05 outubro 2018

SciELO completa 20 anos de apoio à produção científica

Com foco nos novos desafios que incluem a maior adesão à ciência aberta, com mais transparência de dados, publicação de preprints – em que os resultados de uma pesquisa são publicados na internet antes da análise de revisores – e uma melhor visibilidade internacional das revistas científicas brasileiras, o SciELO comemorou 20 anos de existência com uma conferência em São Paulo.
Essa biblioteca digital on-line chamada de Scientific Electronic Library Online (SciELO) foi concebida em 1997 por Rogério Meneghini, então professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), e Abel Laerte Packer, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Bireme/Opas/OMS). No mesmo ano, eles levaram a ideia de fazer essa biblioteca eletrônica de acesso aberto à FAPESP. Em 1998, lançaram o SciELO com apoio da FAPESP e da Bireme para agregar e indexar revistas científicas de qualidade em todas as áreas do conhecimento e em vários idiomas, além de operar um portal de acesso e busca facilitada de conteúdos científicos.
Do projeto-piloto em 1998, com 10 periódicos, o SciELO chega a 2018 com 291 revistas no Brasil, uma média de mais de 800 mil acessos por dia.
“É um programa de apoio à infraestrutura de pesquisa que contribui para o progresso da ciência brasileira por meio do aperfeiçoamento dos periódicos e da capacidade de fazer comunicação científica”, disse Packer, diretor do SciELO, à Agência FAPESP Leia mais
Por Marcos de Oliveira  |  Agência FAPESP