A hashtag BookTok, que geralmente acompanha os
vídeos dos influenciadores, já acumula cerca de 206 bilhões de visualizações.
Mas a popularidade das obras não fica restrita ao universo digital. “É
assim que funciona também no caso dos livros: a gente vai ter alguns booktokers, instagrammers, booktubers que vão estar envolvidos nesse mundo
literário, fazendo indicação de livros, e tem então essa capacidade de dar
atenção para determinados títulos, e com isso fazer o número de exemplares
vendidos aumentar”, explica Aline. O BookTok e as redes sociais, no geral, são uma grande ferramenta para ajudar
na divulgação de obras literárias, mas não são um definidor para o sucesso de
um livro. “São determinados nichos de mercado, determinados grupos e audiências
que fazem um uso sistemático das mídias sociais e nesses grupos as mídias
sociais têm impacto maior nos resultados de vendas no mercado editorial. Mas
isso não vai acontecer com todas as obras, com todos os nichos, geralmente são
inclusive casos isolados”, exemplifica a professora.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 19/12/23