No dia 12 de novembro de 2020, a Faculdade de Saúde
Pública (FSP) da USP realizou seu 32º webinar denominado Docência durante a pandemia: tempos
estranhos e/ou momentos de descobertas?. Em formato de
“roda de conversa”, os presidentes das quatro comissões estatutárias da FSP,
coordenadores e vice-coordenadores dos cursos de graduação e estudantes de
graduação trouxeram depoimentos sobre suas experiências de ensino-aprendizagem
durante a pandemia. Estes depoimentos foram enriquecidos por outros dois
colegas convidados para problematizar o tema da “presença”. A partir do
conteúdo do vídeo do 32º webinar, os “estranhamentos”, os “desafios” e as
“oportunidades” que emergiram para o ensino-aprendizagem na pandemia, conforme
as experiências vivenciadas pelos participantes deste webinar, foram
sumarizados e são apresentados neste artigo-síntese.
Desconforto
com a tecnologia e seus imperativos: o risco da predominância da técnica sobre
o humano
Há uma fadiga da tecnologia durante a
pandemia: “O desafio, o que é estranho, por enquanto é aprender como se
construir melhor interação social e nos sentirmos mais confortáveis com essa
copresença mediada por tecnologia”.
Há sequestro dos nossos desejos: “Há
autores que falam que nós não estamos mais no cyber-espaço, nós estamos já numa
infosfera, fazendo um paralelo com a biosfera. A infosfera nos tirou o conceito
dicotômico de online e offline, na verdade nós estamos o tempo todo como onlife
– mesmo que eu não queira, eu estou deixando rastros digitais, estou sendo
rastreado o tempo todo”. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 17/12/20