22 setembro 2021

FAPESP lança iniciativa de mentoria para consolidação da carreira em pesquisa

Programação envolve uma série de eventos periódicos on-line divididos em cinco módulos e tem como público-alvo bolsistas de pós-doutorado 

A FAPESP lança nesta quinta-feira (23/09), às 10 horas, a Iniciativa de Mentoria para Consolidação da Carreira em Pesquisa, uma série de eventos periódicos on-line organizada com o objetivo de consolidar a carreira de pesquisadores na academia, na indústria e no governo.
“A FAPESP entende que a solidez de nosso sistema de CT&I depende não apenas do aprofundamento da expertise no fazer da ciência, mas em todas as esferas que se associam a essa atividade”, afirma o diretor científico da Fundação, Luiz Eugênio Mello.
Integram a programação diversas atividades on-line (mentoriapd.fapesp.br), incluindo vídeos, que complementam a formação científica dos bolsistas e estão organizadas em cinco módulos: A FAPESP e o sistema de pesquisa do Estado de São Paulo (módulo 1); Consolidação da carreira científica (módulo 2); Treinamento em ética e integridade da pesquisa (módulo 3); Treinamento como assessor ad hoc em fomentos à pesquisa científica e tecnológica (módulo 4); e Tópicos específicos para subsidiar as atividades relacionadas à carreira de pesquisadores nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (módulo 5).   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 22/09/21

21 setembro 2021

Bolsas do CNPq poderão ter primeiro reajuste em 8 anos


O Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve definir até dezembro uma nova redistribuição de recursos para bolsas de estudos e fomento à pesquisa no País, com a possibilidade de reajuste dos valores atuais. O assunto foi discutido na última reunião do Conselho, realizada quarta-feira (15).

Um reajuste dos valores surgiu no horizonte como resultado da liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). São mais de R$ 5 bilhões que ficaram presos em reserva de contingência pelo Ministério da Economia e que agora — graças à luta da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outras entidades científicas e acadêmicas junto ao Congresso Nacional — começaram a ser liberados.

Um estudo apresentado durante a reunião por Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), apontou uma defasagem acumulada de 60% desde o último reajuste em 2013. Para recuperar essa perda, calcula Dellagostin, seria necessário aumentar as bolsas de mestrado dos atuais R$ 1.500 mensais para R$ 2.400 e as de doutorado de R$ 2.200 para R$ 3.520.   Saiba mais.   

Fonte: Jornal da Ciência - 21/09/21


Base de dados FSTA - Food Science and Technology Abstracts no Portal da CAPES

O Portal de Periódicos possui em seu acervo a base de dados FSTA - Food Science and Technology Abstracts - que é especializada em ciência de alimentos, tecnologia e nutrição, cobrindo aspectos de pesquisa pura e aplicada nessas e em outras áreas relacionadas a alimentos. É um conteúdo multidisciplinar focado em alimentos e em áreas relacionadas, como microbiologia, nutrição, medicina veterinária, agricultura e muitas outras.
Os conteúdos indexados na FSTA abrangem o ciclo completo de fabricação de alimentos, desde a pesquisa inicial de mercado até a embalagem final. Os assuntos abordados incluem todas as principais commodities na indústria de alimentos e bebidas, ciências aplicadas e puras relacionadas, alimentos para animais, biotecnologia, microbiologia, segurança alimentar, aditivos, nutrição, psicologia alimentar, economia alimentar, embalagem entre outros tópicos.
O usuário poderá ter acesso ao conteúdo da FSTA ao clicar na opção Buscar base. A FSTA faz parte dos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessar o calendário de setembro, basta clicar aqui.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 21/09/21

Sistema de controle de acesso ao Prédio Principal


Informamos que a partir de 14 de setembro de 2021, as portas do prédio principal estarão com o sistema de controle de acesso ativados. O funcionamento será da seguinte forma: 
     - Porta de vidro principal, aberta das 6h às 18h de segunda a sexta-feira, das 18h até as 6h do dia seguinte, fechada, só abre com o cartão autorizado cadastrado no sistema.
   - Portas laterais, subsolo, térreo e laboratórios, uma vez fechada, só abre com cartão autorizado cadastrado no sistema.
Quem for usuário do prédio principal fora dos horários (depois das 18h), regularize seu cartão junto a seção de informática o mais rápido possível. Importante ressaltar a necessidade de autorização do responsável pelas seções/laboratórios do respectivo prédio.

