O aplicativo Parques do Brasil reúne informações sobre as principais unidades de conservação (UCs) do país, aquelas responsáveis pelo maior fluxo de visitantes. Pela ferramenta, é possível pesquisar informações sobre as UC mais próximas do usuário, incluindo orientações sobre como chegar, atrativos, descrição das trilhas, atividades disponíveis, o bioma da unidade, as principais espécies protegidas, condições de acessibilidade e preços de ingressos.
O aplicativo foi lançado na versão beta, com informações sobre 30 unidades de conservação, disponíveis em português, inglês e espanhol. Novas UCs serão incluídas a partir de 2019. A ideia é que professores, estudantes, turistas e demais interessados tenham em mãos uma fonte de informações simples, intuitiva e concisa. Uma vez conectado, basta selecionar a UC desejada e começar a pesquisa.
De acordo com João Paulo Sotero, diretor do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, o Brasil conta com 283 parques nacionais e estaduais. Em 2016, foram registradas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) cerca de 17 milhões de visitações às UCs brasileiras. Atualmente, há mais de 2200 UCs no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). "Se fizermos um recorte só de parques nacionais e estaduais, temos quase 300 parques no Brasil, o que representa uma oportunidade grande de promoção do ecoturismo", reforça.
As UCs são áreas naturais protegidas pelo governo. O intuito é preservar a biodiversidade do local, evitando a degradação da flora e da fauna. Com a instituição do SNUC, por meio da Lei nº 9.985, de julho de 2000, foi possível estabelecer uma visão abrangente das áreas naturais a serem preservadas. A lei representa um avanço substancial no que tange a gestão das UCs nas esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Estabelece mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UCs, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente. MMA