26 fevereiro 2018

À procura da versatilidade

Pós-graduandos devem desenvolver novas habilidades que os tornem competitivos no mercado de trabalho não acadêmico

Os programas de pós-graduação dos Estados Unidos e do Canadá estão formalizando suas expectativas em relação às habilidades e competências que os estudantes de doutorado devem ter desenvolvido ao fim do período de estudos. Essa foi a principal conclusão apresentada em um relatório do Conselho de Escolas de Pós-graduação, organização que representa 475 instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Canadá e de outros países. O documento baseia-se em uma pesquisa desenvolvida em 2016 com 241 instituições-membros, das quais 65% cederam informações que indicam que a maioria dos seus programas de doutorado havia concebido métodos para avaliar se os estudantes estavam desenvolvendo as chamadas habilidades transferíveis, ou seja, aquelas que não são consideradas técnicas e que podem ser empregadas em atividades diversas. 
A questão vem sendo debatida nos Estados Unidos há algum tempo. Trabalhando de forma articulada, o Conselho de Escolas de Pós-graduação, a Fundação Carnegie para o Avanço do Ensino e diversas sociedades estão repensando os mecanismos tradicionais de avaliação dos sistemas de pós-graduação, baseados em grande medida nas propostas dos programas, na qualidade do corpo docente e na produção intelectual de alunos e professores. Uma das propostas é estabelecer habilidades que vão além do domínio intelectual do conteúdo abordado; outra é garantir a aplicação de exames capazes de avaliar se essas habilidades foram desenvolvidas pelos estudantes durante o curso. Nos Estados Unidos, como na maioria dos países, os cursos de doutoramento são dirigidos quase exclusivamente para a formação de futuros professores e pesquisadores, concentrando-se na investigação científica em detrimento de outras competências, em geral bastante valorizadas pelo mercado de trabalho não acadêmico.  Leia mais

6 dicas contra as notícias falsas


Como estruturar a apresentação do seu artigo

O propósito da apresentação de um artigo é dar ao público uma ideia sobre o estudo feito, atraí-lo para ler o artigo e obter feedback sobre ele. Evite abordar isso como uma oportunidade de compartilhar tudo o que você conhece sobre um assunto ou apresentar todos os detalhes de seu trabalho. Lembre-se sempre de conhecer previamente o seu público para melhor organizar o conteúdo da apresentação. As dicas a seguir podem ajudar a guiar você para uma apresentação bem-sucedida do seu trabalho de pesquisa.

12 dicas para maximizar sua participação em eventos científicos

Os eventos científicos (conferências, seminários, etc.) acontecem a toda hora. Apresentações, pôsters e milhares de pessoas que se reúnem para discutir, trocar ideias e se conectar à pesquisa. No entanto, em meio a tanta atividade, como você pode aproveitar ao máximo essa experiência?

23 fevereiro 2018

Bibliotecas por um mundo melhor


Revista reúne estudos sobre métodos analíticos

A revista Analytical Methods, editada pela Royal Society of Chemistry, lançou uma coleção de artigos sobre exemplos de métodos analíticos aplicados em institutos sul-americanos de pesquisa.
A coleção Analytical Chemistry in South America foi apresentada no 34º Simpósio Internacional sobre Separações em Microescala e Bioanálise, realizado de 18 a 21 de fevereiro no Rio de Janeiro, e está disponível em http://rsc.li/methods-south-america.
Um dos artigos aborda a quantificação de fósforo em fertilizantes utilizando espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por laser. O objetivo do estudo foi desenvolver um método analítico para quantificar fósforo em amostras de fertilizantes orgânicos e inorgânicos utilizando equipamentos com resolução espectral compatível com sistemas de espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por lasers (LIBS) portáteis que pudessem ser instalados em laboratórios móveis ou em cooperativas.
Para o pesquisador Paulino Villas-Boas, que integra a equipe do projeto na Embrapa Instrumentação, fazer a quantificação por métodos convencionais já é um desafio, porque os fertilizantes organominerais precisam passar por um processo de digestão ou por reações químicas, que levam tempo e geram muitos resíduos que necessitam de tratamento para serem descartados.
“O projeto desenvolveu um método que permite ao sistema LIBS da Embrapa Instrumentação fazer esta determinação sem preparo químico da amostra e independente do tipo de matriz, orgânica ou mineral”, disse. O estudo, que teve apoio da FAPESP e do CNPq, avaliou 26 amostras de fertilizantes no experimento, de três tipos principais – cinco de rochas fosfatadas, de diferentes fontes, três de minerais comerciais e 18 de adubos granulados organominerais.
Os pesquisadores concluíram que a técnica LIBS é totalmente viável para ser aplicada para determinação de fósforo em fertilizantes, que é um dos nutrientes mais importantes para a agricultura.
A coleção Analytical Chemistry in South America pode ser lida em http://rsc.li/methods-south-america. 

