17 janeiro 2022

Inovando para garantir uma Universidade cada vez mais segura

No final de 2021 foram inauguradas as novas bases dos campi de Pirassununga e São Carlos, e nas próximas semanas deverão ser inauguradas as bases de Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, Quadrilátero Direito-Saúde e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
Centros de Monitoramento
Todas as bases da Guarda Universitária abrigam os Centros de Monitoramento Eletrônico, que armazenam as imagens das câmeras instaladas nos respectivos campi e recebem as chamadas do aplicativo de segurança.
Nas portarias foram instaladas câmeras LPR, que identificam e armazenam dados dos veículos e motos que entram e saem dos campi. As informações geradas são enviadas, em tempo real, ao Detecta, o sistema de monitoramento inteligente da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Recentemente, além das câmeras instaladas, os Centros de Monitoramento também passaram a receber as imagens geradas por 12 drones adquiridos pela Superintendência e distribuídos para todos os campi.
Equipados com câmeras termográficas, que possibilitam a visão noturna e a diferenciação de pessoas e animais, os drones são utilizados para vistorias em grandes áreas – o que é especialmente importante nos campi de Piracicaba e Pirassununga –, detecção e combate de incêndios e também para avaliação de telhados de prédios da Universidade. Cerca de 60 agentes de segurança e outros servidores da área administrativa já receberam treinamento para operar os drones.   Saiba mais.   Jornal da USP - 14/01/22