28 agosto 2022

Engajamento do usuário com tweets de artigos científicos: uma análise multidisciplinar em larga escala

Este estudo investiga até que ponto os usuários do Twitter se envolvem com tweets acadêmicos de artigos científicos em quatro tipos de comportamentos de engajamento do usuário, ou seja, curtir, retweetar, citar e responder. Com base em uma amostra de 7 milhões de tweets acadêmicos de artigos da Web of Science, os resultados mostram que as curtidas são a métrica de engajamento mais frequente, compreendendo 44% dos tweets acadêmicos, seguidos por curtidas. retuítes (36%), enquanto citações e respostas são apenas presente em 9% e 7% de todos os tweets acadêmicos, respectivamente.
Do ponto de vista disciplinar, tweets acadêmicos da área de Ciências Sociais e Humanas são mais propensos a provocar a participação do usuário do que os de outras áreas temáticas. A presença de engajamento do usuário está mais associada a outros fatores baseados no Twitter (por exemplo, o número de usuários mencionados nos tweets e o número de seguidores dos usuários) do que a fatores baseados na ciência (por exemplo, citações). artigos tuitados). Com base nesses resultados, este estudo lança luz sobre a possibilidade de aplicação de métricas de engajamento de usuários para mensurar níveis mais profundos de recepção de informações acadêmicas no Twitter.   Fonte: Latindex - 26/08/22