Aplicativo Guia USP ajuda novos alunos a se localizar nos campi da Universidade

O aplicativo contém mapas da USP, com a localização das faculdades, bancos, restaurantes e pontos de ônibus

Para ajudar os novos estudantes a se localizar melhor nos campi da Universidade, foi lançado o aplicativo Guia USP, o mais novo app oficial da Universidade, desenvolvido para informar, proteger e facilitar a vida da comunidade universitária.
“Este aplicativo é mais um passo no processo de digitalização e disponibilização de informações da Universidade. Afinal, um campus inteligente não pode prescindir de bons aplicativos que forneçam informações importantes para tornar o dia a dia da comunidade USP mais fácil, ágil e segura”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.
O aplicativo abre com o mapa do campus em que o usuário se encontra, apontando inclusive sua exata localização. A indicação de bancos, bibliotecas, faculdades, restaurantes e outros pontos pode ser configurada de acordo com o interesse de cada um.
O usuário também pode procurar locais no campus, traçar rotas de um ponto a outro e obter informações sobre os lugares. O Guia USP também permite a busca por telefones de pessoas e órgãos da Universidade – funcionalidade que foi incorporada de outro aplicativo, o Telefones USP, que deverá ser desativado.
Para o campus da Capital, ainda está disponível uma funcionalidade extra que é o acompanhamento em tempo real dos ônibus circulares das duas linhas que servem a Cidade Universitária.
Como explica o professor da Poli e coordenador do grupo responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis da STI, Jun Okamoto Jr., “o Guia USP utiliza informações provenientes de diversos sistemas e bancos de dados. Por exemplo, a funcionalidade de acompanhar os ônibus circulares só é possível na Cidade Universitária, pois o app utiliza o serviço da SPTtrans, que fornece a localização de todos os ônibus da cidade de São Paulo. Dessa forma, essa funcionalidade só será possível em outros campi se existir um serviço similar prestado pelas prefeituras locais”.
O desenvolvimento do aplicativo utilizou a base de dados da SCS, que cadastra e mantém atualizada a localização dos pontos de interesse, as informações fornecidas pela SEF e prefeituras dos campi.
Aplicativos USP

Cardápio USP: lançado em 2010, foi o primeiro aplicativo oficial da Universidade. Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Assistência Social (SAS), o app mostra os cardápios semanais dos restaurantes administrados pela Superintendência. É o aplicativo mais utilizado pela comunidade uspiana. Em 2017, o app foi atualizado e passou também a proporcionar a compra e a consulta de créditos para utilização nos restaurantes.
Telefones USP: lançado em 2011. Permite a busca por telefones de docentes, funcionários e órgãos da Universidade. Como essas funcionalidades foram incorporadas pelo Guia USP, esse aplicativo deve ser desativado em breve.
Bibliotecas USP: lançado no começo de 2015, o aplicativo permite ao usuário consultar os acervos de todas as Bibliotecas do SIBi, reservar e renovar empréstimos, verificar o histórico de empréstimos, a lista de reservas e os livros emprestados, além de conter informações sobre as bibliotecas da USP.
Jornal da USP: lançado em agosto de 2016, o aplicativo traz as principais notícias da Universidade, os eventos e ainda permite acompanhar ao vivo a programação da Rádio USP de São Paulo e de Ribeirão Preto. Esse aplicativo incorporou os apps anteriores Notícias USP e Eventos USP.
Campus USP: lançado em setembro de 2016, é um canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e monitoramento dos campi. Outra funcionalidade é o sistema de alerta, que pode ser acionado pelo usuário durante caminhadas a pé.
e-Card USP: lançado em outubro de 2017, é a carteirinha digital da Universidade. Substitui a carteirinha física e pode dar acesso aos restaurantes e bibliotecas.
Entreartes: lançado em novembro de 2017, o aplicativo disponibiliza informações sobre as atividades culturais e permite o acúmulo de pontos virtuais que podem ser trocados por recompensas.

