25 janeiro 2023

O efeito ChatGPT baseado em Inteligência Artificial e o ensino nas Universidades

Esta matéria é uma tradução e uma compilação de informações baseadas no artigo intitulado “O efeito ChatGPT: universidades mudam seus métodos de ensino”, escrita em espanhol e inglês sobre como ferramentas baseadas em IA estão mudando ou irão mudar o modo como a redação e a escrita são ensinadas e utilizadas nas escolas e universidades.

Na matéria publicada no The New York Times, o relato de um professor esclarece a surpresa que teve ao deparar-se com um trabalho de ótima qualidade: “enquanto corrigia redações para seu curso de religiões mundiais, Antony Aumann, professor de filosofia na Universidade do Norte de Michigan, leu uma que ele disse ser “a melhor redação da classe”. Instantaneamente, um alarme disparou em sua cabeça. Aumann confrontou seu aluno para descobrir se ele havia escrito a redação. O aluno confessou ter utilizado o ChatGPT, um bot conversacional que fornece informação, explica conceitos e gera ideias em frases simples… e, neste caso, tinha escrito o paper.”   ChatGPT é um desses exemplos de modelos baseados em IA que interage de forma conversacional e esse formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas. O ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT , que é treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada.  O Google criou o LaMDA , um chatbot rival, e a Microsoft está considerando um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI. Outras empresas do Vale do Silício , como Stability AI e Character.AI , também estão trabalhando em ferramentas generativas de inteligência artificial.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP – 25/01/23