28 novembro 2018

Pesquisadores Altamente Citados 2018

A lista Highly Cited Researchers revela quais são os pesquisadores de maior destaque em suas áreas
FILADÉLFIA, EUA. 27 de novembro de 2018 - A Clarivate Analytics, líder global no fornecimento de insights e análises confiáveis ​​para permitir que pesquisadores acelerem
a descoberta, publicou hoje sua lista anual de Pesquisadores Altamente Citados (HCR). Agora em seu quinto ano, a análise de citações identifica pesquisadores influentes, conforme determinado por seus pares em todo o mundo - aqueles que têm consistentemente conquistado reconhecimento na forma de contagens de alta citação ao longo de uma década. A Web of Science serve como base para as listagens regulares de pesquisadores cujos registros de citação os posicionam no top 1% por citações de seu campo e ano.
David Pendlebury, Analista de Citação Sênior da Clarivate Analytics, explicou: “Este ano, uma nova categoria de campo cruzado foi adicionada para reconhecer pesquisadores com influência substancial em vários campos, mas que não têm artigos altamente citados em qualquer campo para serem escolhidos. Por exemplo, um imunologista hoje é provavelmente um bioquímico e um biólogo molecular, e um químico também é um cientista de materiais e até um engenheiro. Rompendo as paredes artificiais das categorias disciplinares convencionais pela introdução da nova categoria de cross-field visa manter a lista de pesquisadores altamente citados contemporânea e relevante”.   Leia mais


Quatro docentes da USP figuram entre os mais influentes do mundo

SÃO PAULO - A USP possui quatro docentes na Highly Cited Researchers 2018 – uma lista dos pesquisadores mais influentes em suas áreas de conhecimento, tendo por base o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos. A lista foi divulgada hoje, dia 27 de novembro, pela consultoria Clarivate Analytics.
Figuram na lista os professores Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF); Paulo Andrade Lotufo e Guilherme Vanoni Polanczyk, da Faculdade de Medicina (FM); e Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).
Ao todo, foram selecionados cerca de 4 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546; e em terceiro lugar a China, com 482. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores, 186.
Divulgada anualmente pela consultoria Clarivate Analytics desde 2014, a lista Highly Cited Researchers é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.  
 Leia mais