Em 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu mais de 95 mil bolsas no país. O ano também contou com uma avaliação de meio período dos programas de pós-graduação e o início das ações de internacionalização CAPES-PrInt. O diálogo com o exterior também marcou o apoio à formação de professores da educação básica, um dos pilares da agência. Os dados estão detalhados no mais recente relatório de gestão da CAPES, que já está disponível para consulta.
Elaborado conforme as orientações mais recentes do Tribunal de Contas da União, o relatório abrange as ações finalísticas da CAPES (financiamento e avaliação) e ainda tópicos sobre orçamento, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Das bolsas pagas no país, 44 mil foram de mestrado, 43 mil auxílios apoiaram estudantes de doutorado e outros seis mil benefícios financiaram pesquisas de pós-doutorado, além do pagamento de outros 1,5 mil em modalidades diversas.
No total, a CAPES investiu R$2,1 bilhões na formação de discentes, docentes e pesquisadores que atuam nos mais de 3,7 mil programas de pós-graduação stricto sensu. Outros R$162 milhões financiaram a melhoria das condições de funcionamento dos programas de pós-graduação e R$431,4 milhões foram dedicados ao Portal de Periódicos, a maior biblioteca virtual do País.
No âmbito internacional, quase R$350 milhões financiaram ações de mobilidade exterior. Uma parcela significativa dos mais de 7,5 mil bolsistas fora do Brasil estava fazendo doutorado-sanduíche e os mil estrangeiros no País foram, em sua maioria, pesquisadores-visitantes.
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20