03 dezembro 2018

5 coisas que você deve saber sobre doar livros para bibliotecas

Os livros podem ser considerados como um dos nossos maiores tesouros e, como tal, queremos que eles sejam tratados. Às vezes, especialmente por razões de espaço, decidimos que chegou a hora de lhes dar uma segunda vida longe de casa. Pensamos que esses livros podem ser usados e apreciados por um grande número de pessoas. 
E é aí que nos cabe doá-los às bibliotecas.


1. A Biblioteca aceita de bom grado doações de livros, mas nem tudo pode ser aceito.
2. Antes de ir carregado com caixas para a Biblioteca, faça uma lista dos livros que você quer doar.
3. Uma vez que a doação tenha sido aceita pela biblioteca, um documento ou carta de doação deve ser assinada.
4. No referido documento, a Biblioteca reserva-se o direito de utilizar os fundos bibliográficos conforme julgar.
5. Os livros aceitos serão identificados como doados para a Biblioteca
Acompanhe aqui artigo completo: http://bit.ly/2PfgGkH

12 modelos de currículo para baixar e preencher

Escolha o modelo de currículo que melhor se adapta ao seu contexto profissional, faça o download e preencha com suas informações

A primeira função de um currículo é instigar o recrutador a chamá-lo para uma entrevista de emprego. A segunda função é servir como roteiro da conversa na etapa presencial do processo seletivo. Em qualquer um destes dois momentos, o currículo pode abrir ou fechar as portas de uma oportunidade de trabalho, segundo Lucas Nogueira, gerente sênior da Robert Half. “Fique atento para não cometer erros gramaticais, de digitação ou de informação, que podem causar má impressão. Não minta, pois, se o recrutador descobrir, provavelmente, ficará em dúvida sobre a veracidade dos demais dados no currículo”, diz o especialista. Objetividade também é regra geral do bom currículo: duas páginas bastam até para o mais experiente dos profissionais. O ideal é deixar algumas informações para conversar durante a entrevista e surpreender positivamente o recrutador, segundo Larissa Meiglin, assessora de carreira da Catho. “É importante saber selecionar o que vai entrar no currículo de modo a chamar a atenção do recrutador”, diz ela. Para ajudar profissionais, selecionamos modelos para diferentes perfis e fases de carreira. 


Editorial de O Estado de S. Paulo destaca atuação da FAPESP

O jornal O Estado de S. Paulo destacou em um editorial publicado nesta quinta-feira (29) a atuação da FAPESP e os resultados do Relatório de Atividades da Fundação referente ao ano de 2017. Intitulado ‘Exemplo a ser seguido’, o texto se baseia em dados publicados em uma reportagem da edição de novembro de Pesquisa FAPESP e ressalta os valores institucionais da FAPESP “nesse momento em que o País precisa de educação de qualidade, tecnologia de ponta e capital humano para a passagem e níveis mais sofisticados de produção”. 
O relatório de 2017 das atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) dá a dimensão exata da revolução que pode ocorrer quando as decisões governamentais em matéria de ensino e pesquisa são pensadas não em termos ideológicos ou eleiçoeiros, mas em nome do interesse público. Divulgado pela revista Pesquisa, o relatório informa que a agência investiu R$ 1,05 bilhão em 26 mil projetos de pesquisa científica e tecnológica no ano passado. Apesar de esse total ter ficado abaixo do que foi investido em 2016, a FAPESP conseguiu em 2017, sem comprometer o apoio às atividades tradicionais, como financiamento de bolsas de estudo, aumentar o apoio às novas propostas apresentadas pela comunidade científica.  Leia mais

01 dezembro 2018

Comunidade USP pode responder questionário sobre sustentabilidade

Resultado vai compor o Relatório de Sustentabilidade da Universidade, com previsão de lançamento para 2019