II Webinar Científico dos Pós-Graduandos do CENA


Webinars acontecem na semana de 20 a 24 de setembro

Inscrição

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Em evento on-line, educadores discutem volta às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais – depois de mais de um ano de pandemia – será tema do colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta terça-feira, dia 21, às 16 horas. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da cátedra no Youtube. Não é preciso fazer inscrição.
O encontro será coordenado pela professora Bernardete Gatti, uma das maiores referências do Brasil em formação e qualificação de professores da educação básica. Quatro educadores participarão do debate: Daniel Puig, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Iuri Rubim, jornalista e mestre em Educação, Naomy de Oliveira Ramos, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc), e Silene Kuin, também da Seduc. A abertura será feita pelo professor Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.
“Ao mostrar o potencial de superação de alunos e professores e evidenciar novas possibilidades de aprendizado, as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus suscitaram questionamentos sobre como vinha sendo estruturado e realizado o trabalho nas escolas”, divulgou a cátedra, em nota sobre o evento. “A volta à vivência escolar presencial será abordada do ponto de vista das necessidades práticas e imediatas, mas também sob a ótica do futuro, analisando os desdobramentos das soluções emergenciais adotadas durante a pandemia. Os participantes vão debater e tentar responder uma grande questão: quais perspectivas podem ser visualizadas em relação à organização escolar, bem como às didáticas e práticas para a formação das novas gerações em uma sociedade futura que se delineia em contornos tão diferenciados daquele construído ao longo do século 21?”
Mais informações sobre o colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro estão disponíveis no site do evento   Fonte: Jornal da USP - 20/09/21

Destituição de conselho da Capes pode prejudicar programas de pós-graduação

Para coordenadores de áreas de pós-graduação, além de ocasionar um transtorno para o sistema de avaliação que já estava em curso, decisão causa situação de insegurança jurídica ao colocar em questão decisões tomadas pelo conselho

“Vimos assim, tornar pública nossa preocupação com este processo de desconstrução do modelo de avaliação construído e aperfeiçoado pelos pares, ao longo de décadas, pondo em risco a credibilidade de uma agência de Estado reconhecida nacional e internacionalmente”.

Termina nesses termos a Carta Aberta enviada a Cláudia Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e ao Conselho Superior da Capes, pelos coordenadores de área que compõem Conselho Técnico-Científico (CTC) do Ensino Superior da instituição.
A Capes está modificando a composição do CTC, que é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação. Os membros do grupo anterior foram destituídos pela presidente do órgão. A justificativa para a medida é que a equipe anterior estava irregular, com 20 pessoas, sendo que o permitido são 18. O processo de substituição dos membros está em andamento.  Saiba maisFonte: Jornal da USP - 20/09/21


Museus da USP promovem eventos on-line na 15ª edição da Primavera dos Museus

Evento do Instituto Brasileiro de Museus começa hoje e inclui atividades remotas de museus da USP de três cidades

Começa hoje a Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece desde 2007 e conta com museus da USP em sua programação. Boa opção para quem sente saudades destes centros culturais, o objetivo do evento é divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando seu público visitante e intensificando sua relação com a sociedade. 
Por conta da pandemia, o tema da 15ª edição do evento é “Museus: perdas e recomeços”, com discussões e reflexões sobre a atuação dos museus neste momento de crises. São mais de 680 centros culturais, museus e instituições de memória inscritos, e 1.700 atividades distribuídas por todo o Brasil. A programação completa, com todos os seminários, exposições, apresentações artísticas e debates, está disponível aqui e se estenderá até domingo, dia 26. Confira o que os museus da USP preparam para o evento.    Fonte: Jornal da USP - 20/09/21

20 setembro 2021

IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"

IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 
Data: 22 a 30 de setembro de 2021  |  9h às 11h  | 14h às 16h  |

