16 dezembro 2021

Livro conta a história da Universidade através de seus reitores desde 1934 até 2018

Foi lançado, em uma cerimônia realizada no dia 15 de dezembro, o livro Os Reitores da Universidade de São Paulo, editado pela Editora da USP. O evento foi transmitido on-line da sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo. 
O objetivo da obra, que tem 232 páginas, é contar a história da USP ao longo de quase nove décadas a partir do olhar de seus reitores. Como explicou o reitor Vahan Agopyan, “não se trata de uma coletânea de biografias, mas sim de relatos da vida dessas pessoas, contados por elas próprias, sempre que possível, ou por seus familiares”. “Sou observador privilegiado, pois estou na USP há 12 gestões reitorais. É interessante ver que a percepção do ocupante do cargo é diferente dos observadores externos que acompanham os acontecimentos”, afirmou. 
O livro está dividido em 28 capítulos, cada um deles dedicado a uma gestão reitoral, de 1934 até 2018. Ao longo de sua história, a USP teve 26 reitores. O primeiro reitor foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado. O professor da FD, Miguel Reale, foi reitor da Universidade por duas gestões, em 1949 e em 1969.  
O livro foi organizado pela jornalista Vera Nakata e está disponível para download nas versões em português e em inglês no Portal de Livros Abertos da Edusp.    Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/12/21