Um dos grandes problemas na atualidade é o grande número de variações de nomes e entradas. A indexação de artigos de revistas e outros documentos nas grandes bases de dados como Web of Science e Scopus esbarra muitas vezes na falta de univocidade de entidades utilizadas como pontos de acesso: pessoas, entidades coletivas, conceitos, etc. e os nomes pelos quais essas entidades são conhecidas.
Nesse sentido, o controle de autoridades continua a ser um tema atual e de fundamental importância.Confira recente matéria e o artigo sobre esse tema: Matéria: http://fabricioassumpcao.com/tag/controle-de-autoridade
Artigo: http://biblios.pitt.edu/…/inde…/biblios/article/view/341/300
Segundo os autores, são quatro as funções dos arquivos de autoridade:
(1) “função de autoridade”, relativa à manutenção da consistência nos catálogos;
(2) “função de localização”, relativa à habilidade dos usuários buscarem e encontrarem entidades utilizando um de seus vários nomes;
(3)“função informativa”, relativa à documentação das fontes de informação consultadas pelo catalogador para a criação dos pontos de acesso; e
(4) “função de manutenção”, relativa à possibilidade de uso do arquivo de autoridade para a identificação e a correção de erros no catálogo.