29 junho 2020

CAPES prorroga mais de 20 mil bolsas de mestrado e doutorado

Portaria permite que programas de pós-graduação estendam por até três meses bolsas de mestrado e doutorado devido à pandemia

Benedito Aguiar reforçou a importância de manter os bolsistas estimulados para que consigam concluir com sucesso esta etapa da carreira. "Nos esforçamos para que os contratempos causados pela COVID-19 não interfiram no resultado das pesquisas. Dessa forma, conseguimos incentivar nossos pesquisadores a manter a qualidade dos estudos".

== Prorrogação das bolsas ==
CAPES recomenda que as instituições de ensino superior prorroguem o auxílio dos bolsistas ativos que tiveram suas pesquisas afetadas durante a pandemia pelo prazo máximo de três meses. A solicitação pode ser feita a qualquer momento, durante a vigência da bolsa, e deve ser registrada no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
A prorrogação é indicada aos programas que cancelaram ou adiaram as atividades. Os cursos que estão com restrições de acesso às instalações necessárias à execução das pesquisas ou outros contratempos ligados à COVID-19 também podem estender o tempo das bolsas da CAPES.
As cotas continuarão ocupadas no período de prorrogação e os  programas não poderão substituir os bolsistas durante este prazo. Confira  a  Portaria nº 55.   Fonte: CCS/CAPES - 24/06/20