26 fevereiro 2021

Acesso aberto supera a publicação por assinatura globalmente pela primeira vez

Embora tenhamos visto a porcentagem de OA aumentar rapidamente nos últimos anos, especialmente em países como China, Alemanha e Reino Unido, foi só em 2020 que mais resultados foram publicados por meio de canais de acesso aberto do que canais de assinatura tradicionais em todo o mundo. Essa percepção e as evidências são apresentadas na matéria recém-publicada no Blog do Dimensions.
Agora, o acesso aberto supera a publicação de assinatura globalmente pela primeira vez (de acordo com a plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication).
Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança.   Veja mais.   Fonte: AGUIA - 26/02/21