1. Ative a navegação segura
O Chrome conta com um monitor que analisa páginas potencialmente perigosas assim que o usuário as acessa no navegador. Se o site tiver similares com links conhecidamente maliciosos, o browser emite um alerta e impede o carregamento. Embora o recurso seja ativado por padrão, plugins instalados pelo usuário, ou mau uso das configurações, podem desligá-lo.
2. Use senhas sugeridas
Desde setembro, o Chrome conta com um gerenciador mais avançado de senhas que sugere códigos difíceis para o usuário preencher cadastros na web. O recurso é importante porque garante que você terá sempre senhas fortes em qualquer site, dificultando o trabalho de possíveis invasores. Além disso, como o navegador lembra da informação automaticamente, o único trabalho que você tem é fazer login na conta Google antes de suas acessar contas online.
A função pode ser ativada na opção “Senhas” das configurações. Em seguida, pressione "Sugerir senha forte" ao preencher formulários de cadastro.
3. Busque vírus no computador
O Chrome tem um antivírus nativo que pode trabalhar em conjunto com o software de proteção que você já tem no Windows ou no macOS. A função opera ativamente no plano de fundo enquanto o navegador está em uso, mas é possível executar varreduras manuais como maneira de se prevenir de malwares. Para isso, acesse as configurações e pressione a opção “Limpe o computador”.
4. Bloqueie sites sem HTTPS
O Chrome permite, por padrão, que qualquer site execute JavaScript automaticamente, o que pode ser perigoso em sites sem certificado de segurança. Para contornar essa fragilidade, é possível usar uma função do próprio navegador para bloquear o conteúdo JavaScript em todas as páginas sem HTTPS. Dessa maneira, você garante uma camada extra de proteção contra possíveis ataques de injeção de código. Acesse as configurações avançadas do Chrome e selecione “Configurações de conteúdo”. Depois, selecione “JavaScript”.
5. Bloqueie pop-ups e anúncios
Liberada no Chrome desde fevereiro, a função de bloqueio de anúncios impede a exibição de propaganda intrusiva no navegador. Embora não atinja a maioria dos banners de publicidade, o recurso é útil para evitar pop-ups exagerados e outras formas de anúncios excessivos em alguns sites. Em conjunto com o bloqueador de pop-ups, o recurso pode não só proteger o usuário de cliques não intencionais, como melhorar a experiência geral de navegação. Para habilitar as funções, acesse o menu “Configurações de conteúdo” e bloqueie as opções “Pop-ups e redirecionamentos” e “Anúncios”.