No último dia 6 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou novas
diretrizes que serão adotadas para classificar os cursos de
pós-graduação no Brasil no quadriênio 2025-2028. A CAPES é uma fundação
vinculada ao Ministério da Educação. Faz parte de sua missão avaliar a
qualidade das pós-graduações stricto sensu, com impacto
direto sobre os cursos: uma avaliação negativa leva à redução de bolsas para
estudantes, à perda de repasses de recursos orçamentários e pode causar até o
descredenciamento do curso. A quantidade de cursos, a pluralidade de áreas e as
inúmeras dimensões de uma pós-graduação (ensino, pesquisa, extensão,
internacionalização, formação de pessoas, etc.) tornam o trabalho de avaliação
uma tarefa bastante complicada, considerando ainda que os avaliadores,
normalmente, são pesquisadores que não se dedicam exclusivamente a esta
atividade. Ir, portanto, além de uma avaliação apenas quantitativa e incorporar
análises que consigam captar a qualidade de um programa de pós-graduação é
desafiador – nessa direção, as novas diretrizes da CAPES são muito boas, permitindo
que cada programa utilize indicadores mais adequados à sua área. Saiba mais.
Fonte: Jornal da UNESP – 06/08/25