A Associação
Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) se reuniu nesta semana
para debater o uso do ChatGPT, ferramenta capaz de criar textos longos em segundos.
A discussão nas universidades ainda está começando, mas os especialistas alertam para as mudanças que esse tipo de
inteligência artificial pode levar para a sala de aula. Tudo aquilo que ameaça,
a primeira reação é evitar. Outras ferramentas já apresentaram desafios para educação
e foram incorporadas. Uma delas é a calculadora portátil. Muitos diziam que
eliminar todo o ensino de aritmética e isso de fato não aconteceu”, diz Celso
Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino
Superior (ABMES) e doutor em Inteligência Artificial. "Certamente os educadores terão que usar a criatividade e pensar não só na ameaça imediata, mas também como nós podemos preparar o estudante para trabalhar com a questão ética, por exemplo, assumir uma pesquisa para o qual não colaborou", explica Niskier. A discussão nas universidades ainda está começando, mas os especialistas alertam para as mudanças que esse tipo de inteligência artificial pode levar para a sala de aula. “Tudo aquilo que ameaça, a primeira reação é evitar. Apesar da máquina ser capaz de conectar frases, a construção do raciocínio ainda é insubstituível. Para Niskier, o importante da sala de aula é ajudar a construir o pensamento do estudante. Fonte: Portal G1 - 09/02/23