A Universidade, como parte dos esforços para avançar rumo à sustentabilidade, elaborou o projeto Cultura de Sustentabilidade na USP, o qual visa avaliar a vivência de sustentabilidade dos alunos e servidores docentes, técnicos e administrativos por meio de um questionário eletrônico.
Mas o que é a cultura de sustentabilidade e por que isso é importante? Resumindo bem, trata-se da sensibilização sobre os desafios socioambientais e do comprometimento com um estilo de vida sustentável, o que é muito importante para garantir o atendimento das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.
A primeira etapa desse projeto ocorreu em 2016, quando foi aplicado um questionário à comunidade do campus de São Carlos, e contou com mais de 1,2 mil participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação, servidores docentes, técnicos e administrativos. Parte do resultado desse trabalho poderá ser conferida nas próximas semanas por meio de notícias envolvendo os seguintes temas: transporte; prevenção de desperdícios e redução na produção de resíduos; áreas verdes e sustentabilidade. Além disso, a comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.Neste ano, o questionário será aplicado para toda a USP, a fim de que seu resultado venha a compor o Relatório de Sustentabilidade da USP, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019Leia mais

30 novembro 2018

Laboratórios virtuais são divulgadores da ciência

Os laboratórios virtuais estão ganhando cada vez mais espaço nas grandes universidades do mundo. A Universidade de Harvard criou recentemente uma plataforma gratuita sobre ciência, com o objetivo de dar oportunidade para jovens terem acesso à educação científica. Ela também terá a colaboração de professores e orientadores científicos, que darão feedback sobre os protótipos criados pelos estudantes. Na Universidade de São Paulo não é diferente. Desde 2004, o Instituto de Física oferece essa oportunidade através do laboratório Experimentos Virtuais de Mecânica. Para falar sobre o assunto, o Jornal da USP no ar conversou com a professora do Instituto de Física, Nora Maidana, responsável pelo projeto.
Nora explica que o laboratório começou em 2004, com auxílio da Pró-Reitoria de Graduação e da Fapesp. “A ideia desse laboratório foi prestar apoio às disciplinas teóricas e mecânicas, para dar aos alunos uma noção real, para contextualizar os assuntos que nós apresentamos na teoria.” O laboratório pode ser acessado via internet e apresenta diversas experiências que o aluno pode realizar, como, por exemplo, de translação e rotação, indicando apenas os dados do experimento.
“A ideia não é competir com os laboratórios tradicionais, é uma outra ferramenta de contextualização e auxílio para os professores que ministram disciplinas” lembra a professora. Além disso, a plataforma pode ser usada não somente por alunos da graduação ou professores, mas também por estudantes de ensino médio, simplesmente adaptando o material.
Para a produção do material que vai para a plataforma, são filmadas experiências reais. Esses vídeos são editados, as imagens destacadas e tratadas, e então é inserido um cronômetro para a marcação de tempo. Com isso, é possível determinar velocidades, acelerações e forças. Cada experiência possui um roteiro criado pelos professores para auxiliar o aluno.
Há acessos ao site em todas as regiões do Brasil, além de diversos países do mundo. Já passaram pelo projeto mais de 15 bolsistas de iniciação científica buscando o aperfeiçoamento da plataforma. Segundo Nora, o site não tem foco no ensino a distância, é um complemento de estudo e incentivo à divulgação da ciência.  Fonte: Jornal da USP - 29/11/18

29 novembro 2018

Cinco ferramentas do Chrome para navegar com segurança

Recursos permitem monitorar internet e o PC em busca de vírus, bloquear anúncios intrusivos e se proteger de páginas sem HTTPS


1. Ative a navegação segura
O Chrome conta com um monitor que analisa páginas potencialmente perigosas assim que o usuário as acessa no navegador. Se o site tiver similares com links conhecidamente maliciosos, o browser emite um alerta e impede o carregamento. Embora o recurso seja ativado por padrão, plugins instalados pelo usuário, ou mau uso das configurações, podem desligá-lo.

