08 dezembro 2020

ODS são fundamentais para entender a realidade que vivemos

O evento Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista acontecerá de forma on-line amanhã, 9 de dezembro, às 14h. Mais informações e o link de inscrição podem ser encontrados neste link
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar de hoje (8), Pedro Jacobi, um dos expositores do evento e pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP junto ao Programa USP Cidades Globais, explica que o seminário abordará um projeto de pesquisa que estuda como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são implementados nas regiões metropolitanas de São Paulo, juntamente com outros temas de governança ambiental. O conjunto dos estudos dessa pesquisa resultou na publicação de um livro, com contribuição de 54 autores, que estará disponível no evento de forma on-line.
Para o professor, os ODS funcionam como elo condutor da capacidade de compreensão de como o tema ambiental interfere diretamente em um conjunto de variáveis de outras áreas, como educação, saúde e consumo. Esses objetivos representam um conjunto de aspectos que mostram as transformações que precisam estar acontecendo e se concretizando, explica Jacobi. Nesse sentido, seu grupo de pesquisa produziu um podcast, chamado Diálogos Socioambientais, que explica cada um dos ODS em 17 episódios diferentes. O podcast pode ser ouvido neste link do Anhor.fm ou neste link do Spotify.
Jacobi aponta que os ODS são um grande desafio na Macrometrópole Paulista, pois esta abrange uma conurbação de regiões metropolitanas que formam um dos maiores aglomerados do Hemisfério Sul. Afirma que ações e políticas públicas voltadas para os ODS devem ser pensadas não somente em nível nacional, mas também em âmbitos locais. Para ele, é essencial entender como as metas de sustentabilidade se concretizam em cada local e aplicá-las regionalmente, com um papel conjunto de governos municipais e estaduais atuando em conformidade com a sociedade civil.
O especialista diz que há uma dificuldade de levar os conceitos dos ODS de forma acessível à sociedade de maneira geral, o que ele trata com extrema importância. Destaca que é necessário pensar como trazer essa conversa nas escolas, universidades e empresas de uma forma mais compreensiva para os cidadãos, para que entendam como os ODS são essenciais para entender a realidade que vivem. Segundo Jacobi, uma das principais preocupações do seu estudo está em “produzir ciência cidadã e acessível”. E complementa: “A Universidade tem papel de tornar todos esses conhecimentos cada vez mais próximos da vida do cidadão”.    
Fonte: Jornal da USP - 08/12/20