Convidamos os docentes e funcionários para participarem da nossa IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Tragam seus trabalhos artísticos em todos os segmentos (artes plásticas, literatura, artesanato e outros). Assim divulgaremos criatividade e Arte apresentando os talentos dos servidores da nossa Unidade.  As obras deverão ser entregues à Sra. Silvana Maziero.  Fonte: CENA-USP - 20/09/21

Padronização da filiação à Universidade de São Paulo

À medida que os sistemas de informação se tornam mais abrangentes, complexos, digitais e globalizados torna-se necessário consolidar sistemas inequívocos de identificação digital não só para autores quanto para organizações


É responsabilidade dos dirigentes, gestores e pesquisadores adotar padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional compatíveis com diretrizes internacionais e órgãos de identificação mundialmente reconhecidos.
Identificar Organizações é essencial, mas não é tarefa fácil. Elas mudam de nome, de local, fundem-se a outras, separam-se, mantêm vínculos diversos com organizações maiores, menores ou associam-se em consórcios. Podem estar escritas por extenso, abreviadas, na forma de siglas. Segundo o Relatório da OCLC intitulado Addressing the Challenges with Organizational Identifiers and ISNI de 2016, estabelecer uma identificação única e persistente para as Organizações é fundamental para:

  • Atribuir corretamente a produção científica e acadêmica à organização, instituição de pesquisa, universidade e seus pesquisadores;
  • Desambiguar o nome de organização em relação a outra com nome igual ou semelhante;
  • Permitir análises bibliométricas mais consistentes;
  • Nortear padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional – controle de autoridade.
Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/09/21

Crossref adota o Registro de Organização de Pesquisa

Temos trabalhado no Registro de Organização de Pesquisa (ROR) como uma iniciativa da comunidade nos últimos anos. Junto com a Biblioteca Digital da Califórnia e o DataCite, nossa equipe esteve envolvida na definição da estratégia, planejamento de governança e sustentabilidade, desenvolvimento de infraestrutura técnica, contratação / empréstimo de equipe e envolvimento com as pessoas pessoalmente e online. Em nossa opinião, é o melhor modelo atual de uma iniciativa colaborativa entre organizações de infraestrutura acadêmica aberta (OSI) com ideias semelhantes.

No ano passado, a gerente de projeto Maria Gould descreveu o caso de editores que adotam o ROR e o ROR foi classificado como a prioridade número um em nossa última reunião anual presencial. Agora é a hora de os próprios serviços da Crossref assumirem a responsabilidade para atender à crescente demanda.
A inclusão de ROR nos metadados Crossref ajudará todos no ecossistema acadêmico a fazer conexões críticas com mais facilidade. Por exemplo, as instituições de pesquisa precisam monitorar e medir sua produção pelos artigos e outros recursos produzidos por seus pesquisadores. Os periódicos precisam saber com quais instituições os autores são afiliados para determinar a elegibilidade para acordos de publicação patrocinados institucionalmente. Os financiadores precisam ser capazes de descobrir e rastrear as pesquisas e pesquisadores que apoiaram.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 17/09/21



Saiba mais


17 setembro 2021

Wikipédia não é fonte científica

A Wikipédia é uma ótima fonte de pesquisa inicial sobre um determinado assunto. Há artigos muito bons, porém... lembre-se: ela é uma plataforma colaborativa e sem cunho científico. Inclusive o próprio site não recomenda seu uso dessa forma. O site diz "Aconselhamos cuidado especial ao usar a Wikipedia como fonte para projetos de pesquisa. O uso acadêmico normal da Wikipedia e de outras enciclopédias é para obter os fatos gerais de um problema e reunir palavras-chave, referências e indicações bibliográficas, mas não como uma fonte em si. Lembre-se de que a Wikipedia é um wiki. Qualquer pessoa no mundo pode editar um artigo, excluindo informações precisas ou adicionando informações falsas, que o leitor pode não reconhecer. Portanto, você provavelmente não deveria estar citando a Wikipedia."   Fonte: Academique - 17/09/21


Acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb

A Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP, com o apoio da Reitoria, assinou o serviço GedWeb para acesso a mais de 16 mil normas ABNT e mais de 600 normas do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA, dentre outros.
Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade. O serviço é aberto a toda comunidade USP.

