Segundo editorial da Nature, a publicação de artigos e a oferta de registros de pesquisa deveriam ter peso semelhante em processos de avaliação
Um editorial
da revista Nature publicado em abril apontou uma contradição nas
políticas de governos e agências de fomento envolvendo a avaliação acadêmica e
o estímulo ao compartilhamento de dados de pesquisa. Um cientista que
disponibilize livremente informações de seus estudos, como é a orientação
disseminada atualmente, pode ser menos reconhecido ou recompensado do que um
outro que opte por restringir o acesso a registros primários de seus
experimentos. Na opinião dos
editores da Nature, a publicação de artigos e o compartilhamento de registros
deveriam ter peso semelhante em processos de avaliação, contratação e promoção
de pesquisadores, a fim de que essa prática seja estimulada. “Universidades,
grupos de pesquisa, agências de financiamento e editores de periódicos devem,
juntos, começar a considerar como podem reconhecer melhor os dados abertos em
seus sistemas de avaliação”, propõe o editorial. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - maio 2022