2. Use senhas sugeridas
Desde setembro, o Chrome conta com um gerenciador mais avançado de senhas que sugere códigos difíceis para o usuário preencher cadastros na web. O recurso é importante porque garante que você terá sempre senhas fortes em qualquer site, dificultando o trabalho de possíveis invasores. Além disso, como o navegador lembra da informação automaticamente, o único trabalho que você tem é fazer login na conta Google antes de suas acessar contas online.
A função pode ser ativada na opção “Senhas” das configurações. Em seguida, pressione "Sugerir senha forte" ao preencher formulários de cadastro.

3. Busque vírus no computador
O Chrome tem um antivírus nativo que pode trabalhar em conjunto com o software de proteção que você já tem no Windows ou no macOS. A função opera ativamente no plano de fundo enquanto o navegador está em uso, mas é possível executar varreduras manuais como maneira de se prevenir de malwares. Para isso, acesse as configurações e pressione a opção “Limpe o computador”.

 4. Bloqueie sites sem HTTPS
O Chrome permite, por padrão, que qualquer site execute JavaScript automaticamente, o que pode ser perigoso em sites sem certificado de segurança. Para contornar essa fragilidade, é possível usar uma função do próprio navegador para bloquear o conteúdo JavaScript em todas as páginas sem HTTPS. Dessa maneira, você garante uma camada extra de proteção contra possíveis ataques de injeção de código. Acesse as configurações avançadas do Chrome e selecione “Configurações de conteúdo”. Depois, selecione “JavaScript”.

5. Bloqueie pop-ups e anúncios
Liberada no Chrome desde fevereiro, a função de bloqueio de anúncios impede a exibição de propaganda intrusiva no navegador. Embora não atinja a maioria dos banners de publicidade, o recurso é útil para evitar pop-ups exagerados e outras formas de anúncios excessivos em alguns sites. Em conjunto com o bloqueador de pop-ups, o recurso pode não só proteger o usuário de cliques não intencionais, como melhorar a experiência geral de navegação. Para habilitar as funções, acesse o menu “Configurações de conteúdo” e bloqueie as opções “Pop-ups e redirecionamentos” e “Anúncios”.

28 novembro 2018

Portal de Revistas da USP: dez anos de acesso aberto e promoção do conhecimento

Biblioteca digital completa dez anos com quase 15 milhões de downloads e 30 milhões de acessos

Neste mês de novembro, o Portal de Revistas da USP completa dez anos de existência e acesso aberto às revistas científicas publicadas pela USP.  Abrigando atualmente 185 Revistas, o Portal é referência internacional não só por sua qualidade, como também por sua grandiosidade.
Entre os fatores que contribuíram para o crescimento dos downloads e da visibilidade nestes dez anos foi o fato de reunir, em um único Portal, as revistas editadas por Unidades, Institutos e Museus da Universidade, facilitando o acesso por leitores, pesquisadores e público em geral. A criação do Portal se dá em 2008 no Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, proposto para ser um apoio e um canal alternativo aos editores que não tinham suas revistas indexadas no Portal SciELO, um dos maiores repositórios de acesso aberto do mundo. 
Amparadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP (regulamentado pela Portaria 2403 de 18 de novembro de 1988), as revistas da USP e seus editores passaram a contar com uma Comissão de Credenciamento, com o objetivo de definir uma política editorial e propor critérios para o credenciamento de periódicos científicos. Em 2006, o regimento da Comissão de Credenciamento foi alterado pela Portaria GR Nº 3726, visando ajustar as novas demandas ao contexto de internacionalização e às exigências de modernização dos veículos de divulgação científica da USP, apoiar sua gestão e fornecer recursos financeiros especialmente destinados para as atividades de diagramação, editoração e serviços correlatos.  Leia mais