O acesso direto ao conteúdo é pela URL: https://www.gedweb.com.br/usp
Caso o usuário deseje acessar o conteúdo fora da Universidade há duas formas:
1. Usando a Senha Única da USP | https://uspdigital.usp.br | Após a autenticação, o link aparecerá no final da página.
2.  Pela VPN USP | http://www.sti.usp.br/atendimento/faq/vpn/vpn-tutoriais/
Aviso -  O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios.   Fonte: SEF-USP - set. 2021

Novo link submarino de internet vai acelerar a cooperação científica entre Brasil e Europa

O EllaLink, um cabo de fibra óptica que conecta diretamente Fortaleza, no Ceará, à cidade de Sines, no litoral de Portugal, foi inaugurado no fim de agosto pelo consórcio científico BELLA.
Como parte dos procedimentos de inauguração, a equipe do Centro de Análise Regional de São Paulo (SPRACE), projeto ligado ao Núcleo de Computação Científica da Universidade Estadual Paulista (NCC-Unesp), conduziu uma série de experimentos para demonstrar o potencial do novo cabo, que deverá impactar a colaboração científica entre as duas margens do Atlântico. Dedicado a pesquisas na área de física de altas energias, o SPRACE foi criado em 2003, com apoio da FAPESP.  Durante os experimentos, foram transmitidos dados entre São Paulo e Lisboa, onde está instalado o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e entre São Paulo e as instalações do Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (Cern). A taxa de transmissão de dados entre São Paulo e os centros de pesquisa europeus alcançou os 100 gigabits por segundo, propiciando um ganho de quase dez vezes sobre a atual velocidade de transmissão.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 17/09/21

16 setembro 2021

Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES

Clique aqui

Assista no YouTube o ciclo de seminários do CENA


Sua mais nova opção para ficar bem informado sobre as novidades da tecnologia, inovação e ciência na Produção Agropecuária e Meio Ambiente. O ciclo de seminários "Ciência em CENA" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo traz para você o que há de mais moderno na pesquisa nestas áreas.  As transmissões dos seminários acontecem no canal YouTube do CENA-USP.   Fonte: CENA-USP - set. 2021

O Canal USP mostra as atividades da Universidade na sala de aula, nos auditórios e nos laboratórios

Canal USP está no ar com mais de dois mil vídeos que mostram as atividades da Universidade na sala de aula, nos auditórios e nos laboratórios.
O canal se organiza em três seções. Em Aulas USP já estão postadas, na íntegra, 27 disciplinas de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento. As aulas podem ser acessadas por todos os usuários que tiverem interesse e abrangem temas que vão da qualidade da democracia ao direito penal, do Cálculo à Matemática Financeira.
Em Aconteceu na USP estão disponibilizados seminários, debates e mesas-redondas promovidos na Universidade e que reúnem os melhores especialistas do Brasil e do mundo sobre diversos assuntos. 
Finalmente, a terceira seção, Ciência USP, acompanha e registra as descobertas de pesquisadores da Universidade, em linguagem clara e acessível.   
Fonte: Núcleo de Divulgação Científica da USP - set. 2021

15 setembro 2021

Inscrição para a série de Webinars Informativos sobre testes de Certificação Internacional


No âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre o GCUB e a Educational Testing Service – ETS, organização responsável pelos exames TOEFL iBT e GRE em todo o mundo, será realizado uma série de Webinars informativos sobre os testes TOEFL iBT, TOEFL Home Edition, TOEFL Essentials e GRE.
Os webinars serão gratuitos, oferecidos na modalidade virtual e ministrados em Português.

  • 1º Webinar: 21/09 | 10h-11h |  Webinar sobre o TOEFL iBT, e TOEFL Home Edition
  • 2º Webinar: 23/09 | 16h-17h |  Webinar sobre o TOEFL Essentials 
  • 3º Webinar: 29/09 | 16h-17h |  Webinar sobre o GRE General Test

Data limite para inscrições: 17 de setembro de 2021, até às 12:00 (horário de Brasília).

As inscrições devem ser realizadas pelo Formulário Oficial da USP.   

