Estudantes de diferentes cursos da USP estão reunidos em equipes com uma missão: propor soluções fintech (aplicação de tecnologia para oferecer produtos e serviços) para promover a sustentabilidade financeira das universidades. Depois de 24 horas de planejamento, execução e apresentação, o projeto vencedor do HackathonUSP surge. A proposta do Rent a Lab é ser um sistema que conecta empresas e universidades para locação de laboratórios, quando estes não estão sem utilizados para pesquisas.
“Nossa ideia é criar uma fundação que visa o aluguel de laboratórios ociosos. Assim, haveria uma autossustentabilidade desses espaços, com a formação de parcerias público-privadas. Os laboratórios seriam sempre atualizados com a infraestrutura necessária e os gastos da USP com eles seriam menores”, explica Fábio Yukio Ono, estudante de Engenharia de Produção e integrante da equipe vencedora do hackathon.
A empresa interessada acessa o sistema do Rent a Lab, verifica os laboratórios disponíveis e escolhe o que melhor atende sua demanda. Ela tem acesso a imagens do local, o docente que o coordena, os materiais e máquinas disponíveis e realiza a locação.
De acordo com a equipe, empresas menores que não possuem espaços físicos seriam um dos públicos do projeto. O incentivo para utilizar os laboratórios viriam da chamada Lei do Bem (11.196/05), que concede incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica. Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 9/1/2019