Pesquisadores Altamente Citados 2018

A lista Highly Cited Researchers revela quais são os pesquisadores de maior destaque em suas áreas
FILADÉLFIA, EUA. 27 de novembro de 2018 - A Clarivate Analytics, líder global no fornecimento de insights e análises confiáveis ​​para permitir que pesquisadores acelerem
a descoberta, publicou hoje sua lista anual de Pesquisadores Altamente Citados (HCR). Agora em seu quinto ano, a análise de citações identifica pesquisadores influentes, conforme determinado por seus pares em todo o mundo - aqueles que têm consistentemente conquistado reconhecimento na forma de contagens de alta citação ao longo de uma década. A Web of Science serve como base para as listagens regulares de pesquisadores cujos registros de citação os posicionam no top 1% por citações de seu campo e ano.
David Pendlebury, Analista de Citação Sênior da Clarivate Analytics, explicou: “Este ano, uma nova categoria de campo cruzado foi adicionada para reconhecer pesquisadores com influência substancial em vários campos, mas que não têm artigos altamente citados em qualquer campo para serem escolhidos. Por exemplo, um imunologista hoje é provavelmente um bioquímico e um biólogo molecular, e um químico também é um cientista de materiais e até um engenheiro. Rompendo as paredes artificiais das categorias disciplinares convencionais pela introdução da nova categoria de cross-field visa manter a lista de pesquisadores altamente citados contemporânea e relevante”.   Leia mais


Quatro docentes da USP figuram entre os mais influentes do mundo

SÃO PAULO - A USP possui quatro docentes na Highly Cited Researchers 2018 – uma lista dos pesquisadores mais influentes em suas áreas de conhecimento, tendo por base o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos. A lista foi divulgada hoje, dia 27 de novembro, pela consultoria Clarivate Analytics.
Figuram na lista os professores Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF); Paulo Andrade Lotufo e Guilherme Vanoni Polanczyk, da Faculdade de Medicina (FM); e Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).
Ao todo, foram selecionados cerca de 4 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546; e em terceiro lugar a China, com 482. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores, 186.
Divulgada anualmente pela consultoria Clarivate Analytics desde 2014, a lista Highly Cited Researchers é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.  
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Prêmio Fotografia Ciência & Arte está com inscrições abertas Estrutura do trabalho acadêmico

Pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas podem se inscrever, até 18 de janeiro de 2019, para o VIII Prêmio Fotografia-Ciência e Arte, promovido pelo CNPq.
A premiação conta com duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos). Os vencedores receberão o prêmio em dinheiro nos valores de R$ 8 mil para o primeiro colocado de cada categoria, R$ 5 mil para o segundo lugar e R$ 2 mil para o terceiro. Além disso, o primeiro colocado de cada categoria terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/MS, onde irão expor suas imagens e receber a premiação.
A inscrição é de caráter individual, deverá ser realizada exclusivamente na página do Prêmio 
na internet e pode ser feita em apenas uma categoria.
O Prêmio de Fotografia foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.  Leia o 
Regulamento.

27 novembro 2018

Estrutura do trabalho acadêmico


Curso de Introdução à Proteção Radiológica

O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/MG), unidade da CNEN, está disponibilizando o curso a distância "Introdução à Proteção Radiológica" 
O objetivo do curso é apresentar os conceitos de energia, energia nuclear, radioatividade,
segurança nuclear e radioproteção.
Para acessar o curso, clique em http://moodle.cdtn.br/ e crie sua conta


26 novembro 2018

Para publicar com critério

Escolher a revista científica mais apropriada é importante para aumentar o impacto dos resultados das pesquisas

Os artigos científicos constituem o principal caminho para a exposição, pelos pesquisadores, dos resultados de estudos. O reconhecimento do trabalho pelos pares é essencial para a construção de uma carreira científica, o que requer a divulgação adequada das pesquisas. Nos últimos anos, a pressão para que se publique a todo custo foi sintetizada no lema “publique ou pereça”, induzindo à publicação todo e qualquer resultado. Em um ambiente acadêmico cada vez mais competitivo, diversos pesquisadores foram de certa forma induzidos a pensar que é preciso publicar muito. Esse cenário parece estar mudando. O que se espera hoje é que eles publiquem um número razoável de trabalhos, mas de qualidade, apresentando resultados que sejam reconhecidos por suas contribuições. A escolha da revista mais apropriada para divulgar uma pesquisa é, assim, importante para que o estudo seja lido pelas pessoas certas, aumentando o impacto dos resultados.
Do ponto de vista prático, um aspecto importante na hora de escolher o periódico é que ele esteja indexado em bases de dados como Web of Science, da empresa Thomson Reuters, ou Scopus e Mendeley, ambas da editora Elsevier. Segundo Rogério Meneghini, coordenador científico da biblioteca virtual SciELO Brasil, para uma revista científica, a indexação significa reconhecimento, entre outras coisas, da qualidade dos padrões gráficos e dos artigos que ela publica. Os critérios para que elas sejam indexadas costumam ser rigorosos – ser indexada no Web of Science é muito mais difícil do que no Scopus. Para atender às exigências dessas bases de dados, as revistas dispõem de revisores, membros da própria comunidade científica, que qualificam e credenciam os artigos, pedindo detalhes, explicações ou experimentos complementares antes de darem um parecer favorável à publicação do estudo.  Leia mais

