direito; Matemática; Medicina; Física e Astronomia.

A disponibilidade de acesso é a partir de 1842. Assim como o Portal de Periódicos, a editora acredita que “o conhecimento científico do passado impulsiona a inovação do futuro” e que, por isso, é importante para pesquisadores ter acesso a qualquer momento e em qualquer lugar a artigos revolucionários de cientistas influentes. 

Além dos periódicos, outros arquivos são disponibilizados na plataforma SpringerLink. A base de dados oferece acesso a mais de 215 mil e-books, cerca de 42 mil protocolos, mais de 600 trabalhos de referência e 5.500 séries de livros, totalizando mais de 10 milhões de documentos científicos que cobrem uma vasta gama de disciplinas.

O conteúdo da coleção Springer Journals pode ser localizado pela opção Buscar base, via SpringerLink. Pela caixa de pesquisa Buscar periódico também é possível verificar títulos da editora – basta selecionar o editor/fornecedor Springer ou digitar o nome da publicação procurada.


"Meu espaço": serviço disponível para os usuários do Portal de Periódicos

O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que  permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas  já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos,  periódicos e bases de dados preferidos em 
um espaço virtual permanente.

O cadastro no “Meu espaço” é opcional, tendo login e senha. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.

É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço não interfere no tipo de acesso realizado
ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o “Meu Espaço”, o Portal de Periódicos disponibiliza como 
canal de atendimento ao usuário o e-mail periodicos@capes.gov.br.

28 setembro 2017

Fapesp anuncia novas normas para submissão de Projetos Temáticos

Propostas submetidas deverão incluir Plano de Gestão de Dados
A partir de 31 de outubro de 2017, todo Projeto Temático submetido à Fapesp deverá incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados. Este Plano é um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto irá produzir, como pretende disponibilizá-los e preservá-los.
A experiência mundial vem mostrando que, ao incluir a gestão de dados como parte integrante do planejamento de um projeto, os resultados se tornam mais visíveis, inclusive atraindo novas parcerias.
Há várias outras vantagens neste planejamento. Além de racionalizar recursos, facilita a reprodutibilidade da pesquisa e a promoção de novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento dos dados. Por todos esses motivos, cada vez mais a gestão adequada de dados vem sendo considerada parte essencial das boas práticas de pesquisa.
Trata-se de mais uma iniciativa da Fapesp para incentivar práticas que garantam o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico.
A página www.fapesp.br/gestaodedados especifica as diretrizes gerais para a redação de um Plano e fornece material adicional para auxiliar os pesquisadores a prepararem seus planos.
Função de pesquisador responsável e principal
Para cada um dos Pesquisadores Principais sugeridos, inclusive para o Pesquisador Responsável, será necessário descrever sucintamente suas responsabilidades no projeto, explicitando os desafios científicos e tecnológicos que se propõe a superar para atingir os objetivos, conforme consta na página http://fapesp.br/176#docs14.

Opção “Buscar periódico” do Portal da CAPES ganha upgrade

Uma das opções de pesquisa que o Portal de Periódicos da CAPES oferece aos usuários é a busca por revistas científica, por meio do link Buscar periódico. A página está prestes a passar por melhorias. “A atualização foi viabilizada principalmente devido à dificuldade de visualização das informações relacionadas à disponibilidade de acesso (período e editora)”, explica Katyusha Souza, bibliotecária do Portal.

As novas telas que ficarão visíveis trazem novidades. A opção de busca por palavra no título ou por ISSN agora serão no mesmo campo. A lista de resultados de busca permanece simples, mas agora inclui o ícone de acesso aberto. Para visualizar os detalhes de acesso, o usuário pode clicar na opção de visualizar a lista detalhada e checar todos os dados de disponibilidade em uma única tela.

Ao clicar no link do periódico, o usuário poderá visualizar outras informações da publicação (área do conhecimento e títulos alternativos), além do ícone para acessar a página do periódico. Será ainda possível, a partir da tela de resultados, clicar no link para acesso à revista científica que estará disponível.
Algumas funcionalidades serão mantidas: a inclusão de uma palavra no campo de busca ainda acionará a função de sugestão de títulos disponíveis e os filtros por área do conhecimento e editor/fornecedor também continuarão acessíveis para os pesquisadores.