Fonte: AUCANI - 15/09/21



Rede de bibliotecas vai unir 40 universidades de língua portuguesa em plataforma digital

Iniciativa da Universidade de Macau que vai incrementar intercâmbio de pesquisadores e estudantes será formalizada dia 16, no encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa; USP integra acordo de cooperação

Uma iniciativa baseada no compartilhamento e no desenvolvimento conjunto de recursos bibliotecários em português, como base para intercâmbio e cooperação entre universidades. Essa é a proposta liderada pela Universidade de Macau (UM) para criação de uma aliança bibliotecária acadêmica entre a região administrativa especial de Macau, na China, e os países de língua portuguesa.
A chamada Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa (ABAMAPLP) reunirá universidades de sete países, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa e o Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A assinatura se realizará de forma virtual (via Zoom) no dia 16 de setembro, durante o XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, às 16h. 
Como resultado, será constituída uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa, bem como uma plataforma digital on-line. Nela, as 40 universidades terão acesso a livros e materiais didáticos em português e em chinês. A plataforma já foi adquirida pela UM.
O presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) da USP, Jackson Bittencourt, acredita que o acordo permitirá maior fluxo entre os acervos digitais das universidades, especialmente no contexto de colaboração internacional. “Além do incremento em intercâmbios de pesquisadores e alunos que eventualmente ficarão interessados nesses acervos em língua portuguesa, principalmente aquela produção anterior ao século XX. Sem dúvida nenhuma, existe uma riqueza de material bibliográfico muito grande, boa e ainda inexplorada”, afirma.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 14/09/21

Laranjeiras transgênicas são resistentes às principais doenças bacterianas de citros, mostram testes

Pesquisas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, mostraram resultados promissores no uso de laranjeiras doces de cultivar Hamlin geneticamente modificadas resistentes ao greening (também conhecido como amarelão dos citros) e ao cancro cítrico, doenças bacterianas que representam grandes dificuldades para o cultivo dessa espécie. Sendo o Brasil o maior produtor mundial de laranja e maior exportador de suco concentrado, essas ferramentas têm grande valor na busca pela diminuição do uso de agrotóxicos, o que traria vários benefícios em termos de diminuição do impacto ambiental e dos riscos para agricultores, por exemplo. “O trabalho foi feito em laboratório, sob condições controladas, pois a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão competente de fiscalização, é muito rigorosa e não é permitido fazer esse tipo de experimento fora de condições controladas”, explica ao Jornal da USP o pesquisador Matheus Luís Docema, engenheiro agrônomo que estudou, em sua tese de doutorado, a resposta dessas plantas transgênicas à infecção por essas doenças. A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco de Assis Alves Mourão Filho, junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.
O estudo foi realizado no Laboratório de Biotecnologia de Plantas Hortícolas do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, em parceria com pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Fruticultura).   Saiba mais
Fonte: Jornal da USP - 14/09/21

14 setembro 2021

Agenda de treinamentos e webinars para pesquisadores e alunos - 2º semestre de 2021

Ao realizar suas pesquisas e publicar artigos e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas em seus levantamentos, bem como estruturar adequadamente as estratégias de busca. Também é importante conhecer e utilizar ferramentas de organização das informações e referências. Escrita e publicação científica são pontos essenciais, além de manter e unificar seus perfis de Autor.
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
Participe conosco destas reuniões online gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente.   Fonte: AGUIA - set. 2021

13 setembro 2021

Portal de Periódicos CAPES apresenta calendário de treinamentos de setembro

O segundo semestre acadêmico começou e os estudantes já podem aproveitar a oportunidade para aprenderem a melhorar a navegação no Portal de Periódicos da CAPES. Todo mês, a equipe de treinamentos elabora cursos que tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre os conteúdos disponíveis no Portal e aprimorar os tipos de busca. As áreas do conhecimento abordadas em setembro serão: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Biológicas.
Os treinamentos especiais, ministrados todas as quintas-feiras, no período da tarde, são voltados para a produção científica. As editoras em evidência são Emerald, Dot.Lib, ITMS e Elsevier.  Confira o cronograma do mês de setembro. Para se inscrever, é preciso seguir os passos:
  • Realizar login no Meu Espaço;
  • Entrar na área de treinamentos;
  • Selecionar a turma que se encaixe melhor no perfil do interessado;
  • Clicar em “Solicitar inscrição”;
  • Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/09/21