03 fevereiro 2022

Novo diretório global de pre-prints é anunciado

O Centre pour la Communication Scientifique Directe (CCSD) da França e a Confederation of Open Access Repositories  (COAR) acabam de anunciar a colaboração formal para lançar um diretório de repositórios de pre-prints (pré-impressões) de acesso aberto. Os pre-prints estão se tornando uma parte cada vez mais importante do panorama da comunicação de pesquisa. A publicação de pre-prints permite aos pesquisadores partilhar sua pesquisa livre e rapidamente com os colegas e a comunidade em geral. Este diretório reunirá todos os repositórios que recolhem pre-prints em uma única base de dados, permitindo aos utilizadores escolher a plataforma mais apropriada às suas necessidades e ter uma visão geral do ecossistema de pre-prints.

O diretório será baseado nos resultados de um projeto realizado pelo Comité Francês para a Ciência Aberta denominado Projeto de Plataformas de Pre-Prints / Preprints Platforms Project  e apoiado pelo Ministério Francês do Ensino Superior, Investigação e Inovação (MESRI), que desenvolveu um catálogo abrangente e detalhado de repositórios de pré-impressão. A atual lista de pre-prints documenta mais de 90 repositórios juntamente com detalhes sobre a sua gestão, funcionalidades e serviços relacionados, bem como sua relação com critérios científicos abertos.

Como parte da colaboração, a COAR desenvolverá uma base de dados e uma interface de usuário com a contribuição do Projeto de Plataformas de Pre-Prints e o apoio do MESRI. A COAR acolherá o diretório de pré-impressões e o Comitê francês (CCSD) será responsável pela manutenção dos registos de metadados para assegurar que o registo seja mantido atualizado. O diretório estará publicamente disponível a todos e, na medida do possível, alinhado com outros diretórios relacionados, tais como o Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR e a lista de servidores de pré-impressão Accelerating Science and Publication in Biology – ASAPbio. O diretório de pré-prints estará disponível ao público no final de março de 2022.   

Fonte: AGUIA – 03/02/22