Mostra fotográfica da FAPESP destaca a pesquisa científica e tecnológica

Exposição “Pesquisa é desenvolvimento” 
Local: Espaço Cultural IV Centenário – Andar Monumental 
Período: de 22/11 a 7/12 de 2018 
Horário: das 8h às 20h – de segunda a sexta-feira | Entrada gratuita


A FAPESP apresenta, até 7 de dezembro, a exposição “Pesquisa é desenvolvimento” no Espaço Cultural IV Centenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A mostra reúne 25 fotos representativas de estudos de impacto apoiados pela FAPESP e conduzidos em instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.
O objetivo da exibição é destacar a importante contribuição das pesquisas e de seus resultados para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. A exposição conta com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Alesp.
Ao caminhar pela exposição, o visitante conhece projetos científicos em várias áreas do conhecimento. As fotos são acompanhadas de textos explicativos sobre os estudos, bem como sobre os programas da FAPESP aos quais estão ligados.
As imagens apresentam pesquisas, avanços e inovações na área de saúde; na agropecuária, com estudos em biotecnologia e manejo sustentável; na área industrial, com os Centros de Pesquisa em Engenharia da FAPESP que reúnem empresas privadas e universidades em torno de um propósito único; em empreendedorismo inovador, com os processos e produtos desenvolvidos por algumas das mais de 1,2 mil empresas apoiadas pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).  Leia mais

25 novembro 2018

USP cria site para reunir iniciativas em inovação e empreendedorismo

Portal Solus traz contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos e as disciplinas sobre o assunto

Um site para reunir as diversas informações sobre empreendedorismo e inovação na USP, como o contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos que existem atualmente e as disciplinas sobre o assunto. O Solus foi criado pela Agência USP de Inovação (Auspin) para fazer a interlocução entre a sociedade e o que está sendo realizado nos laboratórios de pesquisas e parques tecnológicos da USP.
O site é dividido em quatro abas: Empresas, Educação, Iniciativas e Desenvolvimento & Inovação (D&I). Em Empresas, estão listadas as instituições que surgiram a partir da comunidade uspiana. A lista é , mas já foram levantadas mais de 867 empresas. É possível ter informações básicas de cada uma, como o setor de atuação, o contato e os principais produtos.    Leia mais

TOEIC - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEIC é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 200 questões – 100 de compreensão oral e 100 de leitura, com duração de duas horas. A pontuação do TOEIC fornece um feedback claro sobre o desempenho do candidato no mundo global profissional, com uma avaliação objetiva.
O teste é oferecido exclusivamente para a Comunidade USP (servidores docentes e não-docentes, alunos de pós-graduação e graduação de qualquer unidade). É necessário apresentar no dia da prova o RG e a carteira USP.
O próximo exame será aplicado no dia 15 de dezembro de 2018 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 14/12/18.