Como aproveitar estágios no exterior

Preparar um cronograma das atividades de pesquisa e criar uma relação produtiva com os anfitriões ajudam a enriquecer a experiência

Estágios de pesquisa de curta duração no exterior podem ajudar alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores a enriquecer sua formação por meio da vivência com grupos internacionais de alto nível. Em dezembro, pesquisadores dos Estados Unidos, dos Emirados Árabes Unidos e da Colômbia publicaram na revista PLOS Computational Biology um artigo com 10 orientações para quem deseja tirar o melhor proveito dessa experiência (ver quadro).

O passo mais decisivo é a escolha adequada da universidade e do orientador ou supervisor e, de acordo com o paper, há várias estratégias para verificar a excelência da instituição, a qualificação de seu corpo técnico e a infraestrutura disponível nos laboratórios. “Pode-se, por exemplo, enviar e-mails para colegas que atuam na mesma área do conhecimento; entrar em contato com supervisores de estágios; ou, meses antes, participar de cursos de curta duração ou conferências realizadas em locais de interesse”, recomenda o artigo.

Idiomas 
O estagiário também precisa estar preparado para integrar-se ao laboratório estrangeiro. Dominar completamente a língua inglesa é um requisito básico para produzir relatórios, fazer apresentações, participar de reuniões, preparar manuscritos e conversar com colegas. “Muitos brasileiros ainda subestimam a importância de compreender muito bem a língua inglesa. A falta de fluência pode comprometer o estágio”, salienta Paulo Artaxo. Em instituições de outros países, como França e Alemanha, pode ser útil para o estagiário conhecer razoavelmente o idioma local.  
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22 fevereiro 2018

Como aumentar o impacto das Universidades na Web e o Ranking Webometrics

Como os estudantes escolhem a Universidade onde irão estudar? Como determinar quais são as melhores Universidades? Pelo prestígio, tradição, impacto da produção científica, reputação, etc. É claro que critérios tradicionais contam muito, mas certamente são influenciados por critérios adicionais, ou seja, variáveis ​​não-acadêmicas também são levadas em consideração. Dessa forma, a presença na web pode fazer a diferença e faz todo sentido…
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…motivar as instituições e os estudiosos a ter uma presença na web
que reflita com precisão suas atividades.
Se o desempenho da web de uma instituição estiver abaixo da posição esperada
de acordo com sua excelência acadêmica,
as autoridades universitárias devem reconsiderar sua política na web,
promovendo aumentos substanciais do volume e qualidade de suas publicações eletrônicas.
(WEBOMETRICS, 2018)
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Entretanto, como avaliar a presença de uma universidade na web? Como analisar o impacto social, científico e de pesquisa de uma instituição na web, no Google ou nas redes sociais? Como aumentar a presença de uma Universidade no Google?
Nesse cenário, o Ranking Web ou Webmetrics pode ser considerado um dos maiores rankings acadêmicos das Instituições de Ensino Superior (IES) e uma fonte muito rica em informações.  
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Aplicativo Bibliotecas USP para dispositivos móveis

Você pode pesquisar o acervo das bibliotecas diretamente do seu iPhone, iPod Touch ou iPad. Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi e está disponível na AppStore da Apple e no Google Play. Veja todas as funcionalidades da versão 2.0 do aplicativo:
:: Fazer login via Sistemas USP.
:: Encontrar a localização de uma publicação nas bibliotecas e verificar sua disponibilidade.
:: Ver sua lista de itens emprestados, suas reservas e histórico de empréstimos.
:: Reservar e renovar itens emprestados.
:: Definir listas de desejos, sugestões e referências com as publicações encontradas.
:: Exportar as listas por e-mail ou para o seu DropBox.
:: Usar a câmera para ler um código de barras de ISBN ou ISSN e verificar a existência de uma publicação em alguma biblioteca da USP.
:: Achar a localização de uma biblioteca da USP através de um mapa e verificar os horários de funcionamento, telefones e e-mail.


Diversas formas de acessar o conteúdo disponível no Portal de Periódicos da CAPES

O Brasil possui uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo – o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O conteúdo indexado nessa biblioteca está disponível para usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa em todo o país. Isto quer dizer que, aproximadamente, seis milhões de usuários têm acesso a uma ampla bibliografia nas diversas áreas do conhecimento.
O usuário tem liberdade para escolher a forma como deseja acessar o acervo. A pesquisa pode ser realizada no Portal de Periódicos (por meio de um dos quatro tipos de busca disponíveis na página inicial), diretamente no site da editora ou o conteúdo pode ser localizado em algum buscador, como o Google.

A biblioteca virtual da CAPES tem se tornado importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, reduzindo as desigualdades regionais no acesso à ciência. Instituições brasileiras, inclusive aquelas de menor porte e situadas em regiões menos favorecidas, têm possibilidades iguais de acesso imediato a informações científicas qualificadas.

