15 maio 2020

Artigo debate impacto das mídias digitais na educação

Atualmente a educação conta com o auxílio de outras ciências que valorizam seu poder de interação e abrangência entre educadores e educandos. E a comunicação pode ser uma aliada perfeita da educação contemporânea. Surge, então, a Educomunicação, nova ciência de nosso tempo, em que se educa com os recursos da comunicação e suas várias linguagens – as mídias digitais, o rádio, o cinema, os documentários, a fotografia.
Um artigo da revista Comunicação & Educação propõe um debate sobre as questões que afetam a educação hoje, em consequência dos impactos das mídias digitais em um “contexto de permanente conexão com o processo de ensino-aprendizagem”, afirmam os autores Lucilene Cury e Marciel Consani. Os pesquisadores colocam em pauta as demandas e os desafios da Educação a Distância, a chamada EaD, que se mostram os mesmos a afetarem a educação de forma abrangente.
Inspirados no pensamento do filósofo francês Edgar Morin, os autores se referem à complexidade da educação “em dimensão planetária“, apontando a urgência de “um olhar que transcenda as questões puramente tecnológicas e operacionais, ao mesmo tempo que reafirma a importância e a pertinência da abordagem educomunicativa”.
O artigo parte do princípio de que a Educação a Distância (EaD) não se diferencia da educação em geral quanto às demandas e aos desafios, apresentando como ela contribui para o desenvolvimento de um processo educacional realmente efetivo. É preciso, segundo os autores, fortificar a aliança entre avanço tecnológico e qualidade de ensino, na proposta da incrementação de políticas públicas que viabilizem a educação de qualidade e inclusiva. Esse olhar “educomunicativo” apresenta também a necessidade de enxergar a Educação e a EaD “como diferentes instâncias de um mesmo processo”.   Leia mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 14/05/20