15 maio 2020

Iniciativas de internacionalização na USP têm adaptações devido à pandemia

Ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade, a internacionalização é uma das diretrizes da USP. Ela inclui a mobilidade de estudantes e professores em intercâmbios, parcerias com entidades e acordos de cooperação com diversos países, projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros, e muitas outras possibilidades, como por exemplo o duplo-diploma de mestrado e doutorado, reconhecido por instituições de dois países diferentes.
Em tempos de pandemia, as atividades relacionadas à internacionalização ficam muito prejudicadas. Mas elas não estão paralisadas. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), o órgão central de internacionalização da Universidade, passou a atender de forma remota desde o dia 23 de março e vem adotando medidas para continuar atividades essenciais e, ao mesmo tempo, seguir orientações encaminhadas pelas autoridades sanitárias e pela reitoria para evitar a disseminação da covid-19.  
Em uma das iniciativas oferecidas no período de quarentena, a Aucani fez parcerias para oferecer um curso de inglês on-line para comunicação acadêmica e para atuação nos programas de mobilidade da USP, dirigido aos alunos de pós-graduação da Universidade. A Aucani também continua lançando editais de promoção à internacionalização e cooperação com programação para o segundo semestre ou que sejam realizados a distância. 
Confira algumas medidas tomadas pela Aucani para evitar riscos para os alunos, professores e funcionários que chegam e saem do país.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 14/05/20