17 dezembro 2021

Novo estudo classifica os melhores cientistas do mundo segundo Índice H do Google Scholar

Mais um estudo bibliométrico da produção científica acaba de ser publicado

A classificação mundial dos “cientistas classificados no mundo entre os 10.000 e 100.000 melhores no ranking universitário” é baseada nas pontuações totais do índice h de um total de 14.035 universidades, 210 países, 707.343 cientistas foi publicada recentemente pelo Alper-Doger Scientific Index ou simplesmente AD Scientific Index 2021, a partir dos registros do Google Scholar.
De acordo com a organização, há muitos sistemas de pontuação cujo objetivo realizar avaliações da qualidade da produção científica, muitos dos quais possuem ligações intrínsecas com as fontes de publicação e bases de dados internacionais. Indicadores numéricos também mostram quão produtivos e eficazes são os pesquisadores. Cada um desses sistemas tem muitas vantagens e desvantagens. Dos índices mencionados, o mais aceito é o índice h.
O índice h é determinado com base no número de artigos citados pelo menos h vezes. Para atingir um alto índice h, um acadêmico deve ter um grande número de artigos publicados e ter recebido um grande número de citações, ao longo de um período de tempo. Por exemplo, um valor de índice h de 15 indica que o acadêmico recebeu pelo menos 15 citações para cada um dos 15 artigos publicados. Para aumentar o valor do índice h de 15 para 16, o mesmo acadêmico deve receber pelo menos 16 citações aos 16 artigos publicados.   Saiba mais.
Fonte: AGUIA - 17/12/21