29 junho 2020

Nota sobre a suspensão do resultado da Chamada de Bolsas Especiais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acompanha atentamente e com a devida preocupação, desde o início, as restrições às atividades acadêmicas e de pesquisa impostas pela pandemia do novo coronavírus a todos os países. A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020 e no dia 17 março foi publicado o primeiro informe do CNPq, orientando os pesquisadores sobre a avaliação, caso a caso, das dificuldades apresentadas. Na seqüência, a instituição divulgou outros cinco comunicados com decisões sobre prorrogação de prazos e outras orientações (27 de março, com retificação em 3 de abril, 23 de abril6 de maio e 12 de junho).
Além disso, essas restrições exigiram do CNPq a adequação de suas atividades para a nova realidade, como julgamentos virtuais, prazos de submissão de propostas estendidos e, ainda, a avaliação sobre resultados de chamadas cuja implementação dos projetos aprovados dependem das perspectivas futuras quanto ao cenário que o mundo enfrenta.
A evidência das incertezas ainda presentes sobre quando as atividades acadêmicas serão retomadas, não só no Brasil como em outros países, e quando as viagens nacionais e internacionais voltarão a acontecer normalmente, está no grande número que o CNPq recebeu de pedidos de prorrogação de bolsas de todas as modalidades. Para exemplificar, apenas as bolsas de mestrado e doutorado, cujas solicitações foram feitas em lote, por Programas de Pós-Graduação, dos cerca de 1400 programas, 1043 enviaram solicitação de prorrogação dos bolsistas.
Assim, considerando a impossibilidade de saber quando as atividades de pesquisa poderão voltar a ser realizadas plenamente e a mobilidade retomará à normalidade, a Diretoria Executiva do CNPq entendeu que não era adequado concluir, neste momento, o 2º cronograma da Chamada Nº 08/2019, com a divulgação do resultado. Essa chamada prevê a concessão de bolsas em dez modalidades, divididas em Bolsas no País e no Exterior que seriam implementadas entre os meses de setembro/2020 a fevereiro/2021.
Foram submetidas 2.664 propostas de bolsas no país e 1.607 propostas de bolsas no exterior, totalizando 4.271 propostas, e todo o processo de julgamento das bolsas está concluído. No entanto, como a implementação das bolsas depende da viabilidade de sua execução e, considerando que, neste momento, não há como prever quando e se essa execução será possível devido à pandemia, decidiu-se aguardar um momento mais oportuno, quando teremos um cenário mais concreto sobre a situação.    Fonte: CCS/CNPq - 26/06/20