Que tendências afetarão as bibliotecas universitárias de todo o mundo nos próximos 5 anos?
A edição de 2017 do NMC Horizon Report Higher Education Edition acaba de ser publicada e o Horizon Report 2017 Library Edition – relatório relativo às Bibliotecas – também tem nova edição.
O Horizon Report é um esforço colaborativo liderado pelo New Media Consortium (NMC) e a Iniciativa de Aprendizagem EDUCAUSE (ELI). Esta 14ª edição descreve os resultados anuais da pesquisa em andamento desenhada para identificar e descrever as tecnologias emergentes que possam ter um impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa. Tendências chave e importantes desenvolvimentos na tecnologia educacional são colocados diretamente no contexto de seu provável impacto.
Do ponto de vista das Bibliotecas, as tendências que afetam o uso da tecnologia e sua adoção pelas bibliotecas de ensino superior são:
No curto prazo (1-2 anos)
1. Gestão dos dados da pesquisa. Gerenciar dados de observações que levam a novas idéias tornou-se uma parte crítica da divulgação do conhecimento científico. A crescente disponibilidade de relatórios de pesquisa através de bancos de dados, repositórios e bibliotecas digitais torna mais fácil para os estudantes, professores e pesquisadores o acesso a idéias em construção e trabalhos existentes. Nesse contexto, estão em alta os sistema de apoio à pesquisa, comumente conhecidos como CRIS – Current Research Information System – bases de dados destinada a armazenar e gerenciar as atividades de pesquisa de cada instituição. No contexto dos fluxos de trabalho cada vez mais digitais, as bibliotecas possibilitam experiências, testes e simulações, por meio de áudio, vídeo, outras mídias e visualizações. O surgimento desses formatos têm levado as bibliotecas a repensar os processos de gestão de dados em todo o ciclo de vida da pesquisa, desde a análise, visualização, compartilhamento, reúso, até a preservação, e a considerar seriamente a curadoria de dados e a responsabilidade da manutenção de formatos atualizados.