Pessoas da comunidade em geral também podem fazer pesquisas utilizando o Portal de Periódicos. Além dos conteúdos assinados pela CAPES, que estão disponíveis para os usuários das instituições vinculadas, a biblioteca virtual abrange conteúdos de acesso aberto, como repositórios de universidades, revistas científicas nacionais e internacionais.

Ainda é possível acessar vários tipos de conteúdo: periódicos, referências, resumos, teses, dissertações, obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, etc.), patentes, livros, estatísticas, normas técnicas e materiais audiovisuais (vídeos, atlas 3D, músicas). Dados estatísticos de 2016 apontam que o Portal de Periódicos obteve mais de 146 milhões de acessos no ano, cerca de 400 mil acessos diários, sendo a maioria destinados a bases referenciais (mais de 91 milhões).

Descontos para Autores USP

Algumas afiliações e parcerias que o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) mantém com editoras e serviços internacionais garantem descontos sobre o pagamento de taxas de processamento de artigos (ou Article Processing Charges – APCs) para autores da USP. Os descontos não necessariamente são aplicados automaticamente. O pesquisador deve informar ao editor a possibilidade de desconto. Esta lista é revisada com frequência. 


21 fevereiro 2018

Workshop sobre ORCiD acontece na USP de Ribeirão Preto

O SIBiUSP, a ORCID e a Biblioteca Central de Ribeirão Preto convidam para o evento
Workshop ORCiD na USP de Ribeirão Preto
ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, único capaz de integrar-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), e projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando também maior visibilidade das atividades e publicações. Nesse sentido, é muito importante que todos os pesquisadores mantenham o registro ORCiD. 
Workshop ORCiD na FEARP
Data: 13 de março de 2018
Horário: 
10h – 13h
Local: 
Anfiteatro da FEARP
Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto
Av. Bandeirantes, 3.900
14040-905 - Ribeirão Preto - SP
Inscrições: website
Recentemente, instituições como a CAPES e revistas internacionais como a Nature passaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos. Em breve, isso também vai acontecer na Universidade de São Paulo.
A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em parceria com o SIBiUSP, tem promovido o uso do identificador ORCiD entre seus pesquisadores (docentes, estudantes e servidores não docentes). Como membro institucional da ORCID, a USP tem a prerrogativa de coletar e futuramente validar os registros de sua comunidade, desde que o próprio usuário vincule seu registro por meio do link: http://www.usp.br/orcid.
Saiba mais sobre a criação, correto preenchimento e conexão do ORCiD participando do Workshop, direcionado a docentes, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, funcionários e demais interessados. O Workshop é gratuito e aberto a todos os interessados.
Recomendamos que o participante traga seu laptop para acompanhar as atividades.

Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa acontece em março na USP


A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP promovem o Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa e Boas Práticas para o Desenvolvimento da Ciência
    Data: 9 de março de 2018
    Horário: 13h30 às 18h00
    Local: Auditório IEA – Antiga Sala do CO. Prédio da Administração Central, Térreo, Bloco L 
    05508-050 - São Paulo - SP
    Público-alvo: pesquisadores, docentes, administradores de pesquisa, profissionais de informação interessados nas questões referentes à gestão de dados de pesquisa
    Inscrições: website do evento
    Programação:  goo.gl/S3Bvzq

    17 fevereiro 2018

    Conheça cinco enciclopédias disponíveis no acervo do Portal de Periódicos

    Usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a uma plataforma que reúne grande quantidade de informações científicas das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Ambientais, Biológicas, Humanas e Sociais Aplicadas: a CAB Direct, da editora CABI Publishing.

    As categorias andam lado a lado e se complementam: a prática da agricultura, por exemplo, implica no volume de estoques renováveis, danos ao meio ambiente, redução do carbono no solo, sistemas aquíferos e custo energético. Devido à interdisciplinaridade, é importante que a comunidade acadêmica tenha à disposição recursos variados para ampliar o conhecimento e a produção científica.

