A aplicação das tecnologias
imersivas em diversas áreas da educação se torna cada vez mais comum.
Recentemente, um painel internacional sobre o estado das realidades aumentadas
e suas tecnologias foi realizado e publicou um relatório com
os resultados das análises em torno do aprendizado imersivo. O documento
destaca o potencial de aplicação das tecnologias imersivas na educação e as
formas de utilizar esse tipo de tecnologia para imergir o aluno em outras
realidades, de uma maneira mais prática do que levá-lo a essa outra realidade
para melhor aproveitamento da aprendizagem.
Romero Tori, professor do
Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola
Politécnica (Poli) da USP, participou do painel e contou ao Jornal
da USP no Ar 1ª Edição sobre o desenvolvimento das tecnologias
imersivas. Segundo o professor, a partir de 2010, com o surgimento de
equipamentos de realidade aumentada mais acessíveis ao público e a evolução e
disseminação dos smartphones, novas imersões puderam ser criadas,
independentemente de grandes estruturas com alto custo operacional ou espacial.
Tori comenta que esses novos recursos podem ser aplicados em diversas áreas,
como ciências, engenharia, artes e matemática. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 08/06/21