16 janeiro 2022

Grupo de Trabalho discutirá educação a distância na pós-graduação stricto sensu

O GT-EaD estudará medidas para garantir a qualidade para cursos novos de mestrado e doutorado, na modalidade de Educação a Distância

A Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, nomeou um grupo de trabalho para identificar e propor melhorias aos processos relacionados à avaliação de entrada e permanência de programas de pós-graduação (PPG) 
stricto sensu, na modalidade de Educação a Distância (GT-EaD). Com isso, a Fundação pretende garantir o atendimento às expectativas de qualidade da comunidade acadêmico-científica e aos padrões esperados para o Sistema Nacional de Pós-Graduação. A decisão foi tomada após qualificados diálogos com a academia, observando a necessidade de conferir segurança ao tema.
Portaria Gab nº 9/2022, que criou o Grupo de Trabalho-EaD, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 12. Conforme o documento, o colegiado terá como parte de seus objetivos formular propostas e recomendações, ligadas à Educação a Distância na pós-graduação stricto sensu, ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e à Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV). Além disso, caberá ao GT-EaD fornecer subsídios para as propostas de cursos novos (APCN) em EaD, no âmbito da Fundação.
Para tanto, o GT se dispõe, ainda, a receber e consolidar propostas e sugestões da comunidade acadêmica que contribuam para as discussões referentes à educação a distância nos programas de pós-graduação stricto sensu. Do mesmo modo, estão previstas a formulação de propostas de seminários e atividades periódicas para instruir e orientar, previamente, as instituições quanto às exigências para a submissão de propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD), de modo a que alcancem a qualidade esperada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 14/01/22