Este estudo investiga até
que ponto os usuários do Twitter se envolvem com tweets acadêmicos de artigos
científicos em quatro tipos de comportamentos de engajamento do usuário, ou
seja, curtir, retweetar, citar e responder. Com base em uma amostra de 7 milhões
de tweets acadêmicos de artigos da Web of Science, os resultados mostram que as
curtidas são a métrica de engajamento mais frequente, compreendendo 44% dos
tweets acadêmicos, seguidos por curtidas. retuítes (36%), enquanto citações e
respostas são apenas presente em 9% e 7% de todos os tweets acadêmicos,
respectivamente.
Do ponto de vista
disciplinar, tweets acadêmicos da área de Ciências Sociais e Humanas são mais
propensos a provocar a participação do usuário do que os de outras áreas
temáticas. A presença de engajamento do usuário está mais associada a outros
fatores baseados no Twitter (por exemplo, o número de usuários mencionados nos
tweets e o número de seguidores dos usuários) do que a fatores baseados na
ciência (por exemplo, citações). artigos tuitados). Com base nesses resultados,
este estudo lança luz sobre a possibilidade de aplicação de métricas de
engajamento de usuários para mensurar níveis mais profundos de recepção de
informações acadêmicas no Twitter. Fonte: Latindex - 26/08/22