A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) criou nesta quarta-feira, 20 de janeiro, um grupo para propor uma
tabela de equivalência entre conceitos (A, B, C, D e E) e notas (1, 2, 3, 4, 5,
6 e 7) para os programas de pós-graduação (PPGs). A formalização se deu em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Os
integrantes deverão analisar o modelo de avaliação que prevaleceu até 1998, que
utilizava conceito para qualificar os PPGs, e o atual, que passou a adotar
notas. Deverão ser examinados os critérios avaliativos em cada ciclo e indicar
um método para definir a equivalência entre os dois sistemas. Serão 60 dias para
desenvolver um relatório com recomendações.
"O
objetivo é informar de maneira ágil e transparente as instituições que
solicitarem as tabelas de equivalência, contribuindo também com os estudantes
que queiram fazer cursos no exterior e necessitam apresentar essas notas",
afirma Sérgio Avellar, coordenador-geral de Normatização e Estudos da Diretoria
de Avaliação (DAV) da CAPES.
Ao final das atividades, o grupo deverá apresentar um
relatório à presidência da CAPES que ouvirá o Conselho Técnico-Científico da
Educação Superior (CTC-ES). Formado por diretores da CAPES e representantes das áreas
de avaliação e de associações de relevância para pós-graduação brasileira, o
colegiado analisará e fará recomendações à presidência da CAPES acerca das
sugestões elaboradas pelo grupo. Fonte: CCS/CAPES - 21/01/21