O sistema Gestão da Informação
de Projetos (GiP) foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da
Informação (STI) a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e implementado em 2015.
Esse aplicativo web gerencia e controla a
execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias
das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de
gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a
transparência, segurança e agilidade que dele se espera.
O Sistema GIP tem como objetivo reduzir o
tempo gasto na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de
pesquisa, permitindo que o Pesquisador destine seu tempo para o que é mais
importante: produzir conhecimento científico. Além de minimizar os trâmites
burocráticos dispendido com as atividades científicas, facilita a contabilidade
dos projetos e, sob o ponto de vista institucional, permite o acompanhamento
dos projetos em andamento na Universidade.
Seus processos abrangem as etapas de
cadastro, execução e prestação de contas, contando com várias funcionalidades,
entre as quais, controle de saldo, registros de entrada e saída de dinheiro,
elaboração de relatórios gerenciais, gerenciamento do patrimônio do auxílio ou
projeto.
A partir de 19 de abril de 2021 a FAPESP não aceitará prestação de contas em papel.