    A CABI Publishing oferece aos usuários do Portal de Periódicos cinco enciclopédias, com acervo que varia de 1997 até o presente. O acesso ao conteúdo pode ser realizado pelo link buscar base. As obras de referência disponíveis são:

    Animal Health and Production Compendium
    Reúne o conhecimento prático e global relativo à produção de animais ruminantes, suínos e aves. Com ênfase na saúde animal, abrange também informações sobre nutrição e manejo. Oferece tópicos relativos a habitação, comportamento, genética, técnicas de reprodução, identificação, transporte, bem-estar, abate e legislação de produtos

    Aquaculture Compendium
    É uma compilação do conhecimento global sobre aquicultura. Inclui a gestão de recursos aquáticos no contexto mais amplo, com informação sobre todas as espécies cultivadas em água doce, salobra e marinha. Oferece informações sobre sistemas de produção aquáticos e uso sustentável de água. Inclui tópicos sobre peixes, crustáceos, moluscos e algas, além de dados sobre genética, sementes, qualidade da água, técnicas de engenharia e legislação.

    Crop Protection Compendium
    Reúne uma gama de conhecimentos obtidos de especialistas sobre todos os aspectos da proteção de plantas, incluindo doenças que ocorrem em cerca de dez mil espécies. Oferece texto e ilustração sobre milhares de pragas, plantas daninhas, espécies invasoras e inimigos naturais de importância regional ou mundial, bem como mapa de distribuição geográfica.

    Forestry Compendium
    Trata-se de uma coletânea multimídia e dinâmica sobre o conhecimento global relativo à silvicultura, incluindo mais de 20 mil espécies de interesse florestal. Cobre as áreas tropicais, subtropicais, temperadas e boreais. Inclui ensaios de plantio, sistemas agroflorestais e floresta natural. Oferece também informações detalhadas sobre taxonomia, clima, solo, pragas, doenças e plantas daninhas, hospedeiros e sua distribuição, biologia e ecologia, meios de circulação e dispersão e inimigos naturais.

    Invasive Species Compendium
    Coletânea com diferentes tipos de informações científicas para apoiar a tomada de decisões no gerenciamento de espécies invasivas causadoras de doenças animais e que ameaçam o meio ambiente em todo o mundo.

    16 fevereiro 2018

    Diferentes tipos de acesso a artigos científicos



    #Os100Mais Comentados

    Empresa divulga o ranking com artigos científicos que chamaram a atenção dos leitores nas mídias sociais em 2017.

    Reduzir o consumo de gorduras pode não ser a melhor alternativa para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de morte, segundo a principal conclusão do estudo mais comentado nas mídias sociais em 2017. O paper, que recomenda cortar carboidratos, está no topo do ranking dos 100 artigos científicos de maior impacto na internet elaborado pela Altmetric, empresa do Reino Unido que monitora a influência da produção científica por meio não da citação em artigos, mas da análise de menções em sites, redes sociais, Wikipedia, portais de notícia e blogs. Grande parte das pesquisas mais discutidas no ano passado trata de assuntos como estereótipos de gênero, estigmas em torno de doenças mentais e efeitos das mudanças climáticas. Outras abordam tópicos como planetas capazes de sustentar a vida e o risco de robôs roubarem o emprego de seres humanos. O ranking completo está disponível em altmetric.com/top100/2017/Leia mais

    Laços restaurados

    Universidades usam plataformas para reunir ex-alunos e acompanhar sua trajetória no mercado de trabalho.

    A Universidade de São Paulo (USP) quer se aproximar de seus antigos estudantes e para isso vem investindo no portal Alumni USP, uma espécie de rede social em que ex-alunos de graduação e pós-graduação podem aprimorar sua rede de contatos acadêmicos e profissionais, reencontrar colegas e tomar conhecimento de oportunidades de trabalho e de pesquisa, entre outras possibilidades. O interesse da USP é usar a plataforma para se inteirar sobre a trajetória de ex-estudantes no mercado de trabalho e avaliar a eficiência de suas estratégias de formação.

    A plataforma começou a ser testada em 2013. Em fins de 2016 passou a ser aberta para todos os ex-alunos de graduação e pós-graduação da universidade formados a partir dos anos 1970. Conta atualmente com cerca de 21 mil ex-alunos registrados, 7% dos 286.901 estudantes cadastrados que concluíram a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado) na universidade nas últimas cinco décadas.  Leia mais

    FOTOLAB: a beleza do conhecimento

    Sua pesquisa rende imagens bonitas? Mande para imagempesquisa@fapesp.br. Seu trabalho poderá ser publicado na revista Pesquisa Fapesp.

    As imagens das nanopartículas de óxido de zinco fazem parte da terceira edição da Mostra de Arte Científica Brasileira organizada pela ArtBio, que busca atrair a atenção para a ciência por meio da beleza. O fungo pode infectar o sistema nervoso central e causar determinado tipo de meningite. Imagens enviadas por De Aquino, coordenador da ArtBio (www.artbiobrasil.org).