Um trabalho divulgado na revista Scientometrics analisou o
impacto de 10 periódicos da área de marketing ao contabilizar as citações que
seus artigos receberam em outros títulos da disciplina. Não eram 10 revistas
convencionais: todas elas figuravam em uma ou mais listas de periódicos
predatórios, aqueles que aceitam artigos sem fazer uma revisão por pares
genuína, bastando pagar uma taxa para publicá-los.
Assinado por Salim Moussa, professor de marketing do Instituto de Estudos Aplicados em Humanidades da Universidade de Gafsa, Tunísia, o estudo constatou que os 1.246 artigos publicados nessas 10 revistas predatórias receberam 10.935 citações, sendo que 11% foram citados 13 vezes ou mais. O paper de maior repercussão recebeu 217 citações, das quais 21 em periódicos indexados no Índice de Citação de Ciências Sociais da empresa Clarivate Analytics, responsável pela respeitada base de dados Web of Science. Veja mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - nov. 2020
Assinado por Salim Moussa, professor de marketing do Instituto de Estudos Aplicados em Humanidades da Universidade de Gafsa, Tunísia, o estudo constatou que os 1.246 artigos publicados nessas 10 revistas predatórias receberam 10.935 citações, sendo que 11% foram citados 13 vezes ou mais. O paper de maior repercussão recebeu 217 citações, das quais 21 em periódicos indexados no Índice de Citação de Ciências Sociais da empresa Clarivate Analytics, responsável pela respeitada base de dados Web of Science. Veja mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - nov. 2020