Conteúdo da plataforma Reaxys passa por migração


Disponível desde 2012 no Portal de Periódicos, a base de dados Reaxys, que oferece informações sobre substâncias, reações químicas e patentes, anunciou que o conteúdo ganhou uma nova plataforma. A mudança teve início em 2016 e conta com várias melhorias. A interface passou por atualização, tornando o recurso mais simplificado para facilitar a busca de informações.


Os usuários contam agora com maior acessibilidade aos dados – as capacidades inteligentes de pesquisa de palavras-chave e de texto permite o acesso imediato a fatos químicos na literatura. Além disso, o conteúdo será ampliado e serão incluídas patentes asiáticas de escritórios da China, do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan.

Até dezembro de 2017, os usuários podem consultar o conteúdo referencial das duas ferramentas Reaxys – a antiga e a nova. “Ainda estamos trabalhando na nova base Reaxys (Reaxys 2), por isso atualmente estamos com as duas versões online. Queremos que a migração seja feita de maneira suave para reduzir o impacto aos usuários”, declara a gerente de vendas de soluções da Elsevier Clara Maciel Cavalcanti. 

Para acessar o conteúdo da Reaxys, entre na opção Buscar base do Portal. As duas versões aparecerão no resultado da pesquisa. Entretanto, a página antiga contém um link no cabeçalho com o texto “New Reaxys”, que direciona para o site em fase de migração.

Finding relevant information at the point of need

"What if researchers — particularly those new to certain disciplines or to research itself — could have a Wikipedia-like experience that was streamlined and trusted?" This is the question that led two neuroscientists on a fascinating journey to improve literature search, from exploring users' needs to applying cutting edge technologies. 

Students in an introductory and a higher-level class were assessed to determine where they were doing their research, their comfort level with reading reviews and primary literature, how frequently they came across unfamiliar terms, and how they handled cases where they needed additional clarity. Then they were provided the beta version of ScienceDirect Topics, an enhancement to the database that provides links within journal articles to 80,000+ topic pages with citable and trusted definitions that are contextualized within a discipline.
Did it make a difference? Find out by attending the Library Connect webinar:
Literature search on a connected path
Friday, September 29, 2017
11:00 a.m. to 12:00 p.m. EDT (16:00-17:00 BST, 17:00-18:00 CEST)
Register

Elsevier launches ScienceDirect Topics

Elsevier, the information analytics business specializing in science and health, announces the launch of ScienceDirect Topics; a free layer of content which provides a quick snapshot of definitions, terms and excerpts on scientific topics, built on Elsevier’s highly trusted book content. 

Research is becoming increasingly multi-disciplinary, requiring researchers and scientists to quickly come up to speed on topics outside their core scientific discipline. The time it takes to get up to speed on an ever expanding corpus of scientific topics impacts their productivity and workflow. ScienceDirect, Elsevier’s leading platform of peer-reviewed scholarly literature, has created these innovative new Topics pages and made it available for free to address these needs.

Researchers and scientists can access these pages directly from hyperlinked key terms in journal articles, or via searching on the site, to learn quickly about a topic without disrupting their research workflow. Science Direct Topics help researchers to quickly build their understanding of a scientific topic, learn and interpret scientific concepts and enhance their knowledge base across multiple disciplines quickly and efficiently, thereby improving their productivity.

Previously, researchers would have had to leave the site, open up a search engine and spend time trying to find the right and trusted information. Not anymore. Our new technology enables researchers to access these references and knowledge quickly, easily and at the point of need.

ScienceDirect Topics will provide researchers with:
     - Quick Definitions – a short definition to explain a particular scientific topic or term.
     - Related Terms – for those that want to explore interdisciplinary areas further.
   - Relevant Excerpts – comprehensive overviews on a topic, users can then explore further and decide to read relevant chapters in Elsevier books.