24 novembro 2018


Deafios para além da pós-graduação

Recém-doutores enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho

Está cada vez mais difícil para os jovens doutores se inserirem no mercado de trabalho acadêmico. Não bastasse a concorrência — somente em 2017, mais de 21 mil doutores se formaram no Brasil —, o atual cenário econômico afetou a oferta de vagas para professores e pesquisadores assistentes, e estágios de pós-doutorado, fundamentais para o aprimoramento de habilidades científicas e intelectuais, e aquisição da experiência necessária para estabelecer e gerenciar um laboratório ou grupo de pesquisa. A situação também não é favorável à docência no setor privado. “Muitas universidades particulares evitam a contratação de doutores acima do número mínimo exigido pelo Ministério da Educação para diminuir os custos”, diz o biólogo Hugo Fernandes-Ferreira,  professor do curso de biologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza.
Enquanto isso, o número de doutores no país cresceu 486% entre 1996 e 2014, de acordo com dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Essa perspectiva pouco animadora tende a aumentar a pressão sobre jovens pesquisadores. “O indivíduo passa anos se preparando para ser um pesquisador e, de repente, precisa procurar emprego no mercado de trabalho não acadêmico, colocando-se em uma situação na qual nem conseguiu uma oportunidade como professor ou pesquisador nem tem a experiência desejada pelo mercado de trabalho tradicional”, diz a jornalista Deisy Feitosa, que se dedica a um pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Para enfrentar essa realidade, estudantes têm sido encorajados a considerar a pós-graduação como um período voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências que possam ser aplicadas a uma gama diversificada de atividades profissionais. A USP, por exemplo, começou este ano a estruturar mecanismos que auxiliem os estudantes da pós-graduação a desenvolver essas capacidades.  Leia mais

22 novembro 2018

III Simpósio de Pós-Doutorandos do CENA-USP


No dia 22 de novembro de 2018, acontece no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), a 3ª edição do Simpósio dos Pós-Doutorandos do CENA (III SIMPOSDOC) abordando o tema ciência, negócio e diversidade. O evento visa proporcionar um espaço de integração e diálogo entre pós-doutorandos, pesquisadores e alunos da pós-graduação privilegiando o debate e a troca de experiências sobre as diferentes possibilidades de carreira científica no Brasil.  Para mais informações, acesse o site do evento.

21 novembro 2018

Treinamentos online do Portal de Periódicos da Capes: aproveite as últimas turmas de 2018


O ano está próximo de acabar e nesta reta final ainda é possível buscar meios para que o semestre letivo seja concluído com êxito. Em meio a produções de trabalhos acadêmicos, é mais fácil do que se imagina localizar autores e referências com credibilidade para a finalização de pesquisas.
Nesse aspecto, o Portal de Periódicos da CAPES tem muito a contribuir: além de oferecer conteúdo científico de alta qualidade – em todas as áreas do conhecimento e para qualquer nível acadêmico – oferece gratuitamente treinamentos on-line para capacitar os usuários no uso dos recursos disponíveis.
A capacitação oferecida pela CAPES para que os usuários conheçam os recursos do Portal de Periódicos é gratuita e acessível a todos os interessados. Entre janeiro e outubro de 2018, foram realizadas 578 turmas e o número de alunos capacitados chega à marca de quase 9.300 usuários no período.
Quem quiser conhecer melhor a biblioteca virtual da CAPES tem até o dia 15 de dezembro para participar da capacitação. A agenda de treinamentos disponível contempla as seguintes áreas do conhecimento:
                                :: 19 a 24/11: Ciências Agrárias
                                :: 26 a 01/12: Ciências Ambientais
                                :: 03 a 08/12: Ciências Biológicas

Para realizar inscrição, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe três e-mails até a data da capacitação: na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição; o segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido; por fim, o usuário recebe o link da sala de aula virtual e instruções para acesso.
Sempre que se forma uma turma do curso, os participantes da sessão têm direito ao certificado com informações da capacitação, acessível pelo Meu espaço. Os certificados são autenticados. Cada documento emitido contém a URL de origem – única para cada registro – inserida no rodapé. A autenticação visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade.
A capacitação ocorre de segunda-feira a sábado, em horários variados. Cada sessão tem duração de aproximadamente três horas.
Em 2019 haverá nova agenda disponível para os usuários do Portal de Periódicos. Acompanhe a divulgação da programação a partir de janeiro, por meio do link de Treinamentos. 
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES