18 novembro 2016

Oxford University Press lança nova plataforma digital

A Oxford University Press (OUP) – editora que compõe o acervo do Portal de Periódicos da Capes – anunciou o lançamento de sua nova plataforma digital: a Oxford Academic. Segundo comunicado enviado pela Oxford, a base “reunirá conteúdo, comunidade e serviços acadêmicos em um único local”. O primeiro recurso a migrar será o Oxford Journals.

A transição do primeiro conjunto de periódicos teve início em 14 de novembro, sendo que a segunda etapa está programada para 30 de novembro. De acordo com a editora, “a migração será feita assim para garantir o período mais curto de execução simultânea para os clientes, mas mantendo a qualidade da nova plataforma”. Enquanto o processo estiver em andamento, as duas bases (Oxford Journals e Oxford Academic) funcionarão simultaneamente.

Um dos principais objetivos da mudança é oferecer aos usuários o melhor da tecnologia para desenvolvimento de pesquisas. Entre os benefícios do novo recurso, estão:

- Design totalmente responsivo, compatível com qualquer dispositivo;
- Mais opções de navegação;
- Filtros aprimorados de lista de resultados (mídia, assunto, marcadores personalizados, tipo de artigo, publicados recentemente, disponibilidade);
- Lista de resultados combinados, exibindo artigos, periódicos, mídia e outros conteúdos lado a lado;
- Registros MARC e listas KBART aprimorados;
- Arquitetura ágil, que permitirá integrar outras tecnologias e serviços à plataforma.

Pelo Portal de Periódicos, a comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a mais de 200 títulos em texto completo da Oxford Journals, com abrangência em diversas áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Biológicas. A Capes ainda assina outros recursos da OUP: Grove Music Online, The Oxford Companion to Music, The Oxford Dictionary of Music e Oxford Music Online.

A Oxford Academic entrará em operação oficialmente em janeiro de 2017, somente então a base Oxford Journals será desativada. As outras ferramentas online começarão a migrar depois do lançamento oficial.

09 novembro 2016

Estudo aponta que artigos publicados em inglês atraem mais citações

São inúmeros os fatores que influenciam a prática de citações na comunicação científica. Se bem que extremamente subjetivos, os motivos que levam um autor a citar um e não outro artigo podem ser classificados em poucas categorias, independentemente da área do conhecimento. Basicamente, os autores privilegiam em suas citações a relevância, argumentação, o veículo (periódico), as relações profissionais e/ou pessoais com colegas, concorrentes ou colaboradores, as relações de troca, a consistência metodológica e ainda decisões psicossociais.
O idioma da publicação pode ser classificado dentro da categoria ‘relações de troca’. Trata-se de um aspecto crucial na escolha da literatura a ser citada por um autor. Portanto, comunicar a ciência em um idioma compreendido pela maioria certamente aumenta sua probabilidade de ser citado. O inglês é indubitavelmente a língua franca da ciência mundial e mesmo que possa soar de certa forma injusto a autores e leitores de países cujo idioma nativo não é o inglês, é extremamente conveniente, pois permite que pesquisadores de todo o mundo se comuniquem, cooperem entre si e compartilhem o conhecimento. Um autor certamente não cita – e não deveria citar – um artigo escrito em outro idioma do qual tenha lido apenas o resumo em inglês. Assim, observa-se uma tendência mundial em estabelecer o inglês como a língua internacional da ciência. Cada vez mais autores de todos os países se esforçam para publicar em inglês e publicam periódicos inteiramente neste idioma, a despeito de ter que redobrar os esforços em escrever em um idioma que pouco dominam.
Leia mais: goo.gl/jYdsvl

08 novembro 2016

Como usar o conhecimento


Relatório britânico avalia experiências criadas para ampliar o alcance de informações baseadas em evidências científicas. 
Países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha criaram nas últimas décadas uma série de iniciativas para melhorar a comunicação pública de resultados de pesquisa, com o objetivo de ajudar autoridades e gestores a fazer o melhor uso possível de informações baseadas em evidências científicas. Agora, um grupo de pesquisadores britânicos decidiu debruçar-se sobre essas experiências para avaliar o que funcionou. O resultado desse esforço é o relatório “Using evidence – What Works?, uma parceria da organização não governamental The Alliance for Useful Evidence com pesquisadores da University College London (UCL) e da fundação de pesquisa em saúde Wellcome Trust. A íntegra do documento está disponível em pdf. “Boa parte das pesquisas é financiada com recursos públicos. Se não compreendermos como estimular o uso de seus resultados na formulação de políticas e programas eficientes, perderemos oportunidades”, explica David Gough, professor da UCL e um dos coordenadores do relatório.
Foram avaliadas mais de 150 iniciativas descritas em artigos científicos e livros publicados nos últimos anos. Em pelo menos 30 exemplos foi possível observar algum sucesso na estratégia de ampliar a assimilação de informações científicas pela sociedade. Um exemplo mencionado é o dos chamados journal clubs, como são conhecidos os fóruns de leitura e discussão de artigos científicos criados em departamentos de universidades e instituições de pesquisa. Houve uma evolução no perfil desses clubes, antes utilizados principalmente por pesquisadores de uma determinada área. Agora, tais fóruns também estão se disseminando em redes sociais – hoje, há grupos de discussão sobre temas médicos e acadêmicos, sobretudo no Twitter, que trocam informações relacionando papers recém-publicados a uma hashtagcomum. “Os journal clubs podem ajudar profissionais a encontrar o tipo certo de evidência que atenda suas necessidades”, diz o relatório. Ao compartilhar e analisar artigos científicos, profissionais de uma determinada área conseguem compreender melhor como as evidências podem se encaixar no seu trabalho, em vez de apenas seguir conselhos abstratos sugeridos por especialistas.
Saiba mais: goo.gl/rUssSy

04 novembro 2016

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley na USP

A base de dados Scopus (Elsevier) permite uma visão ampla de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema. Por meio dos mecanismos de busca e descoberta, facetas e refinamentos, você poderá encontrar as informações que necessita sobre artigos e revistas, citações e referências, métricas de impacto, além de autores e instituições de todas as áreas de conhecimento. São mais de 46 milhões de registros, 70% com resumos, atualizados semanalmente. A base Scopus reúne informações de aproximadamente 23.000 títulos de revistas de mais de 5.000 editoras de todo o mundo, além de patentes, trabalhos de eventos e ebooks. O acesso à base Scopus está disponível via Portal Capes
O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP promove periodicamente Workshops e Treinamentos de uso dessa e de outras bases de dados, para subsidiar as atividades dos pesquisadores, alunos e docentes. Confira a Programação dos meses de outubro e novembro de 2016. Treinamentos sobre o uso de bases de dados específicas como o Engineering Village/Compendex serão oferecidos apenas em algumas localidades. Participe, divulgue, mantenha-se atualizado. 
  • Scopus é uma base de dados multidisciplinar internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares.
  • ScienceDirect é uma plataforma online, que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento.
  • Mendeley é uma ferramenta gratuita de gestão de referências e de redes sociais acadêmicas.
  • == NOVEMBRO ==
  • Workshop Scopus – ScienceDirect – Mendeley – Piracicaba – ESALQ
    Data: 07/11/2016
    Horário: 14h – 16h30
    Local: Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais
    Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP
    Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba – SP
    Ministrante: Sergio Vidal (Elsevier) 
    Link para inscrições: https://www.doity.com.br/scopus-esalq-2016

Portal de Periódicos oferece conteúdo direcionado às ciências biológicas e ambientais

O estudo da biologia e do meio ambiente apresenta abordagem inter e multidisciplinar, sendo que em muitos pontos uma área se mescla à outra. Ambas contemplam a análise integrada de fatores naturais (física, biociência, geologia e química) e sociais (ética, antropologia, economia e política) para oferecer bons resultados à sociedade – cada disciplina com suas especificidades. 

No caso das ciências ambientais, o direcionamento é para problemas relacionados ao ecossistema, como, por exemplo, remediação de espaços contaminados, conservação do meio e desenvolvimento sustentável. O biólogo, por sua vez, também atua com meio ambiente e gestão ambiental, podendo expandir seus conhecimentos para campos relacionados à biodiversidade, saúde, biotecnologia, entre outros.

O Portal de Periódicos da Capes abriga em seu acervo uma plataforma que abrange as duas áreas. Estudantes e pesquisadores têm acesso à base de dados BioOne, com periódicos em texto completo, que compreende a BioOne 1 (89 títulos) e a BioOne 2 (78 títulos). 

Os conteúdos, essencialmente ligados às ciências biológicas e às ciências ambientais, são publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células-tronco e ecologia. A disponibilidade de material varia de 1994 até o presente.

A base foi criada em 1999 a partir da colaboração de cinco entidades: American Institute of Biological Sciences (AIBS), Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), Universidade do Kansas, Greater Western Library Alliance (formada por 12 consórcios de bibliotecas) e Allen Press.

A BioOne é uma editora sem fins lucrativos, que tem como objetivo tornar a investigação científica mais acessível. Segundo a página da marca, mais de três quartos dos conteúdos subscritos estão classificados no Journal Citation Reports (JCR), base de índices bibliométricos da editora Thomson Reuters. A plataforma BioOne atende cientistas no mundo inteiro, ligados a associações, museus, instituições de pesquisa, universidades e outros tipos de organizações.

Os usuários do Portal de Periódicos podem acessar o material assinado pela Capes por meio da opção Buscar base. Além disso, a biblioteca virtual oferece um guia de uso da BioOne na área de Materiais Didáticos

O tutorial apresenta um breve informativo sobre a abrangência da base e formas de uso da busca (básica e avançada), além de mostrar serviços e produtos. O usuário poderá visualizar dicas de pesquisa e modos de utilização de ferramentas de refinamento de resultados, como o uso de operadores booleanos e formas de truncagem. O guia está disponível em inglês.


03 novembro 2016

Livro reúne conceitos de estatística para cientistas

  A segunda edição de Estatística sem dor, de GIlson Volpato e Rodrigo Barreto, que acaba de ser lançada, é praticamente um novo livro, com 160 páginas contra 64 de quando foi publicado pela primeira vez, em 2012.
Os autores destacam a crescente importância da estatística para o conhecimento e para a produção científica: “O estatístico não participa apenas da análise de dados. Ele pode ser requisitado já na elaboração da estratégia de estudo (delineamento experimental)”.
O livro aborda temas como o uso de softwares em estatística. “Se, ao usar o teste estatístico, você trocar o lugar de colocação das variáveis, poderá gerar um erro que alguns programas não detectarão”, dizem, explicando em seguida como evitar o problema.
O livro também mostra conceitos básicos como variáveis, réplicas, delineamentos, população e amostra. Os autores demonstram diferentes situações de pesquisa, apontam qual teste é mais adequado em cada caso e como interpretar os resultados.
“Remodelamos o livro para que atendesse ao pressuposto de um ensino mais ligado à prática. Começamos com pranchas que orientam a busca do teste e de outros detalhes práticos da estatística, sendo que o leitor recorre à teoria apenas quando lhe surgem dúvidas”, disse Volpato, professor do Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu, à Agência FAPESP.
São diversas pranchas, como “O que a Estatística enxerga?”, “Abordagens Estatísticas – Distribuição de dados” e “Testes estatísticos – Comparações de medidas de tendência central”.
A segunda edição de Estatística sem dor destaca, em sua segunda parte, 31 bases conceituais, como “Variáveis”, “Pesquisa descritiva”, “Tipos de erros”, “Medidas de variabilidade”, “Outliers (valores discrepantes)” e “Frequências e proporções”.
Os autores também discutem, na parte “Complementos estatísticos”, temas como “Sujeito da pesquisa”, “Amostragem aleatória”, “Tamanho da amostra” e “Comparação de média com valor fixo”.

22 setembro 2016

A quem pertence o conhecimento?

Esta questão está no cerne de importantes discussões no meio acadêmico. O conhecimento produzido pertence ao pesquisador, à população, que muitas vezes patrocina universidades e centros de pesquisa, ou ao periódico que publica o artigo e depois cobra pelo acesso? 

Algumas editoras, atualmente, cobram cerca de US$1.000,00 para publicar um artigo e ainda cobram pelo acesso a quem queira fazer o download do artigo. Ou seja, lucram duplamente. A União Europeia determinou que a partir de 2020, todos os artigos científicos produzidos em seus estados-membros, sejam disponibilizados em acesso aberto. 

Deste modo, editoras e publicações científicas tendem a procurar novos modelos. Um deles, chamado de via dourada, já adotado no Reino Unido, garante o acesso livre ao conteúdo, isentando o usuário de pagar pelo download, mas cobra mais caro do autor pela publicação. Outro modelo, chamado de via verde, consiste em arquivar uma cópia da produção científica de cada pesquisador em repositórios da própria instituição, deixando-os disponíveis em acesso aberto. Entretanto, muitas editoras só permitem este tipo de depósito após um embargo que pode durar meses, ou então, cobram para liberar o embargo. 


Em meio a esse jogo de forças, ainda persistem as questões: Por que os autores ainda insistem em publicar em revistas de maior impacto, mesmo tendo que pagar tão caro para isso? E porque aceitam doar o direito de comercialização de seus artigos, sem receber em troca nenhum tipo de lucro? Fator de impacto, prestígio, entre outras coisas podem responder. 


O fato é que editores de revistas científicas que cobram pelo acesso não andam nada contentes. Ainda mais com o surgimento de alternativas, como repositórios abertos que disponibilizam artigos protegidos por paywall, sem necessidade de pagamento, como o Sci-Hub (algo que ainda é considerado ilegal). Descontentamentos à parte é ponto pacífico que a questão do acesso aberto é irreversível. Agora é preciso encontrar um caminho alternativo, que compense as perdas das editoras, mas que também permita que artigos científicos fiquem disponíveis a todos, inclusive a quem não pode pagar, seja para publicar, seja para acessar este conhecimento.




15 setembro 2016

Pesquisadores desenvolvem tecnologia capaz de digitalizar livros fechados

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou uma tecnologia que promete escanear livros sem precisar abrir as páginas. O projeto foi publicado no periódico Nature e surge como alternativa para bibliotecas e outras empresas que precisam digitalizar seus documentos. 

O processo utiliza radiação terahertz, que é absorvida pelo papel e pela tinta. Em um livro fechado, apenas 20 micrômetros de ar estão presentes entre uma página e outra, mas a câmera usada na digitalização conseguiu detectar os detalhes impressos em cada uma delas, como mostra o vídeo dos pesquisadores. 
Por enquanto, a invenção consegue ler através de apenas nove páginas de um livro fechado, mas novas pesquisas devem aprimorar os resultados. A ideia, além de ser bastante útil para o trabalho de arquivistas e bibliotecários, poderia facilitar a digitalização de livros antigos que, pelo estado frágil, não podem ser manuseados por mãos humanas.

08 setembro 2016

Cambridge University Press lança nova plataforma

A Cambridge University Press, que compõe o acervo do Portal de Periódicos da Capes, acaba de publicar sua nova plataforma de busca – a Cambridge Core. O lançamento oficial ocorreu no domingo (4 de setembro). Segundo o editor, a base veio para centralizar, de forma “sofisticada e com alto desempenho” os conteúdos da Cambridge Journals Online e da Cambridge Books Online.
A partir de agora não será mais possível acessar as antigas bases de dados; os pesquisadores serão redirecionados automaticamente para a Cambridge Core. “Consultamos quase 10.000 usuários durante o desenvolvimento do Cambridge Core para nos certificarmos de que estamos fornecendo uma plataforma que atende as necessidades do nosso público”, informa a Cambridge University Press em seu site.
Em caso de dúvidas, a editora colocou à disposição, por meio da equipe de suporte técnico, um e-mail de contato:academictechsupport@cambridge.org. Os interessados também podem visualizar um vídeo de apresentação da plataforma no endereço virtual: www.cambridge.org/core/about.

Em breve, os usuários do Portal de Periódicos terão acesso ao Manual de Uso da base e aos materiais didáticos atualizados para ampliar as possibilidades de uso da Cambridge Core.

06 setembro 2016

Treinamentos online para uso das bases de dados da EBSCO


Buscando informações em Bases de Dados internacionais?
Um dos maiores fornecedores de informações bibliográficas, a EBSCO oferece acesso a bases de dados internacionais em diversas áreas de conhecimento pelo Portal de Periódicos da Capes. EBSCOhost é um serviço de pesquisa que integra esses diversos conteúdos e está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Informamos a realização de 4 oportunidades de treinamento online para uso da Plataforma EBSCOHost, nas datas e horários a seguir. Todos os treinamentos são gratuitos e serão ministrados em português pela bibliotecária Carolina Fraga (EBSCO). 

== 23 de SETEMBRO ==
Tópico: Treinamento online - USP - EBSCOhost 
Organizador: Carolina Fraga 
Data: Sexta-feira, 23 de setembro de 2016 
Hora: 11:00, Horário Padrão da América do Sul - Leste (Brasília, GMT-03:00) 
Link: https://ebsco-portuguese.webex.com/ebsco-portuguese-po/k2/j.php?MTID=t2cd720b35b54769db31e24da415d3564 
 
Tópico: Treinamento online - USP - EBSCOhost 
Organizador: Carolina Fraga 
Data: Sexta-feira, 23 de setembro de 2016 
Hora: 16:00, Horário Padrão da América do Sul - Leste (Brasília, GMT-03:00) 
Link: https://ebsco-portuguese.webex.com/ebsco-portuguese-po/k2/j.php?MTID=t58680b789699828d2f0e0b710af738ba 

== 25 DE OUTUBRO == 
Tópico: Treinamento online - USP - EBSCOhost 
Organizador: Carolina Fraga 
Data: Terça-feira, 25 de outubro de 2016 
Hora: 11:00, Horário de Verão da América do Sul - Leste (Brasília, GMT-02:00) 
Link: https://ebsco-portuguese.webex.com/ebsco-portuguese-po/k2/j.php?MTID=t97e23cb21d0453b9a5fae4a1c68b45d0


== 26 DE OUTUBRO == 
 
Tópico: Treinamento online - USP - EBSCOhost 
Organizador: Carolina Fraga 
Data: Quarta-feira, 26 de outubro de 2016 
Hora: 16:00, Horário de Verão da América do Sul - Leste (Brasília, GMT-02:00) 
Link: https://ebsco-portuguese.webex.com/ebsco-portuguese-po/k2/j.php?MTID=tea78984b913998dc4621c23ccc02d419 
_____________________________________________________

A Universidade de São Paulo (USP) tem acesso pelo Portal de Periódicos da Capes, às seguintes Bases de Dados, integrantes da Plataforma EBSCOhost:

Academic Search Premier
American Doctoral Dissertations, 1933 - 1955
FSTA - Food Science and Technology Abstracts

MEDLINE Complete dentre outras.

02 setembro 2016

 Webinars


Springer Nature Webinars é uma série de conferências transmitidas em tempo real pela internet que abordam diversos aspectos da publicação de artigos científicos e que são de interesse do público acadêmico, do aluno de iniciação científica ao pesquisador sênior. O objetivo é ser uma fonte de atualização profissional tanto para autores e revisores de artigos acadêmicos como para editores de periódicos.

Luciana Christante de Mello
Editora de Aquisição | BioMed Central
6 de Setembro | 15h00 às 16:30 (Brasília | BRT)
Valtencir Zucolotto
Professor | Instituto de Física da USP (São Carlos)
21 de Setembro | 15h30 às 17h00 (Brasília | BRT)
Português

01 setembro 2016

USP disponibiliza canal na internet sobre a pós-graduação

Em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, funcionárias da Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP ajudaram na preparação de algumas videoaulas online sobre a pós na Universidade de São Paulo. As aulas visam apresentar e esclarecer dúvidas que ingressantes e mesmo alunos já matriculados possam ter em relação à manutenção dos cursos, Sistema Janus, redação de dissertações e teses, entre outros.
Cada videoaula tem duração média de 15 minutos, com os seguintes temas: 
- Aula 1 - A pós-graduação na USP
- Aula 2 - A pós-graduação no Brasil
- Aula 3 - Orientação aos alunos pelo Serviço de Pós-Graduação 
- Aula 4 - Orientação aos alunos pelo Serviço de Pós-Graduação - versão em inglês
- Aula 5 - Bibliotecas USP e buscas bibliográficas (Biológicas/Exatas/Humanas)
- Aula 6 - Agências de fomento 
- Aula 7 - Avaliação CAPES
- Aula 8 - A internacionalização como ferramenta
- Aula 9 - Plágio
- Aula 10 - Ética em pesquisa
- Aula 11 -  Ética em pesquisa em humanos
- Aula 12 - Ética em pesquisa em animal
- Aula 13 - Como escrever uma dissertação/tese – Humanas
- Aula 14 - Como escrever uma dissertação/tese – Biológicas
- Aula 15 - Empreendedorismo e inovação na USP
- Aula 16 - Escrita de projetos de pesquisa
- Aula 17 - Escrita de artigos científicos.
As videoaulas estão disponíveis no endereço http://migre.me/uRSh0

Dicas para redação científica chega à 4ª edição

Em todas as áreas da ciência, o conhecimento avança por meio da troca de ideias, em geral apresentadas, defendidas e, por vezes, contestadas, na forma de artigos científicos. Para publicar em periódicos de alto nível e elevado índice de impacto é preciso apresentar, além de resultados de pesquisas consistentes, uma redação científica de qualidade.
“A publicação é o meio necessário para você entrar no debate científico”, afirma o pesquisador Gilson Volpato na quarta edição do livro Dicas para redação científica, recentemente lançada. “O trabalho não entra na esfera dinâmica e comunicacional da ciência simplesmente por existir. Ele precisa ser visto, lido e aceito. Somente por meio da publicação seu argumento (que defende conclusões) poderá atingir os cientistas.”
Nesta edição, revista e ampliada, Volpato traz 380 dicas de como elaborar um artigo científico bem estruturado, capaz de despertar o interesse de revistas de ótima qualidade.
“As dicas abrangem todo o processo de produção de um texto científico, que começa com saber o que é ‘ciência’, o que significa ‘fazer ciência’ e termina com o acompanhamento do impacto do artigo”, disse o autor à Agência FAPESP.
Os leitores também encontrarão na obra informações conceituais da prática científica, dicas de como usar termos em inglês e indicação de jargões que devem ser evitados, além de orientações sobre autoria científica. O autor sugere, ainda, como escolher a revista para a qual enviar o artigo e faz recomendações que considera estratégicas para dialogar com os editores e revisores.
Com mais de 30 anos de experiência no ensino de ciência e redação científica, Volpato publicou diversos livros sobre o tema. Entre os mais conhecidos estão Elabore projetos científicos competitivos (2014), Ciência: da filosofia à publicação científica (2013),Dicionário crítico para redação científica (2013) e Administração da vida científica (2009).
As “dicas” da última edição têm como base a ideia, defendida por Volpato, de que os erros de redação científica vão muito além da escrita e decorrem principalmente de falhas de entendimento dos conceitos de ciência e comunicação científica. “Procuro mostrar como um cientista raciocina para encontrar soluções adequadas para toda e qualquer dúvida na estruturação e escrita de um texto científico.” 
Dicas para Redação Científica, 4ª ed.
Autor: Gilson Volpato
Lançamento: 2016
Preço: R$ 65
Páginas: 288
Editora: Best Writing

29 agosto 2016

USP abre acesso à nuvem computacional

A Universidade de São Paulo (USP) abriu o acesso à nuvem computacional para pesquisadores vinculados a qualquer universidade ou instituição de pesquisa realizarem seus projetos.
Os pesquisadores poderão ter acesso, via internet, a um conjunto integrado de servidores, dispositivos de armazenamento e rede de dados que compõem o sistema de computação em nuvem (cloud computing) da universidade – denominado interNuvem USP – mediante a aquisição de créditos.
A aquisição de créditos poderá ser feita usando-se recursos de contratos para pesquisa de agências ou de empresas, inclusive da FAPESP. “Nas propostas de projetos submetidos à FAPESP, o pesquisador proponente pode incluir na rubrica ´serviços de terceiros´ do orçamento solicitado os custos para uso da nuvem como serviço, adicionando a justificativa da necessidade para o projeto”, afirmou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação.
O objetivo da abertura da nuvem computacional à comunidade de pesquisa é racionalizar o uso dos serviços disponibilizados pelo sistema e também dos recursos públicos aplicados em computação para realização de pesquisas, explicou José Eduardo Ferreira, superintendente de tecnologia da informação da USP.
“Em vez de um pesquisador solicitar recursos para a FAPESP para comprar um servidor físico, que pode tornar-se obsoleto com o passar do tempo, ele pode adquirir créditos oriundos de seu projeto de pesquisa para usar um servidor compartilhado na nuvem com outros pesquisadores”, sublinhou Ferreira. Leia mais: http://migre.me/uOovC.

24 agosto 2016

Elsevier Publishing Campus


A Elsevier Publishing Campus é uma plataforma de treinamento on-line gratuita e aberta a todos os pesquisadores/colaboradores da área acadêmica. Ficamos orgulhosos por ajudá-los a publicar artigos em periódicos de grande repercussão ou livros, ao oferecer palestras e treinamento interativos gratuitos e orientação profissional de especialistas das áreas.

Entendemos que um treinamento específico demanda tempo e empenho, logo, acreditamos que pesquisadores bem-sucedidos devem ser reconhecidos por isso. Para cada módulo interativo ou seminário on-line completo, a Elsevier concederá um certificado personalizado em reconhecimento ao seu trabalho.

O Elsevier Publishing Campus oferece:                                         
        
           - Palestras on-line gratuitas
           - Cursos de treinamento interativos
           - Orientação de especialistas
           - Recursos para ajudar a publicar               


12 agosto 2016

ORCID integrado ao Currículo Lattes!

Uma tão aguardada notícia finalmente chegou: desde o dia 11/08/16, o ORCID está integrado ao Currículo Lattes!
 Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
1) Acesse seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br.
2) Clique no módulo “Dados gerais”.
3) Clique em “Identificação”.
4) Selecione o campo “Outras bases bibliográficas”
5) Clique em “Inserir nova”.
6) Digite seu número ORCID (apenas os números, por exemplo, 0000-0002-0682-0881).
7) Clique em “Validar ID” e, em seguida, clique em “Confirmar”. Não esqueça de enviar seu currículo para publicação para atualizá-lo!
Lattes ORCID_1
Dentro de instantes aparecerá, na janela que antecede seu currículo completo, o link do seu ORCID.
Lattes ORCID_2
Esperamos que essa mudança seja uma precursora para que, em breve, seja possível importar citações do Scopus e SciELO automaticamente para o Currículo Lattes, como já acontece para a Web of Science via ResearcherID.
A interoperabilidade entre sistemas é cada vez mais necessária para otimizar o tempo dos pesquisadores como forma de auxiliá-los na gestão de seus dados pessoais.

09 agosto 2016

Portal de Livros Abertos facilita acesso ao conhecimento produzido na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP lançou em março passado o Portal de Livros Abertos da USP, um espaço organizado para a divulgação e o compartilhamento do conhecimento através de livros produzidos por professores e pesquisadores da Universidade, seguindo o modelo de acesso aberto. A chefe técnica do SIBiUSP, Maria Crestana, afirma que “o objetivo principal é a democratização para a publicação e para o acesso das obras”.



O projeto, ainda incipiente, vem sendo pensado desde o final de 2015 e atualmente conta com cerca de 50 títulos, dos quais a maioria já estava disponível em diversos sites da Universidade, de maneira difusa. Segundo André Serradas, que atua na supervisão geral do projeto, vários professores já publicavam na internet livros abertos (isto é, que não têm fim comercial e privilegiam a livre circulação, uso e reúso do material), mas não tinham uma plataforma única e confiável para isso, deixando as obras dispersas e com pouca visibilidade. “A ideia do portal é ser um espaço respeitável, sob a marca USP, para a publicação desse conteúdo e para facilitar o acesso principalmente para quem não é da USP e não conhece tudo que ela pode oferecer.”
As primeiras obras a serem disponibilizadas na plataforma foram selecionadas pelas bibliotecas da Universidade, que mapearam e localizaram os livros de acesso aberto que já existiam em seus catálogos, para que fossem incluídas no portal unificado, o que era “uma necessidade latente da USP”, de acordo com Serradas. Agora a proposta é que as próximas obras publicadas sejam indicadas pelas próprias unidades onde são produzidas. “Podem ser obras ligadas a todas as áreas do conhecimento. Por exemplo, linguística, cultura, exatas, política, biológicas. Não há restrição editorial com relação a isso”, explica ele.
O serviço busca potencializar a tendência atual de produção de livros digitais de acesso aberto na Universidade. “Queremos que o livro já nasça no formato digital, e a partir daí o portal servirá como plataforma de divulgação”, explica Célia Regina de Oliveira Rosa, bibliotecária responsável pelo projeto. Para facilitar também essa produção, o professor Francisco Mônaco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está desenvolvendo um mecanismo que permita aos autores dos livros a serem publicados fazer a edição deles no próprio portal.  Leia mais:  http://migre.me/uBjzi

03 agosto 2016

Workshop Web of Science, Journal Citation Reports e EndNote Web


Ao realizar suas pesquisas e trabalhos acadêmicos é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas. A Web of Science é uma base de dados multidisciplinar que indexa artigos de conceituadas revistas científicas do mundo em todas as áreas do conhecimento.
Saiba mais sobre: 
  • Estratégias de busca: como selecionar os melhores artigos e autores para sua pesquisa?
  • EndNote: como gerenciar as citações e referências enquanto escreve?
  • A importância de criar seu Researcher ID
  • Fator de impacto: como escolher a melhor revista para publicar?
  • Índice H: como atender aos requisitos da Qualis CAPES?
  • Mapa de Citações e ranking de revistas.

Data: 12 de agosto de 2016
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Anfiteatro Prof. Epaminondas Ferraz - CENA/USP
Ministrante: Deborah Dias (Thomson Reuters)

Inscrições (vagas limitadas): https://goo.gl/forms/U1s2yMGiC2sllxTx1 - (Link disponível até 11/08/2016 ou até o preenchimento das vagas)

Esta iniciativa tem por objetivo propiciar às equipes bibliotecárias, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, o conhecimento técnico necessário ao uso dessas ferramentas.

Informações:

- USP/CENA: Marília R.G. Henyei - biblcena@cena.usp.br - 19 3429-4624
- USP/ESALQ: Márcia R.M. Saad - comunica.dibd@usp.br -19 3429-4240 ramal 204