ScienceDirect Topics enhances user experience, as it integrates books and journals content seamlessly through machine reading. By adding this free layer of content which is discoverable via the site and search engines, we increase comprehension and interpretation of journal content while at the same time increasing the discoverability of thousands of relevant books.
ScienceDirect Topics indexes 80,000 pages on Life Sciences, Biomedical Sciences and Neuroscience on search engines. This provides researchers, students and anyone interested in specific scientific topics with a free layer of information.

27 setembro 2017

CAPES adota identificador digital para inscrição em programas internacionais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) solicitará, dos candidatos a bolsas e financiamentos de seus programas internacionais, um código de cadastro na ORCID (Open Research and Contributors Identification, ou Identificação Aberta de Pesquisa e Colaboradores).

Gratuito, o número ORCID é um “nome” digital permanente para identificação de pesquisadores. O código tem 16 dígitos e é único para cada pessoa. Essa característica impede ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições. Seu funcionamento é semelhante ao Digital Object Identifier (DOI), código para objetos como artigos científicos, teses e dissertações.

A adoção do código é uma tendência mundial das organizações ligadas a pesquisa. Em 2015, um grupo de grandes editoras científicas passou a exigir o código no processo de submissão de artigos científicos. Isso é possível porque o identificador pode ser utilizado para inscrição em processos seletivos e submissão de trabalhos em periódicos acadêmicos em diversas plataformas.

Quem se inscreve na ORCID, além de receber o código, conta com um espaço para construir um perfil de sua produção e sua trajetória profissional, semelhante a um currículo.

Com a adoção do identificador, a CAPES pretende aperfeiçoar requisitos de seleção e a avaliação de resultados dos programas. “Queremos acompanhar a evolução acadêmica daqueles que recebem apoio financeiro. Por meio do identificador ORCID, conseguimos relacionar pesquisadores a seus trabalhos de modo confiável, de maneira a ter uma ideia mais precisa da eficácia de nossas ações”, explica a diretora de Relações Internacionais da Capes, Concepta Mcmanus.

No entanto, a inscrição no ORCID não vai substituir o Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também é exigido nas candidaturas aos programas internacionais da CAPES.

ORCID
Organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, a Open Research and Contributors Identification(ORCID) foi criada em 2010 por organizações envolvidas em pesquisa, como universidades, laboratórios, empresas e editoras científicas, com o objetivo de criar um identificador permanente que torne possível relacionar de maneira confiável pesquisadores a suas contribuições e afiliações institucionais.

Em outubro de 2012, a ORCID lançou seu identificador, o qual, segundo a própria organização, atualmente contabiliza mais de 3 milhões de registros. No ano de 2016, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi a primeira instituição brasileira a se tornar membro da ORCID, seguida pelas Universidades de São Paulo (USP), e Estadual de Campinas (Unicamp).

Nova ferramenta de métrica auxilia os usuários a localizar títulos mais citados

As métricas CiteScore – um novo padrão para medir o impacto da citação em série – estão disponíveis gratuitamente para mais de 22.600 títulos na plataforma Scopus, da editora Elsevier. A base de dados compõe o acervo do Portal de Periódicos da CAPES. 


O CiteScore calcula as citações de todos os documentos no primeiro ano para os documentos publicados nos três anos anteriores para um título. Por exemplo: para calcular um valor de 2015, o CiteScore conta as citações recebidas em 2015 para os documentos publicados em 2012, 2013 e 2014. Este número é dividido pela quantidade de documentos indexados no Scopus, publicados em 2012, 2013 e 2014.


As métricas são encontradas no próprio Scopus, na seção Sources. Os dados de 2016 já estão disponíveis para acesso. De acordo com os registros mais recentes, as dez revistas científicas com maior quantidade de citações são:


1. PLoS ONE 
2. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS)
3. Nature
4. Journal of the American Chemical Society
5. Science
6. Nature Communications
7. Angewandte Chemie - International Edition
8. Scientific Reports
9. New England Journal of Medicine
10. RSC Advances

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a todos os títulos elencados acima. Além do recurso utilizado para chegar à lista supracitada (Citations 2016), dentro da ferramenta há outras opções de filtros para verificar a colocação das publicações, além de ser possível refinar as revistas científicas por área, título e ano.

Plataforma de resumos e citações reúne mais de 60 milhões de registros

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES encontram no acervo da biblioteca virtual a plataforma multidisciplinar Scopus, da editora Elsevier. Trata-se de uma ferramenta de grande utilidade para toda a comunidade acadêmica, incluindo pesquisadores, graduandos, docentes, pós-graduandos e bibliotecários que visam sempre ampliar e melhorar pesquisas e trabalhos científicos.

A Scopus cobre as áreas de Ciências Sociais, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas com resumos e citações de diversos tipos de arquivos. De acordo com o site da editora, o conteúdo inclui cerca de 130 mil livros (sendo que aproximadamente 10 mil títulos são incluídos por ano) e mais de 60 milhões de registros, que incluem periódicos revisados por pares, publicações comerciais e articles-in-press (ou seja, que foram aceitos para publicação) de grandes editoras internacionais, como Cambridge University Press, Springer Nature e Wiley.

Na base, também é possível localizar mais de quatro mil publicações de acesso aberto, anais de conferências, páginas da web com conteúdos científicos e patentes de escritórios. O usuário ainda pode utilizar ferramentas de apoio à análise de resultados (bibliometria), como identificação de autores e filiações, análise de citações, análise de publicações e índice H. A plataforma é atualizada diariamente e conta com recursos que auxiliam o pesquisador nas buscas, tais como criação de alertas (que podem ser criados e administrados de acordo com a frequência desejada) e listas (para armazenar documentos durante a sessão de busca).

A área de Materiais didáticos do Portal de Periódicos abriga dois documentos sobre a Scopus para que os usuários aprofundem o conhecimento sobre a base e esclareçam dúvidas: um guia rápido e um guia completo. Os arquivos oferecem informações sobre tipos de busca, forma de selecionar alertas e feeds, opções de exportação dos resultados, quantidade e tipos de publicações disponíveis, diferenciais do conteúdo, entre outros pontos.

Para explorar os recursos da plataforma Scopus, acesse a opção Buscar base do Portal de Periódicos.

Nature.com passa por atualizações

A Nature – que se uniu em 2015 à Springer, compondo agora a Springer Nature – anunciou que está promovendo melhorias gradativas em seus produtos, em busca de desenvolver uma infraestrutura que combine características das duas marcas e garanta a qualidade do acesso para os usuários. Vários conteúdos da editora podem ser encontrados no acervo do Portal de Periódicos da CAPES.

“Temos trabalhado arduamente para desenvolver um site atualizado para a nature.com, com o objetivo de disponibilizar nossos periódicos em uma plataforma moderna e que atenda às necessidades de usuários, autores e editores”, anunciou a Springer Nature. De acordo com a marca, alguns títulos já estão na nova plataforma (como o Nature Astronomy e o Nature Ecology and Evolution). Durante o período de mudança, os links não serão alterados e o acesso não deve ser interrompido. Nos próximos meses, as outras revistas científicas também passarão pelo processo de migração.

Segundo a Springer Nature, além do upgrade no design, que otimiza a experiência de navegação, a plataforma oferece outras vantagens para o usuário: nova funcionalidade em páginas de artigos, proporcionando a possibilidade de alternar rapidamente as seções ou visualizar figuras ao lado de texto; capacidade aprimorada de destacar artigos de interesse ou anúncios na página inicial da publicação; integração de métricas e oportunidade de exibir os artigos mais buscados na página inicial do periódico.


Pelo Portal de Periódicos, os usuários podem localizar os conteúdos disponíveis pela opção Buscar base (utilizando como palavras-chave os nomes da editora separadamente: Springer ou Nature). Também é possível pesquisar diretamente as publicações no link Buscar periódico.


Conteúdos da Thomson Reuters são adquiridos pela Clarivate Analytics

A editora Thomson Reuters, parceira do Portal de Periódicos da CAPES desde 2004, está passando por mudanças. Alguns conteúdos da editora foram adquiridos pela marca Clarivate Analytics. Apesar da aquisição, todos os conteúdos assinados pela CAPES (Web of Science, Derwent World Patents Index, Journal Citation Reports e Integrity) serão mantidos e atualizados conforme o padrão já conhecido pelos usuários.

O lançamento da nova marca foi realizado em janeiro de 2017, mas a previsão para transição efetiva é até outubro. A Clarivate Analytics acelera o ritmo da inovação, fornecendo informações e análises confiáveis aos usuários e permitindo que eles descubram, protejam e comercializem novas ideias mais rapidamente. Dessa forma, a qualidade do conteúdo oferecido segue em expansão, assim como a Thomson Reuters sempre garantiu à comunidade acadêmica.

Durante o período de mudanças, a interface dos conteúdos passará gradativamente por modificações. Em algumas plataformas, como Web of Science e Integrity, já é possível visualizar a identidade visual da Clarivate. Pelo Portal de Periódicos, os usuários encontram as plataformas listadas abaixo. Para acessá-las, é necessário entrar na opção Buscar base e digitar o nome da ferramenta.

Web of Science
Permite a análise do conteúdo de mais de 12.700 revistas científicas de ampla influência no mundo, por sua qualidade em todas as áreas do conhecimento. Mediante acesso a dados bibliográficos completos e curados para os campos de autores, suas afiliações, suas referências citadas e fontes de financiamento, a plataforma garante a análise do “estado da arte” em qualquer âmbito da ciência. 

Por meio da parceria entre Web of Science e Google Scholar, o usuário tem a possibilidade de ter acesso a textos completos nesse buscador. As ferramentas de análise contemplam todos os campos bibliográficos, permitindo refinar buscas e ordenar os resultados para destacar contagem de citações, contagem de utilização na base ou calcular o índice H.

Journal Citation Reports (JCR)
A base estatística JCR é um recurso que permite avaliar e comparar  revistas científicas utilizando dados de citações extraídos da Web of Science. Além de calcular o Fator de Impacto oficial e do ranking do título dentro de sua categoria, a plataforma permite visualizar indicadores de repercussão ou de longevidade no impacto de uma revista científica. Permite aos pesquisadores fundamentar suas decisões de submissões de manuscritos e recomendações para aquisição de periódicos.

O JCR avalia títulos de mais de cinco mil editores e cerca de 200 disciplinas de ciências exatas, naturais e sociais de mais de 100 países. É possível verificar estatística de citações desde 1997 até o presente.

22 setembro 2017

Produção científica acessível

Acesso aberto a artigos publicados por revistas do Brasil é significativo, mas impacto ainda é limitado


O Brasil se destaca no panorama internacional do acesso aberto, movimento lançado no início dos anos 2000 com o objetivo de tornar a produção científica disponível on-line e sem custo para os leitores. Segundo dados compilados pelo grupo de pesquisa espanhol Scimago, 33,5% dos artigos de autores brasileiros indexados na base de dados Scopus em 2016 foram divulgados em periódicos que oferecem livremente para leitura na web todo o seu conteúdo assim que ele é publicado, num modelo conhecido como “via dourada”. Trata-se da maior proporção entre as 15 nações com maior volume de produção científica cadastrada na Scopus. O país também se distingue no ranking das nações com maior número de periódicos científicos de acesso aberto.
O engajamento de periódicos do Brasil no acesso aberto, que se contrapõe ao modelo tradicional de acesso por assinaturas, teve início antes mesmo de o movimento ser criado internacionalmente. Tomou impulso a partir de 1997 com a criação da biblioteca virtual SciELO (sigla de Scientific Electronic Library Online), programa financiado pela FAPESP com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne atualmente 283 periódicos do Brasil disponíveis na web – no total, eles publicaram mais de 300 mil artigos que foram objeto de uma média de 810 mil downloads diários nos oito primeiros meses de 2017.
Leia mais: goo.gl/doYDq2

O papel decisivo das universidades

Instituições de ensino e pesquisa são a arena mais importante para combater a má conduta, afirma editorial publicado na revista Science

O debate sobre o papel de universidades, revistas científicas e agências de fomento na promoção da integridade científica teve uma espécie de freio de arrumação em um editorial publicado na revista Science no dia 11 de agosto, assinado por dois vice-presidentes da Universidade Columbia, em Nova York. No texto, disponível em bit.ly/stepquality, a advogada Naomi Schrag e o geofísico Graham Michael Purdy disseram estranhar o silêncio dos reitores e dirigentes acadêmicos na discussão sobre as responsabilidades de diversos atores da comunidade científica no combate à má conduta – e lembraram que as universidades são a arena decisiva na promoção de padrões elevados de qualidade de pesquisa. Segundo o editorial, as instituições acadêmicas não devem terceirizar para editores de revistas, financiadores e sociedades científicas o trabalho de garantir que a base da ciência seja sólida e os resultados, válidos. “As agências, os periódicos e as sociedades não estão dentro de laboratórios, não fazem pesquisa clínica nem saem a campo. Não analisam dados, escrevem artigos ou produzem imagens”, escreveram Schrag e Purdy. Na avaliação da dupla de Columbia, os líderes das universidades dispõem das ferramentas adequadas para promover as boas práticas e garantir a acurácia dos resultados de pesquisa.

Indicadores de qualidade rotineiramente alardeados pelas universidades, como a capacidade de obter financiamento e de publicar artigos em revistas de alto impacto, dependem de uma base sólida de metodologias robustas e de resultados divulgados de forma transparente, afirmaram no texto. “As universidades devem reforçar publicamente o valor da qualidade da pesquisa, utilizando-a como critério para processos de seleção, promoções e recompensas. Também devem garantir recursos para difundir essa mensagem entre estudantes e pessoal de todos os níveis, por meio de treinamento em planejamento de experimentos e análise de dados.”   Leia mais: goo.gl/zbvvg9

F1000 Workspace - Além de um gerenciador de referência

Uma maneira fácil e intuitiva de descobrir, ler, anotar, escrever e compartilhar pesquisas científicas

Salve referências diretamente da web, incluindo Google Scholar e PubMed. Sempre que você encontrar um artigo interessante, salve o link da web, os dados de citações completas e o PDF.

Você pode ver suas anotações e comentários de co-autor sem deixar seu documento. Depois de fazer uma anotação, você pode pesquisar facilmente para encontrá-los. As notas são acessíveis onde quer que você veja o artigo ou o PDF na web.

Nosso algoritmo sugere artigos para garantir que você nunca perca um artigo importante. Você também pode procurar artigos relacionados enquanto escreve seu artigo.

Encontre suas referências e procure vários bancos de dados, tudo dentro do Microsoft Word e do Google Docs. O aplicativo gera automaticamente sua bibliografia em um dos mais de 7.000 estilos. Nunca perca um artigo importante com sugestões de citação inteligente.

Leia, anote e salve artigos de qualquer computador, celular ou tablet (Android e iOS). Tenha todas as suas referências, notas e artigos sugeridos disponíveis em todos os seus dispositivos. 
Acesse o site:  https://f1000workspace.com/

19 setembro 2017

Zotero - organize, cite e compartilhe suas fontes de pesquisa

Colete sua pesquisa com um único clique

Um assistente de pesquisa pessoal

Um assistente de pesquisa pessoal Zotero é a única ferramenta de pesquisa que detecta automaticamente o conteúdo em seu navegador, permitindo que você adicione a sua biblioteca pessoal com um único clique. Se você está procurando um artigo de jornal da JSTOR, uma notícia do New York Times ou um livro do catálogo da biblioteca da sua Universidade, o Zotero tem cobertura e suporte para milhares de sites.

Armazene qualquer coisa
Zotero coleta todas as suas pesquisas em uma única interface, pesquisável. Você pode adicionar PDFs, imagens, arquivos de áudio e vídeo, instantâneos de páginas da web e realmente qualquer outra coisa. O Zotero indexa automaticamente o conteúdo de texto completo da sua biblioteca, permitindo que você encontre exatamente o que você está procurando com apenas algumas teclas.  Disponível para Mac, Windows e Linux.

Acesse o site: https://www.zotero.org/