O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar em março os detalhes sobre os novos critérios para concessão de bolsas de pós-graduação oferecidas no país pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Entre as mudanças já divulgadas, está a utilização do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) como critério para distribuição dos recursos – cidades com taxas mais baixas terão preferência para recebimento das bolsas.
Corte no mestrado
Outro aspecto da nova medida anunciada pelo MEC é a decisão de diminuir progressivamente as bolsas de mestrado. Segundo a Capes, o país já teria cumprido a meta de formação em nível de mestrado, que era 60 mil mestres titulados por ano. Agora, estaria em busca de atingir a meta de doutores: 25 mil titulados por ano até 2024 (atualmente, a taxa brasileira é de cerca de 20 mil).
Valores
Atualmente, a Capes concede 81.400 bolsas em 5.700 cursos de pós-graduação no país. A bolsa de mestrado corresponde a R$ 1.500, e a de doutorado a R$ 2.200. Para ter direito, é necessário passar pelo processo seletivo da universidade de ingresso na pós-graduação, que pode variar em cada instituição, mas deve incluir ao menos uma prova e a apresentação de um projeto de pesquisa a uma banca de avaliação. Leia mais. Fonte: Jornal da Ciência - 03/03/20