Em Game ON: Ciência, Fake News e Sustentabilidade,
estudantes produzirão games que articulam todas as áreas do conhecimento
pensando soluções para problemas complexos da sociedade; alunos da USP podem se
inscrever até o dia 2 de agosto
Para a Agenda 2030 ser cumprida
no Brasil, ainda há um longo caminho pela frente. O compromisso assumido por líderes de 193
Países, incluindo o Brasil, com coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), envolve 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030, que
buscam efetivar os direitos humanos, a promoção do desenvolvimento sustentável
e diminuição das desigualdades nos países e também entre eles. Esses objetivos
não são simples, afinal, “acabar com a pobreza” ou “alcançar a igualdade de
gênero” no mundo de hoje são conquistas que exigirão grandes mudanças para se
concretizarem.
A mais nova disciplina optativa livre da USP, que permite a inscrição de alunos de todos os cursos, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, quer mostrar a importância da ciência e dos conhecimentos produzidos na Universidade para ajudar a promover mudanças e construir um mundo melhor, além de disseminar esses conhecimentos de forma didática e acessível.
Para isso, os alunos deverão criar, ao longo do curso, uma plataforma interativa que leve a discussão à USP e à comunidade externa, em um formato de jogo muito instigante, o escape game. Os jogos deverão articular diversas áreas do conhecimento para mostrar como situações-problema complexas da realidade podem ser solucionadas, pensando ainda no combate às fake news que permeiam cada uma. Essas situações-problema partem dos ODS para abordar temas sociais importantes, como violência doméstica, pobreza, desmatamento, depressão, etc.
A mais nova disciplina optativa livre da USP, que permite a inscrição de alunos de todos os cursos, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, quer mostrar a importância da ciência e dos conhecimentos produzidos na Universidade para ajudar a promover mudanças e construir um mundo melhor, além de disseminar esses conhecimentos de forma didática e acessível.
Para isso, os alunos deverão criar, ao longo do curso, uma plataforma interativa que leve a discussão à USP e à comunidade externa, em um formato de jogo muito instigante, o escape game. Os jogos deverão articular diversas áreas do conhecimento para mostrar como situações-problema complexas da realidade podem ser solucionadas, pensando ainda no combate às fake news que permeiam cada uma. Essas situações-problema partem dos ODS para abordar temas sociais importantes, como violência doméstica, pobreza, desmatamento, depressão, etc.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 29/07/21